Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Exclusivo

“Foi uma falha nossa”, diz Mourão sobre ausência de campanha de conscientização na pandemia

Declaração foi dada pelo vice-presidente em entrevista ao Café do MyNews

por Thales Schmidt em 16/03/21 16:31

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) acredita que a Organização Mundial da Saúde (OMS) é injusta ao colocar o Brasil como uma ameaça global durante a pandemia de covid-19. Em entrevista exclusiva ao MyNews, Mourão questionou a falta de uma declaração semelhante para tratar de outros países.

“Essa expressão que a OMS colocou, pondo o Brasil como risco para a pandemia, parece até uma covardia moral da OMS. Estou sendo bem assertivo no que eu estou falando, porque os Estados Unidos da América, que é líder até hoje em número de mortes e casos, em nenhum momento ele [OMS] foi dizer que os EUA eram um perigo. Apesar de ser liderança inconteste. O Reino Unido desenvolveu uma cepa que está na Europa, os países da Europa estão sofrendo um repique da pandemia com base nessa cepa e também ninguém falou nada do Reino Unido. Vamos dizer assim, o torpedo vem pra cima do Brasil”, afirmou o vice-presidente.

Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, defendeu a necessidade de “medidas sociais sérias” para enfrentar a pandemia no Brasil. Ghebreyesus destacou que o país pode afetar países vizinhos da América Latina, e de outras partes do mundo, que estão em “melhor situação que o Brasil”.

Mourão aponta que o Governo Federal teve falhas na área da comunicação que afetaram de maneira negativa a pandemia, mas acredita em uma melhora no setor com a posse do almirante Flávio Augusto Viana Rocha na Secretaria Especial de Comunicação Social. Para o vice de Jair Bolsonaro (sem partido), a comunicação do governo foi “claudicante”.

“Nós deveríamos ter, desde o começo, tido uma campanha no nível federal, uma vez que as medidas locais pertencem aos gestores, isso é inconteste, mas uma campanha séria de conscientização da população. Não é uma questão de lockdown ou não lockdown, mas é uma questão das pessoas entenderem que elas têm que se resguardar o máximo possível”, diz o vice-presidente. “Isso a gente deveria ter falado o tempo todo, assim como questões mais elementares de uso de máscara, lavar as mãos, do uso de álcool. Então acho que isso é uma falha nossa”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR