Política

PROCESSO ELEITORAL

PDT manifesta apoio ao voto impresso

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, o presidente nacional do partido afirma que o líder Leonel Brizola já defendia o processo há 25 anos

por Sara Goldschmidt em 28/05/21 12:28

Fundado por Leonel Brizola em 1979, logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar, o PDT é considerado um dos partidos brasileiros mais tradicionais. De ideologias trabalhista e socialista democrática, herdou o legado e os líderes do antigo PTB. Getúlio Vargas e João Goulart (Jango) estão entre as personalidades políticas que ajudaram a moldar a base do PDT. Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, os responsáveis por manter.

Após a morte de Brizola, em 2004, Carlos Lupi assumiu a presidência nacional do partido. Lupi é professor, tem 64 anos, já foi deputado federal, secretário de transportes e secretário de governo do estado (todos pelo RJ), e Ministro do Trabalho e Emprego nos governos Lula e Dilma Rousseff.

PDT defende publicamente o voto impresso.
PDT defende publicamente o voto impresso. Foto: Lucas Nascimento (ASCOM TRE-TO).

Nesta quinta-feira (27), o líder do PDT surpreendeu a todos ao divulgar um vídeo em suas redes sociais manifestando apoio ao voto impresso. Nele, Lupi afirma que Brizola já defendia a impressão do voto desde o surgimento da urna eletrônica, há 25 anos. “Desde o surgimento da urna eletrônica, nossa referência, Leonel de Moura Brizola, já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto. Para que possa apertar lá o número do seu candidato, seu papelzinho cair numa urna transparente e ficar ali guardado. Quando tiver uma desconfiança ou uma votação muito diferente de locais, você pode conferir esse voto”, diz ele na gravação.

Com este posicionamento, o PDT se junta a Jair Bolsonaro, seus aliados e eleitores, na defesa pela mudança do processo eleitoral. Sobre isso, Lupi afirma que o fato de algumas pessoas mais à direita defenderem a impressão do voto não levará o PDT a “deixar de defender aquilo que para a democracia é salutar”. E ressalta: “Nós, do PDT, através do nosso líder Leonel Brizola, fomos os primeiros a falar isso. E temos coragem de dizer a todo o povo brasileiro: sem a impressão do voto não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera.”

O político também lembrou da emenda que foi aprovada no Congresso Nacional em 2015, da lei do voto impresso, e que o Tribunal Superior Eleitoral não cumpriu porque alegou, na época, falta de recursos financeiros. O autor desta emenda foi o então deputado federal Jair Bolsonaro, e o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a impressão de comprovante de votos.

Atualmente, uma comissão especial na Câmara dos Deputados analisa uma PEC da bolsonarista Bia Kicis, para incluir o voto impresso na Constituição.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR