Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

PETROBRAS

José Mauro Coelho é nova indicação de Bolsonaro para presidência da Petrobras

Novo indicado já integrou o Ministério de Minas e Energia e tem experiência em estatais relacionadas ao setor energético. Governo indicou o engenheiro Márcio Weber para a presidência do Conselho.

por Julia Melo em 07/04/22 11:56

José Mauro Ferreira Coelho é doutorado em Planejamento Energético, já fez parte do Ministério de Minas e Energia e hoje é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Foto: Foto: Jefferson Rudy (Agência Senado)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou um novo nome para a presidência da Petrobras: José Mauro Ferreira Coelho, que já trabalhou no Ministério de Minas e Energia e é uma pessoa de confiança do ministro da pasta, Bento Albuquerque. A divulgação do novo nome do presidente da empresa aconteceu na quarta-feira (6).

LEIA TAMBÉM:

José Mauro Ferreira Coelho é químico industrial com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Atualmente, é o presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), estatal que cuida da comercialização do óleo e do gás garantidos nos contratos de Partilha e Produção do pré-sal. José Mauro foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021. 

Ex-oficial de artilharia do Exército, Coelho passou pela diretoria da Empresa de Pesquisa Energética e foi professor de química e bioquímica em cursos de graduação e pós-graduação. No Instituto Catarinense de Pós-Graduação, foi coordenador do MBA em Petróleo e Gás. 

Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil)

José Mauro estava para ser contratado para a Copagaz, empresa privada distribuidora de gás de cozinha. Inclusive, ao pedir demissão do cargo de secretário do governo no ano passado, ele justificou que iria assumir novos desafios na iniciativa privada.

Também na quarta (6), o presidente Bolsonaro indicou Márcio Andrade Weber para presidir o Conselho de Administração da Petrobras. Ele já faz parte do Conselho e deve ocupar agora a cadeira principal. 

Weber é engenheiro civil com especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras. Ele chegou a ser estudado para a presidência geral da estatal, mas não atendeu a todos os requisitos necessários exigidos pela Petrobras e pela lei para ocupar o posto.

Ambos aguardam agora a assembleia dos acionistas que acontece no próximo dia 13. 

Governo focou em garantir a aprovação dos indicados

Até então, o secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, era uma possibilidade para assumir a chefia da estatal. Mas segundo o jornal O Globo, sua falta de experiência no setor fez Bolsonaro temer que obstáculos surgissem para a aceitação de mais uma indicação. Para a escolha de José Mauro Ferreira Coelho, foi feita uma análise apurada do currículo para evitar novos problemas para o governo. 

A primeira escolha feita por Bolsonaro para a presidência da Petrobras após o anúncio da demissão do general Silva e Luna foi Adriano Pires, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), do qual também é consultor. Por isso, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União chegou a pedir à Controladoria-Geral da União uma apuração sobre possível conflito de interesses. 

Pires desistiu da presidência na segunda-feira (4). Segundo ele, não seria possível deixar o comando do CBIE a tempo de assumir o cargo. A decisão sucedeu a de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, que anunciou no último domingo a impossibilidade de conciliar o trabalho na chefia do clube com a da presidência do conselho da Petrobras. 

Confira mais notícias no Café do MyNews desta quinta-feira (7):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR