Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

SISTEMA ELEITORAL

PEC do Voto Impresso é rejeitada por comissão especial da Câmara

Proposta foi rejeitada por 23 votos contrários e 11 favoráveis. Novo relator fará parecer que deverá ser votado em plenário

por Juliana Cavalcanti em 06/08/21 11:39

Por 23 votos contrários e 11 favoráveis, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda Constitucional do Voto Impresso (PEC 135/19) rejeitou o parecer favorável do deputado Filipe Barros (PSL-PR) e designou como novo relator o deputado Junior Mano (PL-CE), que deverá elaborar um parecer, indicando a rejeição da proposta, para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. A PEC 135/19 foi proposta pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e prevê a impressão dos votos nas eleições, referendos e plebiscitos.

Ministério Público Federal testa o código fonte do sistema eletrônico da Urna. Foto: Abdias Pinheiro (TSE).

O voto impresso tem sido motivação de várias manifestações públicas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que alega haver irregularidades no voto eletrônico, no sistema eleitoral brasileiro e fraudes nas eleições de 2014 e 2018. Apesar de não mostrar provas sobre as acusações, Bolsonaro tem dito abertamente e em diversas ocasiões que, sem a adoção do voto impresso, não haverá eleições em 2022. O tema foi abordado numa live na última quinta-feira (29) – transmitida pelas redes sociais do presidente e também pela TV Brasil.

Nesta segunda (2) o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a abertura de inquérito administrativo contra o presidente Jair Bolsonaro para apurar as denúncias de fraude no sistema eleitoral. Nesta quarta-feira (4), o ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão de Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news – que investiga a divulgação de notícias falsas sobre eleições no país. Entre os crimes investigados estão calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime e denunciação caluniosa.

Bolsonaro passa ser investigado no processo das fake news, mas para se tornar réu é necessário um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) e a aprovação da Câmara dos Deputados, com 342 votos em plenário.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR