Política

“Capitã Cloroquina”

“A responsabilidade da doença é do vírus”, diz Mayra Pinheiro na CPI da Pandemia

Secretária do Ministério da Saúde diz que aplicativo que recomendava cloroquina “poderia ter salvo muitas vidas”

por Redação em 25/05/21 12:38

Defensora da cloroquina, a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro afirmou nesta terça-feira (25) na CPI da Pandemia que não era responsabilidade do Ministério da Saúde garantir o fornecimento de oxigênio em Manaus, negou apoiar a imunidade de rebanho e defendeu o aplicativo TrateCov, que recomendava cloroquina.

Pinheiro afirmou que “não houve uma percepção de que faltaria [oxigênio]” durante uma visita que fez a Manaus na primeira semana de janeiro de 2021. Ela disse que ficou sabendo de um possível desabastecimento por meio um email da empresa White Martins no dia 8 de janeiro. O ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello, todavia, afirmou na CPI que só ficou sabendo do email no dia 10 de janeiro.

A secretária do Ministério da Saúde criticou as autoridades de Saúde do Governo do Estado do Amazonas e disse ter visto um cenário de “caos” e desorganização nas Unidades Básicas de Saúde do estado.

Perguntada pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), se enxergava responsabilidade do Ministério da Saúde na falta de oxigênio em Manaus, Pinheiro afirmou: “Nenhuma responsabilidade, a responsabilidade da doença é do vírus, não é o Ministério da Saúde”.

Pinheiro disse que o aplicativo TrateCov, que recomendava cloroquina, “poderia ter salvo muitas vidas” e que a ferramenta foi apresentada a Pazuello no dia 11 de janeiro.

Apesar de existirem gravações em que Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, defende a imunidade de rebanho, ela afirmou na CPI que “nenhuma defesa foi feita a respeito dessa tese” no Ministério da Saúde.

Pinheiro afirmou que segue defendendo o uso de cloroquina para tratar a covid-19.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, na CPI da Pandemia. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, na CPI da Pandemia. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR