Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

SEGUNDA CHAMADA

‘Milei não está bem, se perde dentro das próprias loucuras’, diz jornalista argentina

Para Ivone Alves García, atitudes do presidente da Argentina, aliado à extrema direita, têm levado o país vizinho do Brasil a situação crítica

por Sofia Pilagallo em 09/07/24 15:43

Jornalista Ivone Alves García participa do Segunda Chamada de segunda-feira (8) | Foto: Reprodução/MyNews

O presidente da Argentina, Javier Milei, não está bem psicologicamente, e se tornou um personagem que se perde dentro das próprias loucuras. Foi o que afirmou ao Segunda Chamada de segunda-feira (8) a jornalista argentina Ivone Alves García, produtora da AsiaTV e apresentadora do canal Humo y Espejos. Para ela, entre as “loucuras” de Milei estão, por exemplo, cancelar participação em Cúpula do Mercosul para se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro em evento conservador em Balneário Camboriú (SC), e se recusar a participar do BRICS, grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte. Ivone acredita que, enquanto Lula é um estadista, Milei é o exato oposto disso, o que tem levado o país a uma situação crítica.

“Lula é um estadista. Muitos podem gostar [dele] ou não, mas essa é a realidade, porque se conhece o trabalho que ele tem feito. Milei, por outro lado, veio para destruir o Estado. Ele mesmo diz isso”, diz Ivone. “Agora, como vocês me explicam um presidente que faz esse tipo de declaração seguir sendo presidente?”, questiona.

Leia mais: ‘Forças Armadas saíram do governo, mas não deixaram o poder’, diz cientista político

A Argentina vive hoje uma profunda crise socioeconômica, com a desvalorização do peso e uma inflação descontrolada. O país chegou a registrar uma inflação anual de quase 300% em maio deste ano e, embora os índices tenham mostrado alguma desaceleração, a inflação voltou a subir nos últimos dias. A previsão do banco central é que a inflação mensal permaneça estagnada entre 4,5% e 5,5% para os restantes meses do ano, em uma mostra de que as primeiras medidas para reduzir a inflação começam a dar mostras de esgotamento.

Com o país em crise, 60% dos argentinos vivem hoje na pobreza, percentual que era de 44% quando Milei assumiu a presidência, segundo dados da Universidade Católica da Argentina. Em agosto do ano passado, com a disparada da inflação às vésperas da eleição, supermercados foram alvos de saques em algumas cidades argentinas. Para Ivone, nesse cenário, é oportuno que Milei use suas atitudes para desviar a atenção dos problemas.

“Milei faz o que faz para que as pessoas falem sobre ele e esqueçam das dificuldades que estão enfrentando”, avalia Ivone, ressaltando que Milei é “resultado” de Alberto Fernández e Mauricio Macri, ex-presidentes da Argentina. “Ninguém da oposição se posiciona contra isso, por isso eu sempre digo: eles são cúmplices dessa situação”, acrescenta.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (8):

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR