Política

PAndemia

Alterar bula da cloroquina para tratar covid-19 seria “crime”, diz Gonzalo Vecina

Ex-presidente da Anvisa destaca que pacientes com efeitos colaterais poderiam processar a fabricante da cloroquina

por Luciana Tortorello em 12/05/21 10:11

Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vê a CPI da Pandemia como uma “chuva de obviedades” e acredita ser grave a denúncia do atual presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, de que a alteração da bula da cloroquina para prever tratamento contra covid-19 foi assunto de debate no Palácio do Planalto.

“Só a vigilância sanitária pode aceitar e produzir alterações em bula e elas não são frutos de vontade, elas são fruto de conhecimento. Tem que ter uma pesquisa, um substrato que define porquê mudar a bula. O caso da cloroquina, que é um produto utilizado para tratar malária e alguns casos de artrite reumatoide, para fazer sem indicação, teríamos que ter um estudo clínico rigoroso duplo cego randomizado e isso não foi feito. Então mexer na bula da Anvisa seria um crime, mesmo porque estes remédios têm efeitos colaterais e uma pessoa que sofresse desses efeitos colaterais, por causa de uma mudança na indicação da bula, poderia mover uma ação contra empresa. É um negócio sério e complicado”, diz ao MyNews.

O médico sanitarista avalia que a cloroquina só foi usada em países mais pobres e de terceiro mundo, que geralmente tem governantes populistas. Há muitas pessoas que dizem que se trataram com a cloroquina e ele lembra que, na maior parte dos casos, o novo coronavírus não produz efeitos graves, mas também pode gerar um quadro de saúde dramático e matar.

“Então, se você tomar todo dia um copo de água benzida e daqui há um ano, não tiver tido a doença, você vai acreditar que foi por causa de copo de água benzida ou você vai achar que foi uma coincidência?”, argumenta Vecina.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR