O presidente Lula se reuniu com o venezuelano nessa segunda-feira e classificou o encontro como um “momento histórico”
por Kethilyn Mieza em 29/05/23 16:52
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou em Brasília na noite do último domingo para se reunir com demais líderes da América do Sul em uma convocação feita pelo governo do Brasil. Maduro e a esposa Cilia Flores foram recebidos pela embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.
Maduro não vinha ao Brasil desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A última vez foi em 2015, em uma cúpula do Mercosul realizada também na capital do país.
A presença do presidente venezuelano no Brasil estava proibida por uma medida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso aconteceu em 2019, ano de posse de Bolsonaro, que rompeu com o país vizinho e retirou o diplomata, mas foi revertida no penúltimo dia de 2022.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a visita do venezuelano ao Brasil é importante para que os países avancem no processo de “normalização das relações bilaterais”. Nesta semana, todos os chefes de Estado da América Latina estarão em Brasília para o encontro, com exceção da presidente do Peru Duna Boluarte, que possui uma vedação constitucional para sair do país.
Reunião entre Lula e Nicolás Maduro
Nessa segunda-feira, Maduro se encontrou com o presidente Lula no Palácio do Planalto e, segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois falaram sobre o processo de normalização das relações bilaterais, inclusive a reabertura das embaixadas e consulados e a designação do embaixador da Venezuela no Brasil. Também falaram sobre as eleições venezuelanas, que serão realizadas no próximo ano.
Lula relembrou o tempo que Maduro ficou sem vir ao Brasil e chamou esse encontro de “momento histórico”. O presidente ainda valorizou a relação com o país e disse: “A Venezuela sempre foi um parceiro para o Brasil. Por equívocos, Maduro ficou muito tempo sem vir ao Brasil e a gente sem ir lá. Tínhamos uma relação comercial de praticamente R$ 6 bilhões. Isso é ruim para a Venezuela e ruim para o Brasil”.
Assista ao Café do MyNews de hoje com os jornalistas Mara Luquet, João Bosco Rabello e Afonso Marangoni sobre a chegada de Maduro ao Brasil:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR