Este é o maior dano que os políticos estão causando à economia do País: tirar a perspectiva de jovens brasileiros
Em 13/05/21 13:43
por Mara Luquet
Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.
Este texto foi publicado originalmente em maio de 2016. Contudo, diante de sua atualidade, voltamos a publicá-lo.
O mundo é dividido entre grafistas e fundamentalistas. Trata-se, é claro, de uma licença poética. O mundo, infelizmente ou felizmente, é bem mais complexo.
Resumidamente, os fundamentalistas fazem suas previsões baseados em dados macroeconômicos, em balanços de empresas, enquanto que os grafistas, como já era de se supor, têm os gráficos de índices – como do dólar, do ibovespa, dos preços de commodities etc – como seus oráculos.
Arthur é grafista, aprendeu os mistérios dessa ciência/arte com o pai, que, em 1999, época do fim da âncora cambial, fez uma operação muito bem sucedida com o dólar. Ganhou um bom dinheiro que o ajudou a comprar o sítio dos seus sonhos.
Já Arthur aproveitou muito bem a chance que teve com a disparada do dólar. Realizou um ganho de 40%, apostando as economias amealhadas em 10 anos de trabalho.
Arthur é jovem e talentoso. Aos vinte anos, formado em economia e em direito, já ganhava um bom salário. Hoje, aos trinta, cursa o doutorado e lambe sua primeira cria recém-nascida, uma linda menininha.
Arthur está empregado, estuda de graça numa renomada instituição pública, conhece alguns caminhos do mercado financeiro, mas quer deixar o País. Por quê?
Mesmo sendo grafista – e, por isso, tende a não dar tanta importância à macroeconomia – não aguenta mais a política e os políticos. Quando pensa no futuro do Brasil, não consegue enxergar soluções a curto ou médio prazos.
Diante do espetáculo proporcionado pelos 511 deputados durante a votação na Câmara pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma, eu, que sempre incentivei jovens como Arthur a ficar e participar da retomada do País (#XÔCRISE) fiquei ainda com menos argumentos.
Este é o maior dano que os políticos estão causando à economia do País: tirar a perspectiva de jovens brasileiros. A economia se move pela esperança e ela está nas malas desses moços e moças prestes a embarcar para entregar o talento e a energia a outras paragens. Aí está o maior prejuízo.
Por isso precisamos urgentemente de uma reforma política.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR