Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Senado Federal

Nise Yamaguchi defendeu mudar bula da cloroquina em reunião no Palácio do Planalto, diz presidente da Anvisa

Na CPI da Pandemia, Antonio Barra Torres afirma que discussão ocorreu eu reunião com ministros de Bolsonaro no Palácio do Planalto

por Thales Schmidt em 11/05/21 12:14

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou nesta terça-feira (11) na CPI da Pandemia que a médica Nise Yamaguchi defendeu mudar a bula da cloroquina para prever tratamento contra covid-19. O uso do medicamento para enfrentar a pandemia não tem fundamentação científica e não é aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante seu depoimento ao colegiado na semana passada, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que Torres barrou a ideia de indicar tratamento para covid-19 na bula da cloroquina, mas não soube apontar quem teria patrocinado a ideia.

De acordo com Torres, participaram da reunião em que a mudança da bula foi comentada os ministros Walter Braga Netto, Mandetta, além do próprio Torres, a médica Nise Yamaguchi e outro médico que Torres afirma não lembrar o nome. O presidente da Anvisa afirmou que não se lembra se Jorge Oliveira e Luiz Eduardo Ramos também estavam presentes no encontro que ocorreu no Palácio do Planalto.

“Esse documento foi comentado pela doutora Nise Yamaguchi, o que provocou uma reação, eu confesso, até um pouco deseducada, ou deselegante, minha reação foi muito imediata, de dizer que aquilo não poderia ser”, afirmou Torres à CPI.

Quando perguntado pelo relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), se os ataques de Bolsonaro contra a China atrapalham a aquisição de vacinas, Torres reconheceu “dificuldades” na chegada dos imunizantes, mas afirmou não saber apontar um “nexo causal” que explique os atrasos.

Ministro da Saúde pode depor novamente

O senador Humberto Costa (PT-PE) pediu no colegiado a reconvocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e disse que o titular da pasta “não estudou” e apresentou informações incompletas e imprecisas. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) criticou o pedido de Costa e disse que uma reconvocação de Queiroga pode retirar o ministro da Saúde de sua função no combate à pandemia.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR