Chefe da pasta do Meio Ambiente superou Tarcísio de Freitas e Damares Alves em popularidade digital, aponta pesquisa da consultoria Quaest
por Ítalo Lo Re em 03/05/21 11:11
Em evidência por conta da Cúpula do Clima, de denúncias do ex-superintendente da Polícia Federal (PF) do Amazonas Alexandre Saraiva, de pedidos de #ForaSalles e #FicaSalles e de polêmicas com a cantora Anitta, Ricardo Salles teve um salto de popularidade nas redes sociais no mês de abril. O chefe da pasta do Meio Ambiente tornou-se o primeiro da lista de ministros de Jair Bolsonaro (sem partido) no Índice de Popularidade Digital (IPD), medido pela consultoria Quaest.
Em rápida ascensão, Salles partiu da terceira colocação para o primeiro lugar em menos de 15 dias — a pontuação foi de 25.4, em 10 de abril, para 72.2, no dia 22 do mesmo mês. A contagem de popularidade vai de 0 a 100. Segundo relatório da Quaest, o ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro nunca havia ocupado a primeira colocação anteriormente.
“Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura], que hoje aparece em segundo lugar, sempre foi o líder no IPD de ministros. A média do IPD de Tarcísio ao longo de 2021 foi de 68.2, a mais alta entre os ministros”, aponta a análise. Felipe Nunes, PhD em ciência política, professor da UFMG e diretor da Quaest, explica que isso se deve à reputação que Tarcísio conseguiu construir como engenheiro do Exército que faz grandes obras acontecerem. “Essa fama dele vem dando cada vez mais espaço político de visibilidade entre os bolsonaristas. Com isso, o engajamento e a mobilização em defesa dele estão sempre em alta”, diz Nunes.
Abaixo, o ranking com as sete primeiras colocações do IPD de ministros no dia 22 de abril:
A popularidade digital de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, também foi mensurada. Com índice de 36.8, ele ocuparia a quinta posição.
Pesquisas desenvolvidas pelo grupo de estudos do professor Felipe Nunes mostraram uma relação direta e positiva entre comportamento político em redes sociais e comportamento eleitoral. A partir disso, a Quaest desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial para monitorar a popularidade digital de atores políticos e marcas a partir de 152 variáveis coletadas via Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR