“Dança quem está na roda”, diz presidente de Portugal sobre ausência de Bolsonaro

“Dança quem está na roda”, diz presidente de Portugal sobre ausência de Bolsonaro


Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa durante reabertura do Museu da Língua Portuguesa

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é reconhecido internacionalmente pela diplomacia e simpatia. O chefe de Estado foi uma das atrações na cerimônia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, neste sábado (31/7).

O “professor Marcelo” como é chamado carinhosamente por muitos portugueses, foi recepcionado pelo governador de São Paulo, João Dória. Durante o evento conversou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem dividiu o espaço no auditório.

Questionado pelos jornalistas sobre a ausência do presidente Jair Bolsonaro, que não compareceu ao evento e também não enviou um representante do governo federal, disse: “Só respondo por Portugal. Gosto muito do que se diz no Minho (região norte de Portugal) que é: dança quem está na roda. Eu estou nesta roda, estou muito feliz por estar nesta roda e nesta dança. Esta é uma dança que pensa no futuro da língua portuguesa e de 260 milhões de pessoas. Isso para mim é o mais importante”.

Bolsonaro foi a ausência mais notada no evento para qual foram convidados todos os ex-Presidentes do Brasil. Compareceram apenas Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. Marcelo Rebelo de Sousa deve se reunir com Bolsonaro na segunda-feira (2/8), em Brasília. 

Marcelo Rebelo de Souza, o diplomata presidente de Portugal

A diplomacia parece ser mesmo um dos pontos fortes do presidente português. No sábado (31/7) ele se encontrou com o ex-presidente Lula que publicou os registros em suas redes sociais:

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa com o ex-presidente Lula posam para fotos – redes sociais

“Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro.”

Relacionados