Política

vacina

Brasil deveria rever posição sobre quebra de patentes, diz pesquisador

Médico e advogado sanitarista defendeu quebra de patentes para vacina da covid. Brasil se mantém contra

por Hermínio Bernardo em 06/05/21 19:47

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, declarou que o Brasil continua contra a quebra de patentes de insumos e vacinas usados no combate à covid.

A declaração do chanceler foi feita nesta quinta-feira (6) durante audiência pública no Senado. Nesta quarta-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma mudança de postura do país que passou a ser a favor da quebra de patentes para acelerar a vacinação contra o coronavirus em todo o mundo.

Chegada das vacinas de Oxford ao Estado RS
Vacinas de Oxford/AstraZeneca enviadas ao Rio Grande do Sul.
(Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini)

Na audiência, o chanceler disse que o Brasil ainda vai analisar a postura do governo americano. Na CPI da Covid, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se manifestou contra a quebra quando questionado.

Nesta quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, declarou que a União Europeia está pronta para discutir o tema. Numa videoconferência com Ursula Von der Leyen, o presidente francês, Emmanuel Macron, também se posicionou favorável à medida que é debatida pela Organização Mundial do Comércio.

Em entrevista ao MyNews, o médico e advogado sanitarista, pesquisador da Universidade de São Paulo e da Universidade de Paris, Daniel Dourado, disse que o Brasil deveria rever sua posição.

“Se pensar a médio e longo prazo, é importante que outros países tenham a possibilidade de fazer vacinas. Fazer vacina é um negócio muito mais complexo. Num cenário de emergência sanitária global e de escassez de vacinas, a posição da OMS é de que a manutenção da propriedade intelectual compromete e atrapalha a possibilidade de outros países produzirem. Há uma lógica de quem defende, mas eu não concordo, não se justifica”, explicou.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR