Lula parabeniza Trump pela vitória eleitoral: ‘Democracia deve ser respeitada’ PLEITO NOS EUA

Lula parabeniza Trump pela vitória eleitoral: ‘Democracia deve ser respeitada’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pela vitória nas eleições gerais, realizadas na terça-feira (5). Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, Lula desejou sorte e sucesso ao republicano, que retorna à Casa Branca após quatro anos.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula em post publicado nas redes sociais.

Leia mais: Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva?

Recentemente, Lula havia manifestado preferência por Kamala Harris, que disputou a corrida eleitoral após a desistência do presidente Joe Biden, em julho. Segundo o presidente brasileiro, uma vitória da democrata resultaria em fortalecimento da democracia. Em 2020, quando Trump perdeu a eleição para Biden, o republicano falou em “fraude eleitoral” e instigou a invasão ao Capitólio, o Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

A vitória de Trump foi cravada às 7h32 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6), quando ele garantiu 276 delegados. Para ser eleito nos EUA, um candidato precisa obter o apoio de ao menos metade do colégio eleitoral —269 delegados — mais um, para formar maioria.

Trump venceu também no voto popular, embora isso não seja requisito para levar a eleição. Ele obteve 51% dos votos (71.202.731), contra 47,5% de Kamala (66.264.540). O republicano ganhou, inclusive, em estados como a Pensilvânia (50,7%), onde nasceu e cresceu Biden; e na Geórgia (50,8%), estado-pêndulo onde havia perdido na eleição passada.

Entenda a questão dos estados-pêndulo e o que podemos esperar de Trump como presidente dos EUA:

Compartilhar:

Relacionados