Senador Rogério Carvalho defende que deputado se explique sobre defesa de imunidade de rebanho que pautou o comportamento do presidente Bolsonaro
por Juliana Braga em 19/04/21 10:22
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu nesta segunda-feira (19) o convite para o deputado Osmar Terra (MDB-RS) se explicar na CPI da covid-19 sobre a defesa da imunidade de rebanho. Segundo o parlamentar, que é médico e suplente na comissão, essa teoria pautou a atuação do presidente Jair Bolsonaro e favoreceu a expansão da epidemia.
O senador explica que, por ser deputado, Osmar Terra goza de imunidade e iria como convidado, não convocado. Ele acha importante questionar porque ele defendeu a teoria de imunidade de rebanho, se orientou o presidente e se o presidente já pensava isso antes da sua orientação. Para Rogério, essa teoria está por trás da expansão da doença. “Não foi uma ação descoordenada, uma ação não intencional. Ele agiu em torno de uma teoria a de imunidade de rebanho”, acredita.
A teoria da imunidade de rebanho parte do princípio de que, uma vez contaminada, a pessoa fica imunizada e, dessa maneira, bloqueia a disseminação do vírus. Por essa lógica, quanto mais rápido as pessoas se contaminarem, mais rápido acabaria o período de calamidade. No início da pandemia, não estava claro se havia a possibilidade de reinfecção. Com a reinfecção como uma realidade, essa teoria caiu por terra.
Para Rogério, o foco da pandemia devem ser os erros do ponto de vista sanitário. Para identificá-los, ele sugere “seguir o vírus”. “Em algumas CPI’s que se trata de corrupção, que é o grande mal, que é o desvio do dinheiro, você segue o dinheiro. No caso dessa CPI, você tem que seguir o vírus. Para onde foi o vírus, por que o vírus se expandiu tanto, chegou a tantos milhões de brasileiros, por que tantas mortes?”, propõe.
Ele acredita que os 90 dias previstos para os trabalhos serão suficientes para apontar os responsáveis. Ele explicou que, por ter papel político, o relatório final pode servir de reforço para eventuais pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Além de Osmar Terra, o senador sugere focar o início dos trabalhos da CPI nas questões relacionadas à imunização. Ele cita a demora na autorização para o uso da Sputnik V e da Covaxin e a demora em formalizar o contrato com a Pfizer.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR