Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Notícias

ONLINE OU PRESENCIALMENTE

Não conseguiu votar no dia 6 ou último domingo (27)? Veja como justificar ausência

Eleitores que não se explicarem à Justiça Eleitoral deverão pagar uma multa e ficarão impossibilitados de emitir documentos e prestar concursos públicos

por Camilla Lucena* em 29/10/24 16:52

Eleições municipais foram realizadas nos dias 6 e 27 de outubro | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Os eleitores que não conseguiram votar no primeiro ou segundo turno das eleições municipais, dias 6 e 27 de outubro, respectivamente, devem justificar a ausência nas urnas. A justificativa pode ser feita pela internet ou presencialmente.

Aqueles que não compareceram à votação e não puderam justificar a ausência no dia da eleição precisam apresentar a justificativa em até 60 dias — após cada turno ausente — pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Esta última ferramenta pode ser acessada pelos portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Leia mais: Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo

Caso não tenha acesso às ferramentas de justificativa online, o eleitor poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para a justificativa de forma presencial.

Para os eleitores que estiveram no exterior nos dias das eleições, o prazo para justificar a ausência é de 30 dias, a contar a partir da data de retorno ao Brasil.

Documentos necessários

Para justificar o voto é necessário anexar, juntamente com a solicitação, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros.

Consequências para quem não justificar o voto

Os eleitores que não participaram das eleições nem justificaram a ausência estão sujeitos a diversos efeitos previstos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Além de incorrer em multa de 3% a 10% do valor do salário-mínimo da região, quem não justificar o voto dentro do prazo não pode emitir documentos, como passaporte e carteira de identidade, se inscrever em concursos públicos ou ser empossado em cargos públicos.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR