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ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Análise: Narrativa de Pablo Marçal começa a se esgotar

Para a jornalista Beatriz Manfredini, acredita-se que o candidato pelo PRTB tenha atingido um 'teto' de popularidade, o que deve se refletir nas próximas pesquisas

por Sofia Pilagallo em 04/09/24 17:48

Pablo Marçal (PRTB) participa do debate MyNews/Gazeta, em 1º de setembro | Foto: Vitória Vitorino / Vitória Vitorino

A narrativa do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é cansativa, repetitiva e começou a se esgotar, afirmou a jornalista Beatriz Manfredini, repórter da Jovem Pan, durante participação no Segunda Chamada de terça-feira (3). Segundo ela, que andou sondando as equipes dos candidatos, as campanhas já esperavam um resultado similar ao das últimas pesquisas, em que o influenciador aparece liderando as intenções de voto junto aos adversários Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Agora, a expectativa é a de que ele tenha atingido um “teto” de popularidade, o que deve se refletir nas próximas pesquisas.

A última pesquisa do Datafolha, divulgada em 22 de agosto, mostrou Nunes (19%), Boulos (23%) e Marçal (21%) empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. Outra sondagem, realizada pelo Instituto Veritá e divulgada em 27 de agosto, mostrou o influenciador digital liderando a disputa com 30,9%, enquanto Boulos e Nunes aparecem com 21,6% e 14,2%, respectivamente.

Leia mais: Preocupação era de que houvesse confronto físico no debate, diz Denise Campos de Toledo

“Vamos começar a ter uma visão melhor do impacto do horário eleitoral gratuito [que teve início na última sexta-feira (30)] a partir dos resultados das próximas pesquisas”, disse Beatriz, acrescentando que as próximas pesquisas, do Instituto Datafolha e do Paraná Pesquisas, serão divulgadas ainda nesta semana. “A Real Time Big Data [divulgada na terça-feira (3)] já pegou um pouco desse recorte, mas ainda é cedo para fazer uma análise.”

Com o início da exibição das propagandas eleitorais e uma mudança da estratégia digital, a expectativa das campanhas é observar o crescimento de seus candidatos nas próximas pesquisas. Nunes tem o maior tempo de propaganda na TV entre os candidatos: seis minutos e trinta segundos. Boulos tem apenas dois, mas acredita que a campanha, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deva ter um peso grande na captação de votos. Nas redes sociais, é possível observar que ambos adotaram uma postura mais agressiva.

“Hoje soube que a pessoa que estava tocando as redes sociais de Nunes foi demitida”, informou Beatriz, acrescentando que o perfil do prefeito está mais engajado agora, depois que a campanha passou a apostar em cortes de vídeos para as redes sociais. “No próprio debate MyNews/TV Gazeta, ele surgiu com palavras mais fortes, tentando ofender, já pensando nessa estratégia dos cortes. Tanto ele quanto Boulos estão investindo nisso.”

Marçal, Boulos e Nunes aparecem empatados tecnicamente em nova pesquisa:

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