Ex-ministro da Educação diz que Brasil sofre perdas “materiais e imateriais” com o desmonte da educação pública
por Luciana Tortorello em 26/05/21 17:56
Ignorância e interesse. É assim que o filósofo e ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro analisa o desmonte da educação pública e os cortes de verbas no Ministério da Educação. Em entrevista ao MyNews, Ribeiro comenta quais são as áreas mais afetadas com esses cortes e importância de manter a pesquisa para o país.
Na última terça-feira (25), o deputado estadual do PSL-RJ, Anderson Moraes, protocolou um projeto de lei propondo acabar com a UERJ, alegando haver “balbúrdia” e “nítido aparelhamento ideológico de viés socialista” na instituição de ensino. O PL foi descartado na quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, mas o assunto repercutiu nas redes sociais.
Ribeiro avalia que há uma ignorância que contida na proposta, que desconsidera que as universidades públicas são as principais fontes de pesquisa de qualidade no Brasil. O filósofo destaca que, em 2015, o Brasil chegou ao 11º lugar no mundo em quantidade e qualidade de artigos científicos publicados.
“O interesse é o seguinte: existe interesse de reduzir ou mesmo destruir as universidades públicas para passar um filão de dinheiro para instituições privadas, que nem sempre tem os mesmos custos, você tem instituições privadas que têm um custo muito mais barato por aluno, mas justamente porque os professores não fazem pesquisa”, analisa o ex-ministro da educação.
Ribeiro alega que com os cortes orçamentários na educação, todas as áreas correm risco, mas que as que dependem de laboratórios serão mais afetadas. O professor lembra que não é só o patrimônio material que se perderá, mas também o patrimônio considerado imaterial.
“Para colocar de outro jeito, se você pensar quanto vale o patrimônio material e imaterial, o imaterial são cérebros, as cabeças, a formação das pessoas, das universidades federais, é muito dinheiro que vai, o valor que está sendo negado às universidades e institutos federais é um valor pequeno em comparação com esse valor todo”, argumenta o especialista.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR