Parlamentares protagonizaram discussão durante votação do Licenciamento Ambiental na madrugada de quarta (16)
A deputada federal Celia Xakriabá explicou, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (17), porque chamou o deputado Kim Kataguiri (União-SP) de “estrangeiro” durante discussão no Plenário da Câmara dos Deputados durante votação do projeto de lei do Licenciamento Ambiental na madrugada de quarta-feira (16).
Segundo Xakriabá, “quando uma pessoa ou uma pauta desconhecida, estranha, vem falar sobre nós [povos indígenas], ele é um estrangeiro”. Ela reforçou que o termo não foi utilizado para se referir à descendência asiática do parlamentar. No entanto, afirmou que a fala foi uma resposta às agressões por ele proferidas.
‘Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente’, diz Lula sobre Trump
“Anistia ampla, geral e irrestrita” não cabe na boca de bolsonarista
Durante a apreciação do projeto de lei que altera regras do licenciamento ambiental, Kataguiri chamou a parlamentar de “cosplay de indígena”. A discussão entre os deputados se desenrolou fora dos microfones e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou acionar a Polícia Legislativa pelo menos três vezes de acordo com a Folha de S.Paulo.
Ainda durante a coletiva nesta quinta, Xakriabá afirmou que apresentará representação contra Kataguiri no Ministério Público Federal (MPF) e no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara por racismo e violência política de gênero.