Apesar dos “jabutis”, privatização da Eletrobrás deve passar na Câmara até terça, avalia estrategista de investimentos Privatização

Apesar dos “jabutis”, privatização da Eletrobrás deve passar na Câmara até terça, avalia estrategista de investimentos


O mercado financeiro está positivo com a possibilidade de aprovação da Medida Provisória que permitirá privatização da Eletrobrás, de acordo com o estrategista da Hieron Patrimônio Familiar e Investimento, Marcos De Callis. O texto foi aprovado no Senado nesta quinta-feira (17), mas voltou à Câmara por causa de itens que foram incluídos e que não tem relação com o tema da MP, os chamados “jabutis”.

Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil).

“O mercado está apostando firme que essa MP, mesmo com todos esses jabutis, vai passar na Câmara até terça-feira” afirma De Callis em entrevista ao MyNews

Algumas das medidas incluídas de última hora pelo relator Marcos Rogério (DEM-RO) atendem a emendas de outros parlamentares, como o pagamento por parte da estatal de indenização no valor de R$ 260,4 milhões ao estado do Piauí, pela venda ocorrida em 2018 de uma subsidiária, a Companhia Energética do Piauí. A emenda foi dos senadores do estado Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB). 

Mas o jabuti mais polêmico é o que se refere aos leilões para construção de usinas térmicas, alimentadas por gás natural, e também o que pede a criação de gasodutos para distribuição no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Além de cara, esse tipo de energia é mais poluente e a oposição afirma que não houve tempo para se debater a fundo os impactos disso. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou nesta quinta – antes mesmo da aprovação do Senado – que os deputados votarão a proposta na segunda-feira (21). A MP perde validade na terça-feira (22) e Lira corre contra o tempo para passar a privatização, que é um dos carros chefes do seu mandato. 

Relacionados