O desabamento de flanco norte do vulcão Cumbre Vieja gerou novas correntes de lava que estão destruindo comunidade de Todoque
por Redação em 10/10/21 18:08
O flanco norte do vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, desabou no início da noite de sábado (9/10). As novas correntes de lava estão provocando destruição por onde passam. Segundo informações do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), o desabamento deste sábado levou à emissão de fluxos de lava em várias direções.
De acordo com RTVC (Radio e Televisión Canaria), com informações do Involcan, a nova saída de lava está destruindo as construções que restavam da comunidade de Todoque, em La Palma. A temperatura da lava pode chegar a até 1.240 graus. Os cientistas seguem monitorando a erupção, para garantir a segurança da população.
As autoridades devem permitir a entrada de moradores da região, fora da área de isolamento, para que retirem objetos pessoais. O acesso será controlado e as pessoas serão acompanhadas por equipes de segurança. Até este domingo, a lava do vulcão já havia se estendido por mais de 500 hectares e destruído mais de 1.186 construções.
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção há três semanas e o fenômeno pode durar vários meses. O comitê científico que monitora o vulcão estima que a erupção já emitiu uma quantidade calculada entre 40 e 60 milhões de metros cúbicos de lava.
Os cientistas tinham preocupação especial com a chegada da lava ao oceano, o que provocou a emissão de gases tóxicos. A lava chegou ao mar no final do mês de setembro, nove dias após o início da erupção, e a nuvem de gases tóxicos produzidos pelo contato da lava do vulcão Cumbre Vieja com as águas do mar ficaram restritas à região, segundo o Instituto Geográfico Nacional das Ilhas Canárias (IGN). O material vulcânico formou uma espécie de pirâmide com mais de 50 metros de altura.
* Com informações do Involcan e da RTVC
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR