Ethel Maciel diz que o ministro da Saúde é “fantoche” do presidente da República
por Luciana Tortorello em 11/06/21 18:36
“Esse tipo de desinformação mata”. É assim que a enfermeira doutora em epidemiologia Ethel Maciel classifica as informações passadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seus discursos. Em entrevista ao MyNews, ela falou sobre a importância do uso da máscara, mesmo depois da pessoa estar vacinada.
Na última quinta-feira (10), em discurso na feito em evento do Ministério do Turismo, Bolsonaro afirmou que estava tratando com Marcelo Queiroga, atual Ministro da Saúde, a desobrigação do uso de máscara para pessoas que já tenham tomado vacina ou que já tenham sido infectadas com o coronavírus. Especialistas condenaram a fala do presidente e reforçaram que o uso da máscara é necessário e precisa continuar enquanto a vacinação não avança.
“Esse tipo de desinformação mata. Nós estamos com muitos casos novos por dia, estamos com uma média de 70 mil pessoas doentes todos os dias de covid-19 no Brasil, nós estamos em uma pandemia descontrolada. Mesmo que você esteja vacinado, você precisa continuar usando máscara. O presidente não tem nenhuma formação em saúde, ele é uma pessoa que desconhece protocolos, ele conhece a formação dele, formação militar, ele não tem nenhum conhecimento sobre isso e nunca tentou ter durante todo esse período da pandemia. Temos lutado todos os dias contra a desinformação, que é feita pelo protagonista máximo do país, o presidente, o que é bastante triste”, avalia Maciel.
Após o discurso de Bolsonaro, o ministro Marcelo Queiroga afirmou que iria avaliar o pedido do presidente e que a pasta iria realizar um estudo para analisar a sugestão.
“Infelizmente, nós estamos assistindo o ministro da Saúde Queiroga, que tem uma história, é uma pessoa séria, se transformar em um fantoche dessa situação toda, com esse pedido que é esdrúxulo nesse momento. Não faz sentido. Nós estamos aprendendo com os outros países e quando a gente chegar a um pouco mais de 40% de pessoas vacinadas com as duas doses, as medidas de prevenção, de máscara, distanciamento físico, eles podem ter uma flexibilização, mas nós estamos muito longe disso”, argumenta doutora em epidemiologia
Sobre a CPI da Pandemia, foi aprovado a quebra do sigilo telemático de algumas pessoas ligadas ao presidente e a um suposto gabinete paralelo do governo. “Vimos algumas matérias de investigação jornalística que até apontaram como a compra de medicamentos fez com que algumas empresas no Brasil, que fabricam esses medicamentos, aumentassem seus lucros de 600%. Então são coisas que eu acho que a gente precisa investigar sim e essa quebra, ela vai ser fundamental para a gente poder entender quem se beneficiou dessas políticas”, analisa Maciel.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR