MyNews Investe

Crise na Evergrande: entenda por que mercados globais estão em alerta

Dúvida sobre solidez da Evergrande faz alguns analistas preverem redução na expectativa de crescimento do mercado imobiliário e de construção na China de até 50%

por Luciana Tortorello em 21/09/21 13:26

A semana não começou bem nos mercados pelo mundo e o motivo disso são as dívidas de uma gigante chinesa do mercado imobiliário, a Evergrande. A dívida da incorporadora e construtora chinesa é de mais de 300 bilhões de dólares, o que faz dela umas das empresas mais endividadas no mundo. 

Desde a semana passada, rumores dizem que será difícil a empresa pagar os juros dos empréstimos que vencem na semana que vem. A situação piorou quando, esta semana, a empresa passou a pagar seus credores com apartamentos. As ações da Evergrande caíram mais de 10%, impactando no mercado global e inclusive no mercado brasileiro.

Para comentar sobre o assunto, o MyNews Investe falou com o Rodrigo Franchini, sócio e chefe de Relações Institucionais da Monte Bravo Investimentos, que diz que primeiro é preciso entender como a empresa chegou a esse ponto. Entre as explicações, ele cita a questão das alavancagens que a empresa fez.

“A Evergrande já fez vários negócios, por exemplo, de venda de apartamento sem estar 100% entregue na sua carteira e isso alavancou a empresa a fazer outros tipos de investimentos nos últimos anos; ela vai crescer o seu portfólio, seu ramo de atuação. Alavancar a empresa o tempo todo, depende de vendas. Se você tem uma diminuição do cenário de venda, uma perspectiva dessa diminuição naturalmente do faturamento também vai diminuir, e é isso que está acontecendo”, argumenta Franchini.

Alguns analistas já diminuíram as perspectivas de crescimento para o mercado imobiliário e de construção na China para até 50% menos nos próximos anos. A pandemia também foi um ponto que impactou e ainda vai impactar nesse mercado pelo menos pelos próximos dois ou três anos, segundo o executivo da Monte Bravo. 

Franchini lembra ainda que muitos bancos globais também investem no papéis da Evergrande. “Tem toda uma série de problemas que giram uma roda gigante global e acaba tendo efeito cascata. Se você tem uma diminuição de crescimento, uma diminuição de novos negócios e novas incorporações e empreendimentos, consequentemente você tem uma menor demanda de todo o setor que importa principalmente matéria-prima, e naturalmente o que acontece com os emergentes que estão ligados muito a essa matéria exportadora de ferro, aço, concreto, de uma maneira geral, tudo que uma infraestrutura demanda. Isso tem menor demanda no médio prazo e você é afetado. O minério de ferro, só para a gente entender, nos últimos dois meses perdeu 55% do valor acumulado”.

A situação tem influenciado diretamente nas ações da Vale, que mesmo tendo pagado bons dividendos recentemente, teve o fluxo de compras reduzido. Essa influência acontece também para os países emergentes. As bolsas estão com receio da crise que a gigante chinesa pode causar.

“A China, antes da crise da Evergrande, já tinha uma meta de diminuir essa precificação do minério de ferro. A China é uma demandadora das principais commodities globais, seja a proteína, agro, até essa questão de infraestrutura, como estamos vendo com o minério de ferro. Ela já tinha essa questão ambiental, já estava se adaptando; então o minério de ferro já vinha sofrendo uma depreciação”, analisa o sócio da Monte Bravo.

Assista ao MyNews Investe de segunda a sexta, a partir do meio-dia, no Canal MyNews no Youtube

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR