Influenciador foi condenado por furto por participação em uma quadrilha de fraude bancária e preso durante operação que expediu mais de cem mandados de prisão
por Sofia Pilagallo em 23/09/24 22:21
Datena (PSDB) participa do debate do Flow News, nesta segunda-feira (23) | Foto: Reprodução/Flow News
O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) afirmou que o adversário Pablo Marçal (PRTB) “fala em impunidade“, mas não cumpriu pena por roubo. A declaração foi dada durante o debate promovido pelo Flow News, na noite desta segunda-feira (23), enquanto ele respondia à pergunta de uma eleitora sobre as propostas dos candidatos para incentivar o empreendedorismo na capital paulista.
“Fui agredido de forma subliminar por um bandido condenado, pioneiro em crimes virtuais de assalto a banco a velhinhos. Mais uma vez, ele me condena de forma brutal por um caso investigado pela polícia e arquivado pela Justiça”, afirmou Datena, em referência a uma denúncia de assédio sexual contra ele aberta em 2019 por uma ex-repórter da TV Bandeirantes.
“Ele [Marçal] fala em impunidade, mas ele não cumpriu pena pelo roubo. Ele era o assistente desse roubo, ele dedurou seus colegas, cresceu com o dinheiro, segundo a polícia lá do Goiás. É pioneiro, desde 2005, num roubo que é um dos principais roubos do PCC, que é o roubo virtual hoje em dia, o estelionato”, acrescentou.
Leia mais: Marketeiro de Nunes leva soco no rosto nos instantes finais do debate do Flow News
Uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em agosto mostrou que Marçal foi condenado por furto por participação em uma quadrilha de fraude bancária. Ele foi preso em 2005 durante a Pegasus, noticiada na época como uma operação contra a maior quadrilha especializada em invadir contas bancárias pela internet, com mais de cem mandados de prisão expedidos em vários estados.
Em nova reportagem publicada no mesmo mês, o jornal divulgou que o influenciador foi solto depois de delatar comparsas do esquema. Cinco anos depois, em 2010, Marçal foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto pela Justiça Federal em Goiás, mas recorreu da sentença por oito anos, até que o caso prescreveu, em 2018.
A tensão entre Datena e Marçal chegou ao ápice no último dia 15, durante o debate promovido pela TV Cultura, quando o tucano agrediu o adversário com uma cadeira. Imediatamente antes da cadeirada, Marçal afirmou que Datena “não era homem” para bater nele e o chamou de “arregão”. No debate promovido pelo MyNews e pela TV Gazeta, em 1º de setembro, o tucano deixou o púlpito e foi em direção ao adversário. A mediadora do debate, Denise Campos de Toledo, chegou a chamar os seguranças, mas não houve confronto físico. O apresentador retornou ao local onde estava posicionado e foi advertido na sequência.
Leia mais: Marçal chama gestão de Nunes de ‘estepe’ e diz que só se pode chamar de prefeito quem foi eleito
O episódio ocorreu no quarto bloco, mas a tensão entre Datena e Marçal começou antes, no segundo bloco, quando o influenciador trouxe à tona a denúncia de assédio sexual envolvendo o adversário e afirmou que ele deveria pedir perdão às mulheres. O tucano se disse inocente, falou que o caso foi arquivado e acrescentou que a repórter que o acusou de assédio se retratou publicamente em cartório e pediu desculpas.
No quarto bloco, Marçal voltou a provocar Datena ao perguntar quando o adversário iria deixar a disputa eleitoral. O apresentador usou seu tempo de resposta para voltar a se defender da acusação de assédio. Disse que não havia provas da denúncia e que o assunto chegou a provocar a morte da sogra, que sofreu três AVCs. Em seguida, lembrou que o influenciador foi condenado pela Justiça.
Quando a palavra voltou para Marçal, ele afirmou que Datena “não era homem” para enfrentá-lo. A isso se seguiu a cadeirada. No intervalo, o influenciador pediu para se retirar do debate e seguiu para um hospital. Em seu perfil no Instagram, disse ter sentido uma “dor ao respirar fundo” e tido uma fratura no sexto arco costal, além de ter recebido uma pancada na mão direita.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR