Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Eleições

Construção de uma aliança de PT e PSB no Rio desafia Lula e Freixo

Disputa entre Molon e Ceciliano vai gerando um caldo de cultura e uma espécie de tensão que resultou nesse áudio da Benedita, que foi divulgado também para jogar pressão sobre o palanque do PSB, diz analista

por da Redação em 04/08/22 16:29

A  aliança entre PSB e PT no Rio está vivendo uma lua de fel.  Como explicou o cientista político Creomar de Souza hoje no Almoço do MyNews, o esforço de construção de uma aliança de PT e PSB desde o final do ano passado, passou por um momento pela tentativa do PT de ter o PSB dentro da Federação Partidária que hoje compõe uma parte dessa chapa presidencial do Lula. “Mas tem alguns pontos de conflito em palanques estaduais”, disse ele.

O primeiro desses pontos de conflito envolvia a candidatura do Marcio França em São Paulo ao governo do Estado. Mas França acabou retirando a candidatura e saindo ao Senado e aí se ajustou a aliança dentro do palanque estadual.

“E agora tem essa situação do Rio”, diz Creomar.  Marcelo Freixo, candidato do PSB ao governo do Estado, conta com o apoio do Lula para construir esta coalizão no Rio. Mas o deputado federal do PSB Alessandro Molon, que aparece melhor posicionado do que André Ceciliano deputado estadual pelo PT, nas intenções de voto para o Senado, embarcou nesta ideia de ser candidato ao Senado.

Qual o grande problema? “O PT sentiu que tem uma certa desigualdade na distribuição de tarefas porque o partido  não tem a candidatura a vice”, explica Creomar.  Segundo Creomar, o problema em termos pragmáticos é que provavelmente Ceciliano não será eleito ao Senado porque ele tem uma performance muito baixa até aqui. “Então esse tem sido o argumento do Molon para não voltar atrás”, explicou Creomar. “Isso vai gerando um caldo de cultura e uma espécie de tensão que resultou nesse áudio da Benedita que foi divulgado também para jogar pressão sobre o Freixo, Molon e o palanque do PSB”, acrescentou.

O áudio, disse Creomar, está dando uma espécie de ultimato, dizendo “olha nós cedemos em uma série de questões, é importante o PSB ceder também”. Ao final do dia isso acaba entrando naquele velho embate de política de construção de posições para que se consiga um determinado tipo de avanço. E isso coloca em risco a construção do palanque do PSB carioca.

A íntegra do comentário você pode ver no vídeo abaixo.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR