Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

ESTADOS UNIDOS

“Mundo deve ter medo do Trump”, diz ex-embaixador

Rubens Barbosa, que foi embaixador em Washington, afirma que Trump ainda tem influência

por Hermínio Bernardo em 30/04/21 10:37

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, completa nesta sexta-feira (30) 100 dias no cargo. Algumas medidas marcaram o início da gestão do democrata. Na posse, Biden anunciou a meta de aplicar 100 milhões de doses da vacina nos primeiros cem dias de governo. A dose foi batida na metade do tempo, foi dobrada e atingida novamente.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Casa Branca (Domínio Público).

O democrata também anunciou pacotes de estímulo da economia que chegam a US$ 4 trilhões, determinou medidas para restringir o acesso às armas e realizou a cúpula do clima para apresentar compromissos com o meio ambiente.

Em entrevista ao Café do MyNews, o ex-embaixador do Brasil em Washington e em Londres, atual diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), Rubens Barbosa lembrou que o ex-presidente Donald Trump continua influente na política americana apesar da mudança política do país.

“Nós não devemos ter medo do Trump, o mundo deve ter medo do Trump. O Trump hoje está ainda com influência. O republicano que falou depois do Biden mostra a influência do Trump no Partido Republicano. Certamente haverá algum grupo mais moderado que queira ocupar o espaço do Trump. Mas, por exemplo, se na eleição do ano que vem o Biden perder a maioria no Senado, vai ser uma vitória do Trump”, afirmou.

Rubens Barbosa ainda destacou que o Brasil ficou isolado e está se adaptando ao novo governo de Joe Biden.

“Com a eleição de Biden, o Brasil ficou na contramão. Estávamos alinhados às políticas do Trump, inclusive na questão ambiental. No começo do governo, o presidente Bolsonaro ameaçou se retirar do acordo de Paris, como tinha feito Trump, ele foi dissuadido disso e felizmente ele ficou no acordo. Então, agora com essa nova política americana, o Brasil está tendo que se ajustar e para isso foi muito importante a mudança do Ernesto Araújo para o Carlos França”, disse.

Confira a entrevista completa no Café do MyNews:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR