Bolsonaro cresce três pontos percentuais, mas Lula mantém liderança PESQUISA QUAEST

Bolsonaro cresce três pontos percentuais, mas Lula mantém liderança


A pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira (16) apontou um crescimento de três pontos percentuais para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral de 2022. Nos cenários de primeiro turno, o atual chefe do Executivo foi o único que apresentou um crescimento fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Em um cenário com os candidatos Lula (PT), Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o petista lidera com 44%, sustentando uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Bolsonaro.

Já os candidatos Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) registraram 1% das menções. Felipe d’Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1% das intenções da pesquisa. Do total, 6% dos entrevistados disseram que votariam em branco/nulo ou não iriam votar. Outros 4% afirmaram que ainda não decidiram seus candidatos.

LEIA TAMBÉM:

Nos cenários de segundo turno, Lula mantém no mínimo 22 pontos de vantagem sobre os outros candidatos. Em uma eventual disputa com Jair Bolsonaro, o líder petista tem 54% das intenções de voto contra 32% do presidente. A pesquisa também simulou disputas entre Lula e Moro (53% x 26%); Lula e Ciro (51% x 23%); Lula e Doria (56% x 15%) e Lula e Leite (57% x 15%).

O levantamento também é o primeiro a aferir a avaliação do governo Bolsonaro após os aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. 49% dos entrevistados avaliam o governo de forma negativa, 25% o acham “regular” e 24% têm uma opinião positiva sobre a gestão. Os entrevistados também foram ouvidos sobre pontos específicos da gestão de Bolsonaro e 51% deles afirmaram que a economia é o principal problema.

De acordo com a consultoria que realizou a pesquisa, as entrevistas foram feitas de maneira presencial e ouviram 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março, com idade acima de 16 anos.

Compartilhar:

Relacionados