Presidente da ANVISA, ex-ministro da SECOM e presidente da Pfizer no Brasil participarão do colegiado; situação faz pressão por presença de governadores
por Redação em 10/05/21 13:12
A CPI da Pandemia tem em sua agenda desta semana os depoimentos do presidente da ANVISA, Antonio Barra Torres (terça-feira), o ex-chefe da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten (quarta-feira), e a presidente da Pfizer no Brasil Marta Díez (quinta-feira).
A presença do presidente da ANVISA é resultado de quatro requerimentos apresentados à CPI. Torres deve falar sobre a recusa da agência reguladora da vacina Sputnik V e o processo de liberação de imunizantes no Brasil.
A compra de imunizantes também deve ser uma das pautas para Díez. A presidente da Pfizer deve contar detalhes as tratativas com o Governo Federal para a compra de vacinas. De acordo com Wajngarten, o governo de Bolsonaro recusou uma oferta de 70 milhões de vacinas da Pfizer em agosto de 2020 por “incompetência”.
Ao todo, a CPI da Pandemia tem 79 convites para audiências públicas e 150 pedidos para a convocação de testemunhas. Os 229 requerimentos devem ser votados ao longo da semana. Dez ministros de Bolsonaro tem requerimentos para depoimentos, inclusive o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que pode ser reconvocado.
Os ministros que terão sua presença analisada são: Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Anderson Torres (Justiça), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Damares Regina Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e, como convidado, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner Rosário.
Também há requerimentos para investigar o repasse de recursos da União para estados e municípios. Nesse sentido, podem ser convocados para depor os governadores Rui Costa (Bahia), Hélder Barbalho (Pará) e João Dória (São Paulo), além de Wilson Lima, do Amazonas. Wellington Dias (Piauí) é convidado como representante do Fórum dos Governadores. Também há requerimentos para o depoimento de secretários estaduais de Saúde
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR