Com 100% das urnas apuradas, candidato do MDB obteve 59,35% dos votos válidos, contra 40,65% de seu adversário; diferença foi de mais de 1 milhão de votos
por Sofia Pilagallo em 27/10/24 18:48
Ricardo Nunes (MDB) comemora vitória ao lado de aliados, no Esporte Clube Banespa, na zona sul | Foto: Assessoria de imprensa do prefeito Ricardo Nunes - 27.10.2024
Com 100% das urnas apuradas, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27), com 59,35% dos votos válidos. Seu adversário na disputa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), obteve 40,65% dos votos válidos. A diferença entre os dois candidatos foi de 1.069.209 votos.
Nunes e Boulos chegaram ao segundo turno após a eleição mais concorrida da história da prefeitura paulistana no primeiro turno. Nunes terminou a primeira etapa com 29,48% dos votos, enquanto Boulos obteve 29,07%. Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro, com 28,14% dos votos.
Leia mais: Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos
Na eleição de 2020, Nunes foi eleito vice-prefeito de São Paulo e, no ano seguinte, assumiu a administração da cidade quando o então prefeito Bruno Covas morreu, aos 41 anos, vítima de um câncer. Anteriormente, foi vereador da capital por dois mandatos.
Nunes teve como principal padrinho político o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro. O prefeito contou com o apoio também de uma coalizão de 11 partidos, que formaram uma frente ampla de direita. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoiou a candidatura do emebedista, mas timidamente, principalmente no primeiro turno. Na primeira etapa da eleição, procurou se distanciar da campanha e chegou a orientar Tarcísio a fazer o mesmo.
Boulos, por sua vez, recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tinha como candidata a vice a petista Marta Suplicy. A força de ambos os nomes, porém, não foi suficiente para eleger o candidato do PSOL. Em pronunciamento após a derrota, o deputado federal afirmou que perdeu a eleição, mas que a campanha recuperou a “dignidade da esquerda brasileira”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR