PASSAPORTE DA VACINA

Bolsonaro é impedido de assistir a Santos x Grêmio por não estar vacinado

Só pode assistir aos jogos nos estádios quem apresenta comprovante de vacinação. Bolsonaro criticou o passaporte da vacina com informações falsas sobre imunidade de rebanho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que foi impedido de assistir ao jogo Santos X Grêmio, na Vila Belmiro, neste domingo (10), por não estar vacinado. O jogo é válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. O presidente passa o feriado prolongado no litoral paulista.

“Por que passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos agora e falaram que tinha que estar vacinado. Pra que isso? Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou vacina”, disse o presidente durante uma entrevista.

A declaração do presidente não tem fundamentação científica, pois já está comprovado cientificamente que as pessoas que são imunizadas com uma das vacinas disponíveis contra o Covid-19 têm maior proteção contra a doença e menos riscos de agravamento do quadro de saúde do que quem não está imunizado.

Segundo pesquisa do Instituto Butantan divulgada no mês de agosto de 2021, 96% das mortes por covid-19 foram registradas em pessoas que não haviam tomado as duas doses da vacina contra a doença.

Bolsonaro em Peruíbe - SP
O presidente Jair Bolsonaro está passando o feriado prolongado de 12 de outubro no litoral paulista. No sábado, ele esteve no município de Peruíbe/Imagem: Reprodução Redes Sociais

Desde 4 de outubro, quando foi permitida a volta das torcidas aos estádios, para assistir aos jogos é preciso apresentar um comprovante de vacinação contra o Covid-19 e o presidente diz que não se vacinou, nem pretende se imunizar. Também é obrigatório o uso de máscara.

Quem estiver vacinado apenas com a primeira dose deve apresentar um exame negativo para o Covid-19 realizado nas últimas 24 horas, ou o teste RT-PCR feito em até 48 horas.

Durante a entrevista coletiva, Bolsonaro é questionado sobre ter recebido multa por não usar máscara e diz que não está preocupado, perguntando se o repórter acredita na vacina.

“Eu não estou preocupado. Você acredita na vacina?”, ao ouvir a resposta de que “sim”, o presidente continua: “Então você tá preocupado com o que? Eu não vou discutir contigo esse assunto. Eu vivo no mesmo povo. Era pra tá morto” – e justifica que em algum momento as pessoas vão “acabar pegando” o vírus. “Por que esse trauma? Por que esse medo? A indústria da máscara te agradece”, e segue questionando a eficácia da vacinação.

Brasil alcançou 600 mil mortes por Covid-19 durante a semana

O Brasil chegou aos 600 mil mortos por covid-19 durante esta semana. Apenas em 2021 foram 405 mil óbitos – o que coloca o país na liderança de óbitos por covid-19 em 2021. Em todo o mundo o Brasil é o país com mais vítimas da doença, atrás dos Estados Unidos, que chegou às 700 mil mortes.

O epidemiologista computacional Jones Albuquerque, do Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Redução de Riscos e Desastres, avalia que se a vacinação tivesse começado no país ao mesmo tempo que no restante do mundo, milhares de mortes teriam sido evitadas.

“Pelas curvas que a gente observa hoje e levando em consideração que as pessoas relaxaram demais nos cuidados, mesmo assim a vacinação proporcionou a redução nos óbitos. Essa redução é, seguramente, explicada pelo avanço da vacinação. Entretanto, a gente pode dizer que a queda nos óbitos estabilizou e isso preocupa porque o gráfico de óbitos do Brasil ainda é alto quando a gente compara com a média de óbitos no cenário mundial”, explica o pesquisador.

Santos vence o Grêmio por 1 x 0 e deixa a zona de rebaixamento

Wagner Leonardo - zagueiro do Santos
O zagueiro Wagner Leonardo fez o gol que tirou o Santos da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, aos 47 minutos do segundo tempo/Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santo fez um gol nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo, e com esse resultado deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O gol de Wagner foi inicialmente anulado pelo árbitro Bruno Araújo, mas depois foi validado, após o uso do VAR. O time santista estava há nove jogos sem vencer. Com o resultado, o Grêmio permanece na vice-lanterna do campeonato, com 23 pontos, à frente apenas da Chapecoense – que tem apenas 12 pontos.


Relacionadas
SEGUNDA CHAMADA
Para Ciro Gomes, Brasil virou ‘pária internacional por conta da política ambiental do governo Bolsonaro. O ex-ministro não poupou críticas ao atual presidente e ao ex-ministro da Justiça, a quem considera um ‘corrupto’
ELE SÓ PENSA NAQUILO
Segundo interlocutores, ex-presidente Lula disse ser questão de honra derrotar o ex-juiz Sérgio Moro nas urnas em 2022
Amazônia
Relatório do Inpe sobre desmatamento divulgado na quinta-feira está pronto desde final de outubro
ENCONTROS POLÍTICOS
Em viagem pela Europa, o ex-presidente Lula tem se encontrado com lideranças políticas tratando de temas como cooperação internacional, redução da pobreza e impactos das mudanças climáticas
Eleições 2022
Ex-titular do MEC, Ricardo Vélez exaltou candidatura de Moro e fez críticas à forma como Bolsonaro conduz o combate à corrupção
Eleições 2022
Bolsonaro quer Eduardo comandando a legenda no estado, mas Valdemar resiste. Este seria um dos motivos do adiamento da filiação do presidente ao PL
Inscreva-se na newsletter

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.