Fenômeno pode ser atribuído ao envelhecimento da população mundial, uma vez que a taxa de natalidade caiu em diversos países
por Sofia Pilagallo em 13/08/24 16:29
Empresário Luis Cezar Fernandes concede entrevista ao MyNews | Foto: Reprodução/MyNews
Os sistemas previdenciários do mundo todo, especialmente do Leste Europeu, estão quebrados, afirmou o empresário do setor financeiro Luiz Cezar Fernandes, fundador dos bancos Garantia e Pactual, durante participação no Além das Manchetes desta semana. Para ele, o fenômeno pode ser atribuído ao envelhecimento da população mundial, uma vez que a taxa de natalidade caiu em diversos países nos últimos anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em aproximadamente três décadas, o número de pessoas idosas será equivalente ao número de crianças.
No Brasil, as autoridades registraram o nascimento de 2.542.298 bebês em 2022, o menor número já registrado, 11% menos do que a média anual entre 2010 e 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outros países, como na Rússia, a situação é “catastrófica”, como definiu o porta-voz do governo russo Dmitri Peskov. Estatísticas governamentais apontam que 1,26 milhão de crianças tenham nascido na nação europeia em 2023, o menor número em mais de 20 anos.
Leia mais: Quem cuidará do dinheiro da sua aposentadoria no século da longevidade?
“O mundo está enfrentando um declínio populacional e o envelhecimento da população”, afirmou o empresário Luis Cezar Fernandes. “A previdência, os fundos de pensão, aqui e lá fora, estão todos quebrados. No Leste Europeu, a situação é ainda pior. A população está envelhecendo, e o mundo não está sabendo lidar com isso.”
Em entrevista ao MyNews em julho deste ano, o economista Fabio Giambiagi defendeu uma solução ao Brasil. Na avaliação dele, em uma próxima reforma da Previdência, a idade mínima para a aposentadoria deveria aumentar para 67 anos, para homens e mulheres. Atualmente, essa idade é de 62 anos para mulheres e de 65 para homens. Giambiagi, que estuda o tema desde o final do século passado, argumenta que não trataria de mais uma ameaça aos idosos, e que países industrializados estão migrando para esse patamar.
Assista à entrevista do empresário Luiz Cezar Fernandes ao MyNews:
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR