Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

ALÉM DAS MANCHETES

Sistemas previdenciários do mundo todo estão quebrados, diz banqueiro

Fenômeno pode ser atribuído ao envelhecimento da população mundial, uma vez que a taxa de natalidade caiu em diversos países

por Sofia Pilagallo em 13/08/24 16:29

Empresário Luis Cezar Fernandes concede entrevista ao MyNews | Foto: Reprodução/MyNews

Os sistemas previdenciários do mundo todo, especialmente do Leste Europeu, estão quebrados, afirmou o empresário do setor financeiro Luiz Cezar Fernandes, fundador dos bancos Garantia e Pactual, durante participação no Além das Manchetes desta semana. Para ele, o fenômeno pode ser atribuído ao envelhecimento da população mundial, uma vez que a taxa de natalidade caiu em diversos países nos últimos anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em aproximadamente três décadas, o número de pessoas idosas será equivalente ao número de crianças.

No Brasil, as autoridades registraram o nascimento de 2.542.298 bebês em 2022, o menor número já registrado, 11% menos do que a média anual entre 2010 e 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outros países, como na Rússia, a situação é “catastrófica”, como definiu o porta-voz do governo russo Dmitri Peskov. Estatísticas governamentais apontam que 1,26 milhão de crianças tenham nascido na nação europeia em 2023, o menor número em mais de 20 anos.

Leia mais: Quem cuidará do dinheiro da sua aposentadoria no século da longevidade?

“O mundo está enfrentando um declínio populacional e o envelhecimento da população”, afirmou o empresário Luis Cezar Fernandes. “A previdência, os fundos de pensão, aqui e lá fora, estão todos quebrados. No Leste Europeu, a situação é ainda pior. A população está envelhecendo, e o mundo não está sabendo lidar com isso.”

Em entrevista ao MyNews em julho deste ano, o economista Fabio Giambiagi defendeu uma solução ao Brasil. Na avaliação dele, em uma próxima reforma da Previdência, a idade mínima para a aposentadoria deveria aumentar para 67 anos, para homens e mulheres. Atualmente, essa idade é de 62 anos para mulheres e de 65 para homens. Giambiagi, que estuda o tema desde o final do século passado, argumenta que não trataria de mais uma ameaça aos idosos, e que países industrializados estão migrando para esse patamar.

Assista à entrevista do empresário Luiz Cezar Fernandes ao MyNews:

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR