Vice-presidente afirmou que a vitória de Trump não significa uma derrota permanente para os democratas e defendeu que o resultado não deve ser questionado
por Camilla Lucena* em 06/11/24 20:05
Kamala Harris faz discurso de derrota na Universidade Howard, em Washington | Foto: Saul Loeb/AFP/Getty Images
A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris (Democrata), discursou pela primeira vez, após a vitória de Donald Trump (Republicano), na tarde desta quarta-feira (6), horário local. Kamala, que recebeu mais de 67 milhões de votos e 226 deputados do colégio eleitoral, afirmou estar orgulhosa da forma como sua campanha disputou o pleito.
“Eu estou tão orgulhosa da corrida que disputamos e da forma como disputamos durante os mais de 107 dias de campanha”, afirmou aos apoiadores que acompanharam o discurso no campus da Universidade de Howard, em Washington, DC. “Durante a campanha, eu disse alguma vezes que ‘quando nós lutamos, nós vencemos’, mas a questão é que, às vezes, a luta é longa e isso não significa que não vamos ganhar. O importante é nunca desistir.”
Leia mais: Saiba quem é Kamala Harris: filha de imigrantes e criticada por parte da esquerda
Adotando uma postura apaziguadora, Kamala defendeu que o resultado do pleito não deve ser questionado por seus apoiadores. Também afirmou que entrou em contato com o adversário e o parabenizou pela vitória.
“Eu sei que vocês estão experimentando uma mistura de sentimentos neste momento, mas nós devemos aceitar o resultado desta eleição. Hoje mais cedo, eu falei com o presidente eleito Trump e o parabenizei pela vitória. Também disse a ele que vamos ajudar sua equipe durante a troca de governos e trabalhar para uma transferência pacífica de poder.”
Veja mais: Entenda como funcionam as eleições dos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil
Durante a fala, Kamala também prometeu que, embora a campanha tenha chegado ao fim, ela continuará lutando pelo direito das mulheres de terem autonomia sobre o próprio corpo, pela redução da violência armada nas ruas e nas escola, pela justiça e pela democracia.
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR