Notícias

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Brasil é dominado por faccções criminosas e Lula teve omissão trágica nisso, diz Ciro Gomes

Em conversa com a jornalista Mara Luquet, ex-ministro defende que segurança pública é o principal problema que os brasileiros enfrentam hoje

por Sofia Pilagallo em 21/06/24 14:58

Mara Luquet recebe Ciro Gomes no MyNews Entrevista de quinta-feira (20) | Foto: Reprodução/MyNews

O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT-CE) afirmou, em entrevista exclusiva ao MyNews Entrevista na quinta-feira (20), que o Brasil é hoje dominado por facções criminosas, problema que foi tratado com “omissão trágica” pelo presidente Lula e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao longo dos últimos anos. Para ele, a segurança pública é o principal problema que os brasileiros enfrentam atualmente, em especial aqueles que moram nas periferias do país.

“Os ricos, que contam com segurança privada, moram em condomínios fechados e têm carros blindados, não têm ideia do que está acontecendo hoje. A população brasileira está dominada pelas facções criminosas. Este é um problema tão longevo que virou um domínio complexo. Houve uma omissão trágica do Lula e do PT, e não vou esperar que a direita resolva isso”, disse.

Leia mais: ‘Estou leve’, diz Ciro Gomes após ser questionado se críticas a Lula refletem ressentimento pessoal

Em segundo lugar no ranking dos maiores problemas do Brasil hoje, Ciro coloca a saúde. Para ele, o setor enfrenta um subfinanciamento “dramático” e um “anacronismo tecnológico”, além de contar com profissionais com “formação crítica”.

Em terceiro lugar, estaria a questão da empregabilidade e renda, uma vez que, nos últimos anos, mais e mais brasileiros têm se visto obrigados a migrar para a informalidade. Segundo dados do Instituto Nacional Brasileiro de Geografia (IBGE), de 2012, quando a série histórica sobre emprego do IBGE começou a ser feita, até 2023, houve aumento de 21,3% no trabalho informal. No primeiro trimestre de 2024, 38,9% da população ocupada no Brasil não trabalhava com carteira assinada.

Leia mais: ‘Criança não é mãe’: entenda o que está em jogo por trás do Projeto de Lei 1904/24

“Cerca de 40% dos trabalhadores brasileiros estão trabalhando sem qualquer proteção, com jornadas de 14 a 16 horas por dia. Descanso remunerado? Férias? Décimo terceiro? Eles não sabem o que é isso. Mas o que me deixa mais angustiado é saber que, daqui a 15 ou 20 anos, entre 60 e 70 milhões de brasileiros vão chegar à velhice sem nenhuma proteção”, afirmou.

Durante a entrevista, Ciro mencionou também o projeto de lei proposto pelo presidente Lula que prevê a regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo para transporte de passageiro. Em abril, época em que o texto foi assinado, trabalhadores do setor organizaram um protesto nacional contra a proposta, alvo de uma série de críticas. Para o ex-ministro, esse movimento mostra que há hoje uma descrença na Previdência Social por parte dos trabalhadores brasileiros.

“Os caras não querem pagar nada para a Previdência porque eles não acreditam mais nela. Nas periferias das grandes cidades não existe mais aposentadoria. A exigência de idade mínima e tempo de contribuição não guarda coerência para a demografia dos pobres”, disse.

Assista abaixo à entrevista de Ciro Gomes ao MyNews Entrevista:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR