Arquivos Camilla Lucena* - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/camilla-lucena/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Thu, 13 Feb 2025 20:30:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Afegão atropela multidão em Munique nesta quinta-feira (13) https://canalmynews.com.br/noticias/afegao-atropela-multidao-em-munique-nesta-quinta-feira-13/ Thu, 13 Feb 2025 20:30:59 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50870 Segundo autoridades, polícia antiterrorismo assumiu investigação após indícios de que o suspeito tenha envolvimento com extremismo

O post Afegão atropela multidão em Munique nesta quinta-feira (13) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um imigrante afegão, identificado pela imprensa local como Farhad N., de 24 anos, atropelou um grupo de pessoas que participavam de um comício de um sindicato em Munique, na Alemanha, na manhã desta quinta-feira (13). Segundo as autoridades, policiais do agrupamento antiterrorismo assumiram as investigações, pois há indícios de que o suspeito tenha envolvimento com extremismo.

Leia mais: Estatuto das Blitzes será sancionado pelo governador Cláudio Castro

O atropelamento ocorreu em Seidlstrasse, no centro da terceira maior cidade da Alemanha, e deixou pelo menos 28 feridos, alguns em estado grave. O primeiro-ministro do Estado da Baviera, Markus Söder, afirmou que, provavelmente, se trata de um ataque deliberado.

O acidente

De acordo com o porta-voz da cidade, Christian Huber, um veículo da polícia estava acompanhando a passeata no momento do atropelamento e chegou disparar uma vez contra o carro do agressor.

“Um veículo se aproximou e ficou atrás do carro da polícia. Então, ele se moveu para ultrapassar, acelerou e chagou ao fim do protesto”, informou Huber. “Colegas [policiais] pegaram o agressor. Um tiro foi disparado contra o veículo. O agressor foi preso.”

Leia mais: Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa

O acidente ocorreu horas antes do vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, e o presidente da Ucrânia, Zolodymyr Zelensky, chegarem ao país para a Conferência de Segurança de Munique. No entanto, as autoridade acreditam que não há relação com o fato.

O suspeito

O suspeito de ser autor do atropelamento é um imigrante afegão de 24 anos que estava em processo de solicitação de asilo na Alemanha. Segundo informações divulgada pela BBC, Farhad chegou ao país em 2016 e teve o visto negado, mas sua deportação estava suspensa.

Leia mais: Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais?

Ele era conhecido pela polícia por roubo e outros crimes relacionados à drogas.

O acidente acontece uma semana antes das eleições nacionais da Alemanha, em que a imigração é um dos temas mais debatidos.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (12):

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Afegão atropela multidão em Munique nesta quinta-feira (13) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa https://canalmynews.com.br/politica/zelensky-propoe-troca-de-territorios-russia-recusa/ Wed, 12 Feb 2025 18:21:40 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50843 Segundo proposta, Ucrânia abriria mão da região de Kursk por outros territórios que estejam sobre o domínio russo, mas o Kremlin rejeitou a negociação

O post Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta terça-feira (11) que tem planos de oferecer à Rússia um acordo de troca de territórios. Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, nesta quarta-feira (12), que o país nunca discutirá uma troca de territórios.

Leia mais: Afinal, o que é a DeepSeek? Decifrando os termos e conceitos atrelados à Inteligência Artificial

Durante entrevista ao jornal inglês The Guardian, publicada na terça, Zelensky disse ao jornalista Shaun Walker, que está pronto para negociar com Vladimir Putin, mas deixou claro a importância da atuação dos EUA para facilitar a comunicação. Segundo ele, caso Trump consiga criar uma linha de negociação entre os países, apresentaria à Putin a proposta de troca de territórios.

“Nós vamos trocar um território por outro”, afirmou Zelensky. A ideia seria oferecer a região russa de Kursk, que está sob o domínio ucraniano há seis meses, em troca de territórios ucranianos tomados pela Rússia. No entanto, Zelensky que não tem certeza de qual território pediria de volta. “Eu não sei, nós vamos ver. Todos os nossos territórios são importantes, não há prioridade.”

Leia mais: ‘Nunca tivemos força de militância como o PT’, afirma presidente do PSDB

Entretanto, de acordo com a Reuters, Peskov rejeitou categoricamente o acordo. “É impossível”, afirmou o porta-voz em encontro com os jornalistas, “A Rússia nunca discutiu, nem vai discutir, a troca desses territórios. […] As tropas ucranianas serão expulsas [da região de Kursk]. Aqueles que não foram expulsos serão destruídos”.

Em dezembro do ano passado, Putin garantiu que os soldados ucranianos seriam definitivamente retirados de Kursk, mas não disse quando isso aconteceria.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada desta quarta-feira, às 20h30:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Avião bate em carro durante decolagem no Galeão https://canalmynews.com.br/noticias/aviao-bate-em-carro-durante-decolagem-no-galeao/ Wed, 12 Feb 2025 17:45:52 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50838 Aeronave operada pela Gol iria para Fortaleza quando atingiu o veículo que estava em manutenção na pista do aeroporto; não houve feridos

O post Avião bate em carro durante decolagem no Galeão apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um avião operado pela Gol Linhas Aéreas colidiu com um carro de manutenção durante o procedimento de decolagem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (11). Segundo a concessionária responsável pelo aeroporto, a RIOgaleão, não houve feridos e o terminal continuou operando normalmente após o incidente.

Leia mais: Afinal, o que é a DeepSeek? Decifrando os termos e conceitos atrelados à Inteligência Artificial

O piloto da aeronave, um Boeing 737 Max 8, abortou a decolagem imediatamente ao perceber uma caminhonete Chevrolet S10 da manutenção parada no meio da pista. Para evitar um acidente mais grave, ele acionou os freios, mas acabou “atropelando” o veículo.

Segundo áudio divulgado pelo G1, o piloto comunicou à torre de comando sobre o acidente. “Galeão, Gol 1674 abortou a decolagem. Tinha um carro no meio da pista”, informou.

Leia mais: Veja escolas de sambas afetadas pelo incêndio no Rio de Janeiro

Após o incidente, os passageiros foram retirados do avião e a companhia aérea providenciou um voo extra para Fortaleza, destino original do Boeing. O carro de manutenção ficou completamente destruído e a aeronave foi levada para o pátio de manutenção da United Airlines.

Carro atingido por avião da Gol no Galeão na noite de terça-feira (11) | Foto: Reprodução

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (11):

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Avião bate em carro durante decolagem no Galeão apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Steve Bannon se declara culpado por desvio de verba do muro no México https://canalmynews.com.br/noticias/steve-bannon-se-declara-culpado-por-desvio-de-verba-do-muro-no-mexico/ Tue, 11 Feb 2025 18:02:09 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50801 Com a declaração, aliado de Trump evitou a pena de prisão e foi condenado a três anos de liberdade condicional por envolvimento na fraude contra doadores

O post Steve Bannon se declara culpado por desvio de verba do muro no México apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Steve Bannon, um dos principais aliados, conselheiro e ex-estrategista de Donald Trump, se declarou culpado por participar de um esquema de fraude para desviar fundos doados para a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Leia mais: Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio

De acordo com a acusação apresentada pelo Departamento de Justiça dos EUA, Bannon e outras três pessoas enganaram centenas de milhares de doadores do projeto “We Build the Wall” (“Nós construímos o muro”, na tradução literal), que arrecadou US$ 25 milhões (aproximadamente, R$ 144,45 milhões). Por outro lado, seu advogado afirmou que os fundos desviados jamais foram embolsados pelo ex-estrategista.

Inicialmente, Bannon afirmou ser inocente frente às acusações e seria julgado em março. Mas, agora, com a declaração de culpa, ele conseguiu evitar uma pena de prisão, sendo condenado a apenas três anos de liberdade condicional.

Leia mais: Bolsonaristas apostam em Elon Musk nas eleições do Brasil em 2026

O aliado de Trump chegou a ser preso em 2024 por não colaborar com as investigações sobre a invasão ao Capitólio em janeiro de 2021, mas foi solto em outubro, há uma semana das eleições que reelegeram o atual presidente. Steve Bannon é um dos principais nomes da direita nos EUA e exerceu um papel central durante o primeiro mandato de Trump.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com a jornalista Camilla Lucena e o advogado tributarista Carlos Crosara sobre as tributações de Trump:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Steve Bannon se declara culpado por desvio de verba do muro no México apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio https://canalmynews.com.br/noticias/trump-anuncia-possivel-taxacao-de-25-sobre-aco-e-aluminio/ Mon, 10 Feb 2025 18:15:47 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50780 Caso nova tributação seja adotada, Brasil poderá ser um dos principais países afetados pelas medidas protecionistas, junto como México e Canadá

O post Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou no domingo (9) que apresentará nesta segunda-feira (10) novos planos tarifários para impor taxação de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio do país.

Segundo dados divulgados pelo G1, aproximadamente 25% do aço usado no país, além de metade do alumínio utilizado, é importado de países vizinhos, Canadá e México, e aliados na Ásia. Isto é, dependem dos mercado internacional para atender as demandas internas das industrias americanas.

A possibilidade de Trump impor novos tributos sobre esse materiais é um alerta para a economia brasileira, pois, de acordo com dados do governo, os norte-americanos compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço em 2023. Já em 2024, conforme os dados do Departamento de Comércio americano, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, perdendo apenas para o Canadá.

Por meio das redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda que o Brasil só vai se posicionar depois que Trump tomar uma decisão oficial. O ministro aproveitou o momento para desmentir os boatos de que o governo brasileiro taxaria as empresas de tecnologia em retaliação.

Leia mais: Segunda Chamada: Janaina Paschoal é questionada sobre impeachment de Dilma; Veja reação

Entre 2018 e 2019, durante seu primeiro mandato, Trump também impôs tarifas de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre o alumínio. No entanto, isentou o Brasil, o Canadá, o México, a União e o Reino Unido da taxação.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com a jornalista Camilla Lucena e o advogado tributarista Carlos Crosara sobre as tributações de Trump:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Canadá volta atrás, faz acordo com EUA e tarifas são suspensas https://canalmynews.com.br/noticias/canada-volta-atras-faz-acordo-com-eua-e-tarifas-sao-suspensas/ Tue, 04 Feb 2025 18:25:29 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50626 Após Donald Trump assinar ordem para taxar produtos canadenses em 25%, Justin Trudeau prometeu impor impostos em retaliação

O post Canadá volta atrás, faz acordo com EUA e tarifas são suspensas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, anunciou, nesta segunda-feira (3), que voltou atrás na decisão de taxar os produtos norte-americanos em retaliação às tarifas de 25% ordenadas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no final de semana.

Segundo Trudeau, assim como o México, o Canadá entrou em acordo com os EUA para suspender as tarifas comerciais entre os países por um mês.

Leia mais: México e Estados Unidos firmam acordo para suspender tarifas por um mês

O primeiro-ministro afirmou ter tido “uma boa conversa” com Trump, destacando que o país está comprometido com a implantação de seu plano de fronteira com o país vizinho para “interromper o fluxo de fentanil” — opioide sintético responsável pela maior parte das overdoses nos EUA.

“Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um ‘Czar do Fentanil’, nós vamos listar os cartéis como terroristas e
lançar uma Força-tarefa conjunta com os Estados Unidos para combater o crime organizado, o fentanil é a lavagem de dinheiro”, destacou Trudeau por meio de seu perfil oficial no X (antigo Twitter). “A proposta de imposição de tarifas comerciais ficará suspensa por 30 dias enquanto trabalhamos juntos.”

Leia mais: Guerra de torcidas em Recife: Como identificar criminosos, punições e quais medidas do Governo?

Em seu perfil na rede Truth Social, Trump também, se manifestou sobre o acordo, dizendo que o Canadá concordou em garantir que ambos os países tenham, “uma fronteira norte segura”, e reforçou os esforços de seu governo para combater a droga que tem “inundado” seu país, “matando centenas de milhares de americanos “.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como a inteligência artificial chinesa ameaça a hegemonia norte-americana:

O post Canadá volta atrás, faz acordo com EUA e tarifas são suspensas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
México e Estados Unidos firmam acordo para suspender tarifas por um mês https://canalmynews.com.br/noticias/mexico-e-estados-unidos-firmam-acordo-para-suspender-tarifas-por-um-mes/ Mon, 03 Feb 2025 21:29:41 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50612 Presidente mexicana concordou em reforçar a segurança na fronteira, enquanto os EUA se comprometeram a impedir o tráfico de armas

O post México e Estados Unidos firmam acordo para suspender tarifas por um mês apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os Estados Unidos (EUA) e o México anunciaram nesta segunda-feira (3) um acordo para “pausar imediatamente”, por um mês, as tarifas impostas sobre os produtos mexicanos. No sábado (1º), o presidente Donald Trump assinou uma ordem para taxar em 25% os produtos mexicanos a partir de terça-feira (4).

Leia mais: Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial

A negociação entre o empresário e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, foi definida pelo republicano como “uma conversa muito amigável”. Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), Sheinbaum afirmou que o acordo foi realizado “com muito respeito” pela relação entre os dois países.

“Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10 mil soldados mexicanos na fronteira que separa o México e os Estados Unidos. Esses soldados serão especificamente designados para impedir o fluxo de fentanil e imigrantes ilegais para o nosso país”, afirmou Trump em seu perfil oficial na rede social Truth Social.

“Nós tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com muito respeito ao nosso relacionamento [com os EUA] e à nossa soberania; chegamos a uma série de acordos”, escreveu Sheinbaum.

Leia mais: Talíria Petrone é escolhida para comandar bancada do PSOL em Brasília

De acordo com ela, o México reforçará a segurança na fronteira – enviando 10 mil homens da Guarda Nacional -, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, principalmente de fentanil (opioide sintético causador da maior parte das overdoses nos EUA nos últimos anos). Em contrapartida, o governo americano trabalhará para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.

Por fim, as tarifas comerciais entre os dois países ficarão suspensas por um mês e os governos dedicarão esforços conjuntos em duas frentes: saúde e comércio.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como a inteligência artificial chinesa ameaça a hegemonia norte-americana:

O post México e Estados Unidos firmam acordo para suspender tarifas por um mês apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial https://canalmynews.com.br/noticias/tarifas-trump-mundo-guerra-comercial/ Mon, 03 Feb 2025 18:25:28 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50580 Impostos de 10% sobre a China e de 25% sobre Canadá e México entram em vigor na terça- feira (4); em resposta, dólar opera em alta, chegando a R$ 5,90

O post Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, decidiu taxar os três principais parceiros comerciais de seu país, China, Canadá e México. As tarifas de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre importações do Canadá e do México — com exceção do petróleo canadense que será taxado em 10% — devem entrar em vigor na terça-feira (4).

Leia mais: Lula recebe presidentes da Câmara e do Senado e afirma que relação será boa

Em retaliação, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou, na noite de sábado (1º), imposição de tarifas de 25% sobre produtos norte-americanos, enquanto a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que estuda possíveis medidas, tarifárias e não tarifárias, para defender os interesses do país.

A China, por outro lado, acusou as novas tarifas de Trump de “violarem seriamente” as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmando que contestará a taxação por meio da entidade. Mas, em comunicado publicado no domingo (2) pelo Ministério do Comércio chinês, pediu aos EUA que “se envolvam em um diálogo franco e fortaleçam a cooperação”.

Leia mais: Ministros de Lula usam boné azul em contraponto a bolsonaristas

Diante de uma possível guerra comercial, o dólar operou em alta nesta segunda-feira (3), chegando a R$ 5,90, e as bolsas de valor no Brasil, Europa e Ásia encerraram em queda.

Segundo a BBC, os investidores se preparam para um período de turbulência no mercado internacional, que pode afetar os ganhos das grandes empresas e reduzir o crescimento econômico global.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como a inteligência artificial chinesa ameaça a hegemonia norte-americana:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Postagens preconceituosas de Karla Sofía Gascón ressurgem https://canalmynews.com.br/noticias/internautas-revivem-postagens-preconceituosas-de-karla-sofia-gascon/ Fri, 31 Jan 2025 23:21:12 +0000 https://localhost:8000/?p=50523 Nas publicações divulgadas nas redes sociais, a atriz se posiciona de forma controversa sobre o islamismo a diversidade no Oscar e o caso George Floyd

O post Postagens preconceituosas de Karla Sofía Gascón ressurgem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, protagonista do filme “Emília Pérez”, está sendo alvo de críticas nas redes sociais após internautas reviverem comentários preconceituosos publicados pela atriz na rede X (antigo Twitter), entre 2020 e 2021. A varredura pela vida de Gascón ocorreu após ela acusar a equipe de Fernanda Torres de difamação durante uma entrevista de divulgação do filme francês.

“Em nenhum momento você me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filmes de Fernanda Torres [Ainda Estou Aqui]. Mas, por outro lado, existem pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda que falam mal de mim e de ‘Emília Pérez’. Equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas estão tentando diminuir o trabalho dos outros”, afirmou ela, na quarta-feira (29), à Folha de S. Paulo.

Nas publicações divulgadas pelos usuários das redes sociais, a atriz se posiciona de forma controversa sobre o islamismo, a diversidade no Oscar e, até mesmo, sobre a morte de George Floy – homem negro que foi assassinado por policiais nos Estados Unidos.

“Cada vez mais, o Oscar se parece com uma cerimônia de premiação de filmes independentes e de protesto. Eu não sabia se estava assistindo um festival ‘afro-coreano’, uma manifestação do Black Lives Matter [movimento Vidas Negras Importam] ou do 8M [mobilização por direitos das mulheres que acontece no dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres]. Sem falar nas roupas de gala feias, feias”, publicou Gascón sobre a cerimônia do Oscar de 2021.

Sobre a imigração de mulçumanos na Espanha, ela disse: “Desculpa, é impressão minha ou cada vez mais há mais mulçumanos na Espanha? A cada vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e saias compridas até os calcanhares. Talvez, no ano que vem, ao invés de inglês, tenhamos que ensinar árabe… e um cordeiro.”

“Quantas outras vezes a história terá que expulsar esses ‘mouros’ da Espanha?… Nós ainda não percebemos o que essa ameaça a civilização significa, que constantemente ataca a liberdade e a coerência dos indivíduos. Isto não é sobre racismo, é sobre o islamismo”, afirmou Gascón em outra publicação.

A atriz também se referiu a George Floyd, morto em 2020 após um policial se ajoelhar sobre seu pescoço e peito ao imobilizá-lo, como “um viciado traficante”. O comentário foi publicado nas redes apenas alguns dias após o assassinato.

Segundo a Variety, vários outros posts problemáticos foram apagados da conta da atriz na quinta-feira (30).

Frente aos ataques recentes, Gascón pediu desculpas pelos comentários. “Como alguém de uma comunidade marginalizada, eu conheço bem esse sofrimento e eu lamento muito àqueles em que causei dor”, disse ela, que é a primeira atriz abertamente trans a ser indicada a um Oscar.

Os filmes “Emília Pérez” e “Ainda Estou Aqui” concorrem juntos aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Filmes Estrangeiro. Fernanda Torres e Karla Sofía Gascón também foram indicadas à categoria de melhor atriz.

A cerimônia de premiação acontece no dia 2 de março, às 21 horas no horário de Brasília, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista especial com Rui Tendinha, um dos jurados do Globo de Ouro:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Postagens preconceituosas de Karla Sofía Gascón ressurgem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira https://canalmynews.com.br/brasil/pri-helena-a-zeze-de-ainda-estou-aqui-fala-sobre-expectativa-do-oscar-e-sua-carreira/ Thu, 30 Jan 2025 18:35:51 +0000 https://localhost:8000/?p=50458 Em cartaz com filme que vai concorrer em três categorias e na novela Volta Por Cima, atriz fala com exclusividade ao MyNews

O post Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, está em cartaz desde novembro de 2024 e vem fazendo muito sucesso. Aliás, a produção concorre em três categorias no Oscar, que acontecerá em março: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Desse modo, o MyNews conversou com Pri Helena, que interpreta Zezé. A atriz falou sobre a preparação para o papel e suas inspirações.

R: “Desde o início, senti uma grande responsabilidade em dar vida a essa personagem, que representa tantas mulheres brasileiras. Além de materiais de pesquisa e relatos que me ajudaram a entender melhor a relação dela com os Paiva, me inspirei muito na minha avó. Ela cresceu na roça, em uma família muito humilde, e ainda jovem trabalhou em casas de outras famílias. Minha avó foi uma referência importante nesse processo. Ela carrega uma força e uma resiliência que acredito serem características da Zezé também. A partir da história dela, preenchi o que faltava de registros reais da Maria José”, revela Pri.

VEJA + Gabeira comenta sobre seu livro que inspirou filme indicado ao Oscar e declara torcida por Ainda Estou Aqui

Expectativa pelo Oscar de Ainda Estou Aqui

Em janeiro, Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, deputado morto durante a Ditadura Militar, venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Agora concorre ao Oscar. Pri Helena compartilhou a emoção de fazer parte de algo tão especial.

Pri Helena nos bastidores de Ainda Estou Aqui – Foto: divulgação assessoria de imprensa

R: “É uma mistura de gratidão, orgulho e emoção. Saber que emprestei meu corpo para dar vida à Zezé e contribui para essa história é uma sensação indescritível. Mas, para mim, isso vai muito além de uma conquista profissional. Tudo o que tem acontecido é um marco não só para o filme, mas para o cinema brasileiro. Nosso cinema sempre teve um olhar sensível e autêntico sobre a realidade, e ver essa história ganhando o mundo reafirma a força da nossa arte. Isso abre portas para mais produções nacionais serem vistas e valorizadas lá fora, impulsionando nossas narrativas para além das bolhas culturais.”, analisa sobre fazer parte do filme.

Contudo, além de atuar, Pri Helena é formada em Comunicação Social. Ela comentou se Ainda Estou Aqui pode inspirar novas produções sobre histórias brasileiras:

R: “Tenho acompanhado tudo com o coração a mil! Ao contrário da Nanda, tô totalmente em clima de Copa do Mundo! (risos). E como não estaria? Tudo o que está acontecendo com Ainda Estou Aqui prova o quanto é importante contar as histórias do nosso povo e valorizar nossa cultura. Quando um filme brasileiro vai tão longe, ele não só leva mais gente ao cinema, como também desperta o interesse por outras produções nacionais. Isso fortalece a nossa indústria, cria novas oportunidades e, o melhor de tudo, faz com que as pessoas criem o hábito de prestigiar o cinema brasileiro.”, analisa sobre como está a expectativa para o Oscar.

Pri Helena destaca papéis diferentes atualmente

Pri Helena, aliás, também vive a vilã Cacá na novela Volta Por Cima. A atriz destacou seu atual momento na carreira e a diferença entre os papéis interpretados:

R: “Estar entre esses dois universos — o cinema e a televisão — é um privilégio enorme para qualquer atriz. A Cacá, em Volta Por Cima, é uma personagem intensa, cheia de camadas, com um tipo de vilania que me fascina. Já a Zezé vive em outro universo, com uma história completamente diferente. São experiências distintas, mas que se complementam na minha trajetória como atriz. Fazer novela tem um ritmo mais acelerado que o cinema; a personagem vai se construindo aos poucos, e eu sinto a reação do público na hora. Adoro ver as pessoas comentando na internet, xingando a Cacá, mas torcendo por ela ao mesmo tempo! (risos) Me sinto realizada e muito grata por tudo que está acontecendo na minha carreira. Tô aproveitando cada segundo e super animada para o que vem por aí.”, concluiu Pri Helena.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que é DeepSeek, a nova IA chinesa que causou prejuízo a bigtechs ocidentais? https://canalmynews.com.br/noticias/o-que-e-deepseek-a-nova-ia-chinesa-que-causou-prejuizo-a-bigtechs-ocidentais/ Wed, 29 Jan 2025 20:28:16 +0000 https://localhost:8000/?p=50453 Chatbot lançado no último final de semana superou concorrentes e se tornou o aplicativo gratuito mais baixado nos Estados Unidos e na China

O post O que é DeepSeek, a nova IA chinesa que causou prejuízo a bigtechs ocidentais? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
DeepSeek é um aplicativo de inteligência artificial “generativa” – tecnologia popularmente conhecida como chatbot – desenvolvido pelo engenheiro eletrônico Liang Wenfeng em Hangzhou, cidade no sudeste da China. A IA, lançada no final de semana, se tornou o aplicativo gratuito mais baixado nos Estados Unidos (EUA) e na China e levou as ações das principais empresas de tecnologia norte-americanas a despencar.

Leia mais: Lula planeja mudanças no Planalto e Gleisi é cotada para Secretaria-Geral

A startup chinesa DeepSeek, responsável pelo modelo de IA de mesmo nome, afirmou que o novo chatbot foi criado com bem menos recursos, usando menos dados e custando apenas uma fração do que foi investido em seus concorrentes, como o ChatGPT e o Gemini. Além disso, os modelos batizados de DeepSeek R1 e V3 também são mais acessíveis e utilizam um código aberto, o que permite que outras pessoas e empresas possam testar e aprimorar os sistemas livremente.

Impacto no mercado internacional

Toda a movimentação ao redor do DeepSeek começou na segunda-feira (27), primeiro dia útil após seu lançamento. A ascensão do aplicativo fez com que os investidores vendessem rapidamente as ações das grandes empresas de tecnologia norte-americanas. Ao final do dia, Nvidia, Alphabet (dona do Google), Microsoft e Tesla fecharam em queda com uma perda acumulada de US$ 643 bilhões (aproximadamente R$ 3,7 trilhões) em valor de mercado.

Leia mais: Segunda Chamada: Confira a disputa pelo poder na câmara dos deputados

A mais prejudicada foi a fabricante de chips de IA Nvidia, que deixou o posto de empresa mais valiosa do mundo, ao perder US$ 589 bilhões (aproximadamente R$ 3,4 trilhões) e encerrar a segunda-feira em forte queda de 17%. Microsoft, principal investidora da OpenAI (responsável pelo ChatGPT), e Alphabet, dona do Gemini, também registraram queda de 2,14% e 4,17%, respectivamente.

O novo presidente dos EUA, Donald Trump, também se pronunciou sobre a tecnologia chinesa, avaliando com positiva a criação de um modelo mais rápido de inteligência artificial, mas afirmou que isso deve servir de alerta para as bigtechs ocidentais.

Quem é Liang Wenfeng?

Liang Wenfeng, fundador da DeepSeek, nasceu em 1985 em Zhanjiang, cidade pobre na província de Guangdong, no sul da China. Filho de um professor de escola primária, Wenfeng se formou como engenheiro eletrônico pela Universidade de Zhejiang, onde também fez mestrado em engenharia de informação e comunicação.

Leia mais: Rio de Janeiro é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento

Em entrevista a CCTV, veículo estatal chinês, Wenfeng afirmou que o sucesso internacional ocorreu por acidente, pois “estávamos simplesmente seguindo nosso próprio ritmo, calculando custos e definindo preços de acordo”. O engenheiro eletrônico também informou que seu objetivo principal não é capturar novos usuários, mas tornar acessíveis para todos os serviços de inteligência artificial.

De acordo com informações apuradas pela Reuters, Wenfeng recrutou os talentos da DeepSeek quase que exclusivamente na China, contratando recém-formados de universidades de prestígio, estagiários em fase final de doutorado e medalhistas das Olimpíadas de Matemática.

Polêmica

As empresas parceiras Microsoft e OpenAI anunciaram, nesta quarta-feira (29), que deram início a uma investigação sobre possível vazamento de informações que teria permitido que a startup chinesa utilizasse ilegalmente os dados do ChatGPT.

Leia mais: Sinal de alerta para o Governo Lula

Na terça-feira (28), o CEO da OpenAI, Sam Altman, chegou a elogiar o DeepSeek. Mas, menos de 24 horas depois da declaração, a empresa norte-americana afirmou ao jornal Financial Times que possui evidências de que o concorrente oriental usou uma técnica conhecida como “destilação” para extrair dados do ChatGPT para treinar o chatbot chinês.

Segundo o portal de tecnologia The Verge, a prática de “destilação” viola seus termos de serviço. Assim, as supostas informações extraídas teriam sido obtidas de forma não autorizada.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (28):

O post O que é DeepSeek, a nova IA chinesa que causou prejuízo a bigtechs ocidentais? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais? https://canalmynews.com.br/noticias/por-que-os-estados-unidos-estao-deportando-em-massa-os-imigrantes-ilegais/ Mon, 27 Jan 2025 22:48:28 +0000 https://localhost:8000/?p=50411 Na sexta-feira (24), uma aeronave norte-americana com 88 brasileiros deportados pousou em Manaus; política de Trump causa tensão entre países

O post Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dias após a cerimônia de posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos (EUA), o governo deu início à deportação em massa de imigrantes ilegais. Na noite da última quinta-feira (23), a Casa Branca chegou a informar que 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas.

Leia mais: Gabeira comenta sobre seu livro que inspirou filme indicado ao Oscar e declara torcida por Ainda Estou Aqui

A retirada dos estrangeiros sem documentos do país era uma das promessas de campanha do empresário, que considera a contenção a imigração ilegal uma “emergência nacional”. Logo no primeiro dia de volta à Presidência, Trump assinou uma série de ordens executivas com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes.

Dentre essas medidas, o republicano aprovou uma ordem executiva para negar a cidadania norte americana aos filhos dos imigrantes que residissem ilegalmente nos EUA. Entretanto, a decisão foi bloqueada temporariamente por ser “flagrantemente inconstitucional”, uma vez que a Constituição estadunidense garante o direito à cidadania às crianças nascidas no país.

Na última sexta-feira (24), uma aeronave norte-americana pousou em Manaus (AM) com 158 pessoas deportadas, sendo 88 brasileiros. Inicialmente, os imigrantes seriam levados até Belo Horizontes, mas, devido a problemas técnicos, o voo precisou fazer um pouso de emergência.

Leia mais: Governo Lula: Confira os índices de aprovação e desaprovação na pesquisa Quaest

Segundo relatos dos passageiros, a viagem foi realizada em péssimas condições. Além da aeronave ter apresentado problemas quando ainda estava nos EUA, os deportados estariam algemados desde quarta-feira (22) e as algemas só foram retiradas no Brasil, após intervenção da Polícia Federal. Os 88 brasileiros deportados foram levados até Minas Gerais em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Impacto internacional

Na mesma semana, Estados Unidos e Colômbia também protagonizaram momentos de tensão diplomática após o presidente colombiano, Gustavo Petro, proibir a entrada de aviões norte-americanos com deportados conterrâneos no espaço aéreo de seu país.

De acordo com Petro, os EUA não respeitaram os direitos dos colombianos deportados e, por isso, não aceitaria as aeronaves, que foram obrigadas a retornar à América do Norte.

Leia mais: Países latinos e caribenhos se reúnem para tratar de deportações nos EUA

Em resposta, Trump anunciou a aplicação de uma série de sanções ao país sul-americano, como taxação de 25% sobre os produtos importados da Colômbia, revogação de vistos de autoridades e aliados do governo e inspeções rigorosas para entrada de cidadãos colombianos no país.

Gustavo Petro reagiu às penalidades de Trump, informando que aplicaria as mesmas tarifas ao produtos norte-americanos e que enviaria o avião presidencial para buscar seus cidadãos.

No entanto, no domingo (26), o governo dos EUA anunciou que iria interromper tanto a tarifação extra quanto as demais sanções; Petro, por outro lado, decidiu aceitar o voo com os colombianos deportados desde que os direitos de seus cidadãos fossem respeitados.

Como funciona o processo de deportação?

Segundo a legislação norte-americana, um estrangeiro pode ser compulsoriamente removido do país se tiver entrado de forma irregular em território estadunidense, cometido um crime, violado as leis de imigração ou estiver envolvido em atos criminosos capazes de ameaçar a “segurança pública”.

No caso dos imigrantes irregulares, o processo de deportação tem início com a identificação deste estrangeiro, que será detido e encaminhado para uma audiência perante um juiz da imigração. É neste momento que será constatada a irregularidade ou a existência de questões humanitárias que justifiquem sua permanência no país. Uma vez comprovada a irregularidade, o migrante será direcionado para um centro de custódia, onde aguardará a deportação.

Leia mais: Quaquá confirma apoio do PT à reeleição de Rodrigo Bacellar na presidente da Alerj

Os EUA, então, comunicam ao país de origem do estrangeiro sobre a irregularidade e questionam se o imigrante tem intenção de retornar. Vale ressaltar que o migrante não tem a obrigação de retornar ao país de origem, podendo escolher outra nação, que também será informada e questionada sobre a possibilidade de aceitar o estrangeiro – o país de origem tem obrigação de receber seus cidadãos deportados.

O imigrante irregular, depois de decidido seu destino, aguarda pelo momento do translado. É importante ressaltar que o transporte só é feito em grupo, com grande quantidade de pessoas a serem deportadas, por isso o processo pode demorar.

Como morar legalmente nos Estados Unidos?

Mas aqueles que tiverem interesse em se mudar legalmente para os EUA podem adquirir um guia completo e prático com explicações claras e dicas exclusivas de como realizar o sonho de viver na terra do Tio Sam sem complicações.

O guia “Como Morar Legalmente nos Estados Unidos” foi elaborado por Rodrigo Lins e já está a venda na loja do MyNews, com desconto exclusivo para membros.

Livro “Como Morar Legalmente nos Estados Unidos”, de Rodrigo Lins | Foto: Divulgação/MyNews

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (24):

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

O post Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’ https://canalmynews.com.br/noticias/fernanda-torres-e-indicada-ao-oscar-de-melhor-atriz-por-atuacao-em-ainda-estou-aqui/ Thu, 23 Jan 2025 15:10:17 +0000 https://localhost:8000/?p=50329 O longa de Walter Salles, baseado no livro de mesmo nome do jornalista Marcelo Paiva, também está na lista de indicados à premiação deste ano

O post Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fernanda Torres está oficialmente indicada à categoria de Melhor Atriz do Oscar 2025 por sua atuação como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”. A indicação foi anunciada durante transmissão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — popularmente conhecida como Academia — nesta quinta-feira (23).

Leia mais: “Ainda estou aqui” foi usado por filha de Rubens Paiva contra Bolsonaro

A atriz concorre ao prêmio 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, na mesma categoria por “Central do Brasil” (1998), que também foi dirigido por Walter Salles.

Mas essa não é a única categoria disputada pelo Brasil. O longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Salles e baseado no livro de mesmo nome do jornalista Marcelo Paiva (filho da advogada Eunice Paiva e do ex-deputado assassinado durante a ditadura militar Rubens Paiva), foi indicado às categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.

É a primeira vez que uma produção brasileira concorre à principal categoria do Oscar, mas é a quinta vez na categoria destinada a filmes estrangeiros.

Leia mais: Histórico: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em ‘Ainda estou aqui’

A 97ª edição da premiação acontece no dia 2 de março, às 21h (horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Los Angeles, com apresentação do comediante e apresentador Conan O’Brien. No Brasil, os canais TNT e Max exibirão a cerimônia ao vivo em uma live especial.

Quem disputa o Oscar de Melhor Atriz com Fernanda Torres?

  • Mikey Madison, por “Anora
  • Demi Moore, por “A Substância)
  • Cynthia Erivo, por “Wicked”
  • Karla Sofía Gascín, por “Emilia Pérez”

Quem disputa o Oscar de Melhor Filme com “Ainda Estou Aqui”?

  • “Anora”
  • “O Brutalista”
  • “Um completo desconhecido”
  • “Conclave”
  • “Duna: Parte 2”
  • “Nickel boys”
  • “A Substância”
  • “Wicked”
  • “Emília Pérez”
  • Quem disputa o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Ainda Estou aqui”?

Quem disputa o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Ainda Estou Aqui”?

  • “Emilia Pérez”, da França
  • “Flow”, da Letônia
  • “A Garota da Agulha”, da Dinamarca
  • “A Semente do Fruto Sagrado”, da Alemanha

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista especial com Rui Tendinha, um dos jurados do Globo de Ouro:

O post Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Concursos públicos em 2025 devem ofertar mais de 100 mil vagas https://canalmynews.com.br/noticias/concursos-publicos-em-2025-devem-ofertar-mais-de-100-mil-vagas/ Fri, 10 Jan 2025 18:40:08 +0000 https://localhost:8000/?p=50007 Somente no âmbito federal, Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê 57 mil vagas, com possibilidade de criação de mais de 5 mil postos

O post Concursos públicos em 2025 devem ofertar mais de 100 mil vagas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os concursos públicos previstos para 2025 devem oferecer mais de 100 mil vagas no setor público, segundo um levantamento da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (Aconexa). São mais de 600 editais previstos para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Apenas no âmbito federal, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê cerca de 57 mil vagas, havendo, ainda, a possibilidade de criação de mais 5.952 cargos, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Leia mais: Notícia falsa da prisão de María Corina Machado tensiona posse de Maduro

No cenário estadual, o momento também é favorável para quem pretende participar das seleções. Segundo Marco Antônio Araújo, presidente da Aconexa, os maiores concursos costumam ocorrer no ano que antecede as eleições estaduais, principalmente para as áreas de segurança pública, educação e saúde.

Assim, frente a essas milhares de novas oportunidades, o MyNews receberá, no dia 15 de janeiro, o Dr. Marco Antônio Araújo para discutir todas as questões que envolvem os concursos públicos no Brasil – desde as vantagens da aprovação até dicas de como se preparar para as provas.

E, para os membros, o MyNews preparou um momento ainda mais especial: a oportunidade de participar dessa conversa em tempo, enviando comentários e perguntas que serão respondidas pelo presidente da Aconexa.

Leia mais: Destituída, presidente da Comissão de Anistia diz que pegou ‘terra arrasada’

Confira a previsão de vagas de concursos públicos em 2025:

Concurso Nacional Unificado (CNU)

O MGI já manifestou publicamente a intenção de realizar, neste ano, uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos concursos”. Segundo a ministra Esther Dweck, a novo seleção está em estudo.

Concurso MPU

O edital do novo concurso do Ministério Público da União, divulgado na quarta-feira (8), está ofertando 152 vagas, com remuneração inicial de até R$ 13,9 mil.

O processo seletivo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece oportunidades de nível superior, para os cargos de Analista e Técnico. As inscrições deverão ser feitas pelo site da banca entre às 16h do dia 13 de janeiro até às 16h do dia 27 de fevereiro.

Leia mais: Nicolás Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição

Concurso PF Administrativo

A Polícia Federal recebeu autorização oficial do Governo Federal para realizar um novo concurso com 192 vaga para cargos de níveis médio e superior. De acordo com a portaria autorizativa do processo de seleção, o edital deve ser publicado até junho de 2025, e a prova deverá ocorrer no prazo mínimo de dois meses após a publicação.

Concurso Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também recebeu autorização oficial para preencher 319 vagas por meio de um novo concurso. De acordo com a portaria, o edital tem até maio de 2025 para ser publicado, mas, no momento, a pasta avalia a possibilidade de aderir à nova edição do CNU 2025.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (9):

O post Concursos públicos em 2025 devem ofertar mais de 100 mil vagas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Avião de pequeno porte explode e cai em praia de Ubatuba, em São Paulo https://canalmynews.com.br/noticias/aviao-de-pequeno-porte-explode-e-cai-em-praia-de-ubatuba-em-sp/ Thu, 09 Jan 2025 15:42:13 +0000 https://localhost:8000/?p=49965 Segundo autoridades, acidente resultou na morte do piloto e deixou sete feridos, sendo quatro passageiros e três pessoas que estavam na rua

O post Avião de pequeno porte explode e cai em praia de Ubatuba, em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um avião de pequeno porte explodiu e caiu na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9), após sair da pista de um aeroporto que margeia o local durante uma manobra de pouso.

Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta

Informações iniciais da Prefeitura de Ubatuba apontam que as cinco pessoas que estavam abordo da aeronave foram socorridas com vida. Entretanto, o piloto, que foi retirado das ferragens e atendido imediatamente, não resistiu aos ferimentos. Ele é a única vítima fatal confirmada até o momento.

Os passageiros, dois adultos e duas crianças, foram identificados e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima à praia também foram atingidas e socorridas no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Leia mais: O PIX no olho do furacão: quem arrisca ser o algoz?

De acordo com a Rede Voa, administradora do aeroporto, o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, localizado em Goiânia, Goiás, e tentou pousar em Ubatuba, mas as condições meteorológicas eram ruins.

Segundo o sistema de consulta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, modelo 525, fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft, com capacidade para 7 passageiros, estava registrada na categoria de serviço aéreo privado. No entanto, o veículo não tinha autorização para táxi aéreo, apesar de sua situação de aeronavegabilidade estar classificada como “normal”.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (8):

O post Avião de pequeno porte explode e cai em praia de Ubatuba, em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Resultado insatisfatório da COP29 põe pressão sobre o Brasil, país-sede da COP30 https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-resultado-insatisfatorio-da-cop29-poe-pressao-sobre-o-brasil-pais-sede-da-cop30/ Wed, 08 Jan 2025 21:40:08 +0000 https://localhost:8000/?p=49918 Próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025

O post Análise: Resultado insatisfatório da COP29 põe pressão sobre o Brasil, país-sede da COP30 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O resultado insatisfatório da 29ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2024, coloca pressão sobre o Brasil, país-sede da edição da conferência da ONU deste ano, a ser realizada entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. Foi o que afirmou a jornalista Edilene Lopes, colunista da Rádio Itatiaia, durante participação em uma das edições especiais do Segunda Chamada exibidas no final do ano.

Leia mais: Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto

Segundo Lopes, que participou presencialmente da cobertura do evento, em Baku, a expectativa da COP29 era arrecadar trilhões de dólares para financiar as atividades de contenção das mudanças climáticas. No entanto, a conferência terminou com uma nova meta de financiamento climático de apenas US$ 300 bilhões (cerca de R$ 1,8 bilhões) anuais até 2035.

“O Brasil tem uma posição confortável até então [graças a sua posição de liderança na transição energética]”, avaliou. “A partir da COP30, a situação pode ficar muito complicada se o Brasil não conseguir fazer uma COP que traga algum resultado efetivo.”

Leia mais: ‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em discurso contra atos golpistas

Para a jornalista, a pressão sobre o Brasil para aprovar uma meta que será cumprida internacionalmente é maior do que a responsabilidade logística de sediar a COP30. A conferência será realizada em Belém, que vem passando por obras e restaurações para atender as necessidades dos futuros visitantes.

Na opinião de Denise Rothenburg, jornalista do Correio Brasiliense e da Rede Vida, que também participou do programa, a COP30 será uma grande vitrine do Brasil para o mundo. A partir do evento, acredita, as falhas do país se tornarão mais evidentes.

“Finalmente as pessoas verão de perto a floresta [Amazônica] e a degradação urbana do Brasil”, disse. “Estive em Belém há um mês e fiquei impressionada. Ainda não dá para dizer que vai estar tudo preparado para realizar a COP.”

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Análise: Resultado insatisfatório da COP29 põe pressão sobre o Brasil, país-sede da COP30 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo em meio à crise política https://canalmynews.com.br/noticias/primeiro-ministro-do-canada-renuncia-ao-cargo-em-meio-a-crise-politica/ Mon, 06 Jan 2025 19:54:29 +0000 https://localhost:8000/?p=49815 Premiê recebeu forte apoio popular quando chegou ao poder, em novembro de 2015, mas se tornou impopular entre os canadenses nos últimos anos

O post Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo em meio à crise política apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal durante pronunciamento nesta segunda-feira (6). Segundo Trudeau, diante das batalhas internas no partido, ele não será o melhor candidato para concorrer nas próximas eleições legislativas, que devem acontecer no dia 20 de outubro. “Os canadenses merecem um candidato ‘real'”, afirmou.

Leia mais: Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça (7) para justificar

Trudeau chegou ao poder em 2015, com forte apoio popular, mas se tornou impopular entre os eleitores nos últimos anos devido à crise econômica, social e política que se instalou durante seu governo. Atualmente, o Canadá enfrenta um aumento desenfreado da imigração e do custo de vida.

O estopim para a renúncia de Trudeau foi o pedido de demissão de Chrystia Freeland, vice-premiê e ministra das Finanças, em dezembro de 2024. Segundo Chrystia, a atitude foi tomada em razão de discordâncias com Trudeau sobre como lidar com as políticas protecionistas que devem ser adotadas por Donald Trump pelos próximos quatro anos.

Leia mais: Histórico: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em ‘Ainda estou aqui’

Em novembro de 2024, o presidente eleito dos Estados Unidos prometeu taxar em 25% todos os produtos oriundos do Canadá e do México caso os países vizinhos não reprimissem o tráfico de drogas e o fluxo de migrantes nas fronteiras.

Apesar da renúncia, Trudeau afirmou que continuará no cargo até que seu partido encontre um substituto. O Parlamento canadense, que também foi dissolvido pelo primeiro-ministro, permanecerá na configuração atual até 24 de março.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (3):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo em meio à crise política apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mara Luquet comenta o filme ‘Argentina, 1985’: ‘Importante mostrar para que não se repita’ https://canalmynews.com.br/opiniao/mara-luquet-comenta-argentina-1985-importante-mostrar-para-que-nao-se-repita/ Fri, 03 Jan 2025 16:08:36 +0000 https://localhost:8000/?p=49777 Obra dirigida por Santiago Mitre é inspirada na história real de dois promotores que decidem investigar e denunciar os militares envolvidos na ditadura

O post Mara Luquet comenta o filme ‘Argentina, 1985’: ‘Importante mostrar para que não se repita’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
É importante mostrar os abusos cometidos na ditadura para que a história não se repita. Foi o que afirmou a jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, ao comentar o filme Argentina, 1985, durante um programa especial de final de ano exibido pelo Canal MyNews.

“É importante [mostrar os abusos cometidos na ditadura] para que isso não se repita”, disse Mara. “Esse filme é belíssimo. Vale a pena assistir.”

Leia mais: Alguns fazem patrimônio pulando de casamento em casamento, diz advogado

O filme, dirigido por Santiago Mitre e lançado em 2022, é inspirado na história real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que decidem investigar e levar a julgamento os militares envolvidos nos abusos cometidos durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983). Mesmo enfrentando pressões políticas e ameaças, Strassera e Ocampo conseguem reunir provas e construir um caso sólido que levou os militares ao tribunal.

O processo, que ficou conhecido como “Julgamento das Juntas”, é o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que estiveram no poder. O julgamento teve início em 22 de abril de 1985, já durante o governo de Raúl Alfonsín, primeiro presidente eleito após a redemocratização do país.

Após cerca de 530 horas de audiências, em que foram ouvidas mais de 800 testemunhas, 709 pessoas foram julgadas e sentenciadas. Todo o processo foi transmitido ao vivo para a população e acompanhado por mais de 500 jornalistas.

Leia mais: Soraya Thronicke: ‘Muita gente, inclusive senadores, não quer que CPI das bets ande’

Para Mara, uma das cenas mais emocionantes do filme é a que a mãe de Ocampo, que era filha de militares e havia apoiado a ditatura, liga para o filho depois de ouvir vários depoimentos e se desculpa por ter sido contra a decisão dele de se juntar à equipe de promotores. Na ligação, ela diz a Ocampo: “Ainda gosto do [ex-presidente militar Rafael] Videla, mas você está certo: ele tem que ser preso.”

“Pessoas conservadoras ou de direita não necessariamente compactuam com tortura”, pondera a CEO do MyNews. “Então, essas pessoas precisam saber o que aconteceu, sabe? Por isso essa cena da mãe com o filho é belíssima.”

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Argentina, 1985 e o valor da democracia — lições que não podemos esquecer:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Mara Luquet comenta o filme ‘Argentina, 1985’: ‘Importante mostrar para que não se repita’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
No Brasil, a direita é histérica e a esquerda, impotente, afirma Vladimir Palmeira https://canalmynews.com.br/opiniao/no-brasil-a-direita-e-histerica-e-a-esquerda-impotente-afirma-vladimir-palmeira/ Mon, 30 Dec 2024 23:30:20 +0000 https://localhost:8000/?p=49648 Em entrevista exclusiva ao MyNews, o ex-deputado constituinte e líder estudantil traz uma análise profunda sobre dilemas e perspectivas para o futuro do país

O post No Brasil, a direita é histérica e a esquerda, impotente, afirma Vladimir Palmeira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que é engraçado no Brasil é que, enquanto a direita é histérica, a esquerda é impotente. Foi o que afirmou Vladimir Palmeira durante entrevista exclusiva ao MyNews que irá ao ar no dia 31 de dezembro, às 18h no canal do YouTube. Segundo ele, esse enfraquecimento da esquerda se deve ao fato de que tanto os partidos quanto os movimentos sociais precisaram se reformular para continuar existindo no mundo contemporâneo, uma vez que o comunismo se tornou um movimento “ultrapassado” e “defasado”.

Leia mais: Elaboração de testamentos tem aumentado entre empresas familiares, diz advogada

“O comunismo perdeu o sentido não só porque gerou regimes […] que são despóticos, contra tudo que [Karl] Marx dizia, com o mundo mudou muito”, afirmou o ex-deputado e líder estudantil. “O comunismo era a expressão da luta da classe operária, segundo Marx, e a classe operária acabou, praticamente, como peso político e social. Então, nós perdemos um agente histórico.”

Vladimir Palmeira, que é uma das figuras mais emblemáticas da política brasileira, recebeu em casa os jornalistas Mara Luquet, CEO do MyNews, e Cezar Fernandes para uma conversa provocadora e reflexiva sobre a influência do Partido dos Trabalhadores no cenário atual, a evolução do comunismo e da esquerda, o impacto da inteligência artificial no mundo e as perspectivas para o futuro do Brasil.

Leia mais: Brasil assume presidência do Brics com foco em temas globais urgentes

O encontro com o ex-parlamentar encerra o ciclo de entrevistas de 2024 no MyNews e é uma oportunidade rara de ouvir um dos pensadores mais respeitados do cenário político brasileiro, principalmente porque ele prometeu só voltar para a vida política em sua próxima encarnação.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Vladimir Palmeira revela: o PT, a IA e o último comunista – ou quase isso

O post No Brasil, a direita é histérica e a esquerda, impotente, afirma Vladimir Palmeira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Substância: Você já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? https://canalmynews.com.br/opiniao/a-substancia-voce-ja-sonhou-com-uma-versao-melhor-de-si-mesmo/ Fri, 20 Dec 2024 23:25:27 +0000 https://localhost:8000/?p=49555 Filme dirigido por Coralie Fargeat e estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley ganhou prêmio no Festival de Cannes e dominou as redes sociais

O post A Substância: Você já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Substância (2024) é uma ficção científica de terror dirigida pela cineasta francesa Coralie Fargeat e premiada pelo Festival de Cannes como Melhor Roteiro de 2024. O longa-metragem acompanha Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma atriz de 50 anos que, desesperada com o declínio da própria carreira, utiliza uma substância misteriosa que promete criar uma versão melhor, mais jovem e mais perfeita de si mesma. Após um processo agoniante envolvendo muitas agulhas, a duplicata Sue (Margareth Qualley) surge da coluna vertebral de Elizabeth e oferece à atriz uma nova chance de sucesso, mas as consequências logo se mostram sombrias e perturbadoras.

Leia mais: Alexandre de Moraes concede liberdade condicional a Daniel Silveira

O filme é uma sátira de 150 minutos que critica à ditadura da beleza, ao etarismo de Hollywood e à obsessão da sociedade pela juventude. Das maneiras mais bizarras possíveis, Fargeat utiliza elementos do horror corporal para explorar e expor os impactos causados pela pressão imposta às mulheres para manterem uma aparência jovem e atraente. A Substância se inspira em Frankenstein, de Mary Shelley, e Psicose, de Alfred Hitchcock, para intensificar a experiência do espectador frente a cenas grotescas, tornando o longa provocativo e, na maior parte do tempo, desconfortável.

Em relação à atuação, Demi Moore entrega uma performance notável, trazendo profundidade e nuances extremamente reais para a personagem. A atriz está sendo cotada como uma das indicações ao Oscar por sua atuação como Elisabeth. Embora tenha ganhado destaque entre os anos 1980 e 1990, e se tornado a atriz mais bem paga do mundo em 1995, Moore nunca levou uma estatueta para casa.

Leia mais: Câmara dos Deputados aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Já Margaret Qualley se destaca como Sue, uma figura que personifica a dualidade entre inocência e sedução, encantando e chocando o público a cada segundo que permanece em tela. A atriz não se conteve – e também não parece ter se assustado – com todas as cenas de nudez e gore (subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência) que protagonizou no filme, mergulhando de cabeça nas cenas sensuais e no sangue falso.

O filme reuniu fãs e críticos, sendo amplamente debatido nas redes sociais. Enquanto alguns elogiaram a abordagem ousada de Fargeat para criticar os padrões de beleza impostos pela sociedade, outros defenderam que o filme poderia ter deixado de lado as cenas bizarras para se aprofundar no desenvolvimento dos personagens e nas questões sociais apresentadas. Independentemente da opinião, é inegável que A Substância deixa uma impressão marcante e provoca reflexões necessárias sobre a forma como as pessoas lidam com a aparência e o envelhecimento.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (20):

O post A Substância: Você já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Coordenador-geral do Tesouro Direto explica cartão-presente criado pela B3 https://canalmynews.com.br/noticias/coordenador-geral-do-tesouro-direto-explica-cartao-presente-criado-pela-b3/ Wed, 18 Dec 2024 00:40:00 +0000 https://localhost:8000/?p=49462 Novidade no mercado, o Gift Card do Investidor tem como objetivo fomentar a entrada de novos investidores no programa Tesouro Direto

O post Coordenador-geral do Tesouro Direto explica cartão-presente criado pela B3 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O principal objetivo do Gift Card do Investidor, cartão-presente criado pela Bolsa do Brasil (B3) e lançado na segunda-feira (6), é fomentar a entrada de novos investidores no programa Tesouro Direto. A novidade já está disponível no mercado.

Em entrevista à jornalista Mara Luquet, o economista Paulo Moreira Marques, coordenador-geral do Tesouro Direto, explica que o Gift Card do Investidor é um cartão pré-pago que pode ser utilizado na compra de qualquer um dos títulos públicos negociados com o Tesouro Direto. O cartão facilita a forma de investir nos papéis que integram o Tesouro Nacional (Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro Prefixado, Tesouro Educa+ e Tesouro RendA+).

Leia mais: Veja quais país tomaram medidas em 2024 para impor limites às redes sociais

“Nós já percebemos que as pessoas conhecem o produto e entendem a segurança e o potencial de rentabilidade dele”, afirmou Marques. “Apesar disso, encontram dificuldade para investir ou até para mostrar aos familiares e àqueles que amam como elas poderiam começar a investir no Tesouro Direto. O Gift Card traz essa ferramenta que facilita”, afirmou Marques.

Segundo o economista, os cartões já estão prontos para serem adquiridos pelo site do Tesouro Direto. Basta escolher o valor a ser investido, informar o nome e o telefone ou o e-mail de quem será presenteado, fazer o cadastro de comprador e pagar com o Pix. Assim que a transação for finalizada, o presenteado receberá, por e-mail ou SMS, o código de ativação.

Leia mais: Análise: Ex-presidente Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo

Para resgatar o crédito, que é pessoal e intransferível, o presenteado deverá ter conta em uma das corretoras habilitadas. Uma vez cadastrado como investidor, ele deve acessar o portal do Tesouro Direto, informar o código de ativação e escolher o título que mais combina com seu objetivo ou perfil de investimento.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo à entrevista completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Coordenador-geral do Tesouro Direto explica cartão-presente criado pela B3 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja quais país tomaram medidas em 2024 para impor limites às redes sociais https://canalmynews.com.br/noticias/veja-quais-pais-tomaram-medidas-em-2024-para-impor-limites-as-redes-sociais/ Tue, 17 Dec 2024 23:31:15 +0000 https://localhost:8000/?p=49458 Apesar de amplamente incorporadas ao dia a dia das pessoas, plataformas seguem sendo uma terra sem lei, onde irregularidades são ignoradas

O post Veja quais país tomaram medidas em 2024 para impor limites às redes sociais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
É difícil imaginar hoje um mundo sem as redes sociais. Elas já existem há mais de uma década e, ao longo desses anos, foram amplamente incorporadas ao dia a dia das pessoas. Apesar disso, mesmo depois de tanto tempo, as redes seguem sendo uma terra sem lei, onde irregularidades são constantemente ignoradas.

Leia mais: Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, é condenado por gesto racista no Senado

Ao longo de 2024, os governos de vários países tomaram medidas para impor limites às redes sociais e responsabilizá-las pelos conteúdos publicados nas plataformas. No Brasil, por exemplo, em setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do funcionamento do X (antigo Twitter) pelo desrespeito da plataforma às normas locais. Mais recentemente, o STF julgou quatro processos que tramitavam no órgão sobre o Marco Civil da Internet e a responsabilização das plataformas.

Veja a seguir os países que tomaram medidas em 2024 para impor limites às redes sociais:

União Europeia investiga TikTok por suposta interferência nas eleições da Romênia

Nesta terça-feira (17), a Comissão Europeia anunciou que abriu um processo formal contra o TikTok por suposta interferência nas eleições romenas.

Veja mais: Saiba como a tecnologia e o ChatGPT estão transformando o jornalismo

De acordo com a Comissão, a rede social chinesa não avaliou a divulgação de anúncios políticos pelos sistemas de recomendação da plataforma nem limitou os riscos de manipulação relacionados aos conteúdos pagos. Para a presidente da Comissão, Úrsula von der Leyen, o TikTok violou a Lei de Serviços Digitais do bloco, que regulamenta como as empresas de mídia social devem operar na Europa.

União Europeia condena Meta por violação de dados pessoais

A Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) multou, também nesta terça-feira (17), a empresa Meta em € 251 milhões (cerca de R$ 160 milhões) por violação de segurança do Facebook em 2018.

À época, a empresa norte-americana notificou a Comissão de que hackers haviam se aproveitado de uma vulnerabilidade no código do Facebook, levando à exposição de dados pessoais, como nome, contato, localização, local de trabalho e data de nascimento, de mais de 29 milhões de usuários.

Leia mais: Lula encaminha ao Senado 17 indicações para diretorias de nove agências reguladoras

Segundo o vice-comissário da DPC, Graham Doyle, a a vulnerabilidade que permitiu o acesso não autorizado às informações sensíveis dos perfis causou um “grave risco de uso indevido desses dados”.

Austrália proíbe acesso de crianças às redes sociais

Em novembro, o Senado australiano aprovou, com 34 votos favoráveis, uma lei histórica para proibir que menores de 16 anos tenham contas em seus nomes nas redes sociais. O país da Oceania se tornou o primeiro do mundo a incluir a medida em sua legislação.

No dia anterior, o projeto de lei já havia recebido o aval da Câmara dos Representantes, onde mais de 100 parlamentares votaram a favor da proibição.

Leia mais: Justiça bloqueia contas de 131 empresas ligadas ao golpe da CNH em São Paulo

De acordo com o texto, que tem prazo de um ano para entrar em vigor, as plataformas, como TikTok, Facebook, Snapchat, Reddit, X (antigo Twitter) e Instagram, poderão enfrentar multas de até US$ 30,9 milhões (mais de R$ 188 milhões na conversão atual) caso descumpram as novas determinações legais ou não adotem “medidas razoáveis” para impedir o acesso dos menores de idade.

Supremo Tribunal Federal x Elon Musk

Em setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do funcionamento do X (antigo Twitter) em todo território nacional. A decisão foi tomada após o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, se recusar a retirar do ar perfis de investigados pela Corte por divulgação de conteúdo antidemocrático e anunciar o fechamento da sede da empresa no Brasil, deixando o X sem representante legal.

Leia mais: Análise: Ex-presidente Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo

O funcionamento da rede ficou suspenso por cerca de 40 dias. O desbloqueio só foi determinado após a empresa indicar a advogada Rachel Oliveira Villa Nova como representante legal e pagar R$ 28,6 milhões em multas pelo descumprimento das decisões.

No final de novembro, o STF deu início ao julgamento de quatro processos que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, de 2014, e a responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo compartilhado por seus usuários. Até 11 de dezembro, a Suprema Corte apresentava o placar de 2 votos a 0 para obrigar as plataformas a retirarem imediatamente conteúdos ilegais sem que haja a necessidade de decisão judicial prévia.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (17):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Veja quais país tomaram medidas em 2024 para impor limites às redes sociais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Não declarar pagamento ou recebimento aluguel é crime, alerta advogado tributarista https://canalmynews.com.br/economia/nao-declarar-pagamento-ou-recebimento-aluguel-e-crime-alerta-advogado-tributarista/ Mon, 16 Dec 2024 21:15:25 +0000 https://localhost:8000/?p=49417 Segundo Eduardo Natal, prática consiste em omissão de receita; envolvidos são considerados sonegadores de impostos e estão sujeitos a várias penalidades

O post Não declarar pagamento ou recebimento aluguel é crime, alerta advogado tributarista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ato de não declarar o aluguel de um imóvel consiste em omissão de receita e as partes envolvidas na locação podem ser condenadas de acordo com as leis penais. Foi o que alertou o advogado tributarista Eduardo Natal, Presidente do Comitê de Transação Tributária da Associação Brasileira da Advocacia Tributária (ABAT), em entrevista à jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, no programa Além das Manchetes.

Leia mais: Tesouro paga R$ 1,26 bi em dívidas atrasadas de estados e municípios em novembro

Segundo Natal, o Fisco é hoje capaz de verificar a existência desse tipo de receita, ainda que ela não seja declarada. Ele explica que, quando um aluguel é feito por intermédio de uma corretora de imóveis, por exemplo, há três partes envolvidas: o locador, que deveria declarar imposto; o locatário, que também deve declarar, visto que está recebendo o valor do aluguel, e a imobiliária.

“A imobiliária, por sua vez, deve apresentar a Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), uma obrigação fiscal que consta que ela recebeu um percentual pela intermediação dessa locação. Então, há mecanismos hoje para buscar esse tipo de circunstância, de fraude”, afirmou.

Leia mais: ‘Governo está comprimido entre o Congresso e o BC’, diz economista sobre orçamento de 2025

Aqueles que omitem a declaração do aluguel são considerados sonegadores de impostos e estão sujeitos a uma série de penalidades, como a sanção do CPF, dificuldades para requerer empréstimos e financiamentos bancários, emitir passaporte e participar de concursos públicos. Ocultar informações do Fisco pode resultar também em multa, variáveis entre R$165,74 a 20% do imposto devido a cada ano.

Assista abaixo ao Além das Manchetes com o advogado tributarista Eduardo Natal:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Não declarar pagamento ou recebimento aluguel é crime, alerta advogado tributarista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula aparece caminhando no hospital em vídeo divulgado nas redes https://canalmynews.com.br/noticias/lula-aparece-caminhando-no-hospital-em-video-divulgado-nas-redes/ Fri, 13 Dec 2024 18:27:00 +0000 https://localhost:8000/?p=49337 Segundo boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (13), o presidente deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está sob cuidados semi-intensivos

O post Lula aparece caminhando no hospital em vídeo divulgado nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu caminhando pelos corredores do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em vídeo publicado em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (13). De acordo com o boletim médico divulgado nesta manhã, o petista recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, agora, está sob cuidado semi-intensivos.

Ainda segundo a equipe médica, Lula “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”.

O Presidente segue internado no hospital paulistano após realizar uma cirurgia de emergência na terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro na residência oficial, em Brasília.

No início da manha de quinta-feira (12), um novo procedimento preventivo foi realizado para evitar um novo sangramento na cabeça. À noite, o dreno foi retirado “sem intercorrências”. Lula continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto
Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (12):

O post Lula aparece caminhando no hospital em vídeo divulgado nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja o que sabe sobre a queda do governo de Bashar al-Assad na Síria https://canalmynews.com.br/noticias/veja-o-que-sabe-sobre-a-queda-do-governo-de-bashar-al-assad-na-siria/ Mon, 09 Dec 2024 19:41:05 +0000 https://localhost:8000/?p=49215 Rebeldes, liderados por radicais islâmicos, tomaram a capital e derrubaram o regime ditatorial no domingo (8), após mais de 13 anos de guerra civil

O post Veja o que sabe sobre a queda do governo de Bashar al-Assad na Síria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Rebeldes sírios, liderados por radicais islâmicos, declararam a queda do regime de Bashar al-Assad no domingo (8), após tomarem o controle sobre Damasco, capital da Síria. A deposição encerra o governo autoritário da família de Assad depois de mais de 13 anos de guerra civil.

Leia mais: A racionalidade dos agentes econômicos vs. o populismo do presidente

A coalizão rebelde declarou que está trabalhando para concluir a transição do poder do país para um órgão governamental que deterá plenos poderes executivos. Milhares de pessoas se reuniram em Damasco para comemorar o fim do governo da família Assad, que já durava a quase meio século. Assad renunciou ao cargo e fugiu da Síria com a família para buscar asilo político na Rússia.

Depois da fuga do agora ex-presidente, forças rebeldes avançaram de cidade em cidade, libertando prisioneiros das cadeias do governo — estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham sido presas ao longo da guerra civil. Relatos indicam que vários presos, incluindo mulheres e crianças, estariam detidos em celas subterrâneas escondidas.

Leia mais: Secretário de administração de Teresina (PI) revela quanto custa um voto

O colapso do regime ditatorial da família Assad também significou um golpe na influência da Rússia e do Irã sobre a região. A rapidez com a qual os rebeldes concluíram a tomada de Damasco — a ofensiva dos grupos jihadistas iniciou em 27 de novembro — leva o cenário internacional a temer uma nova onda de instabilidade no Oriente Médio, que já enfrenta um longo conflito entre Israel e os grupos islâmicos Hamas e Hezbollah.

Frente ao avanço dos rebeldes e a queda de Assad, o Itamaraty decidiu esvaziar a embaixada no Brasil em Damasco. O embaixador André dos Santos e funcionários permanecerão em Beirute, capital do Líbano, até que a situação se estabilize no país vizinho.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (6):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Veja o que sabe sobre a queda do governo de Bashar al-Assad na Síria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Entenda como as ameaças de Trump contra o Brics podem ser um tiro no pé https://canalmynews.com.br/noticias/entenda-como-as-ameacas-de-trump-contra-o-brics-pode-ser-um-tiro-no-pe/ Tue, 03 Dec 2024 20:51:27 +0000 https://localhost:8000/?p=49068 Presidente eleito dos EUA prometeu taxar produtos do bloco em 100% caso criem uma moeda para substituir o dólar nas transações entre os países membros

O post Entenda como as ameaças de Trump contra o Brics podem ser um tiro no pé apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no último sábado (30) que deve impor tarifa de 100% sobre os produtos importados dos países do Brics caso o bloco crie uma nova moeda ou invista em uma moeda já existente para substituir o dólar norte-americano.

“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem a apoiar qualquer outra moeda [..], caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, declarou Trump em sua rede social, Truth Social.

Leia mais: Após alta do dólar, Pacheco condiciona isenção do IR à situação fiscal

O desenvolvimento de um mecanismo de compensação das transações em moedas locais foi debatido durante a cúpula do grupo deste ano em Kazan, na Rússia, e é uma das prioridades do Brasil, que assume a presidência do bloco a partir de 2025.

Limites e possíveis consequências da estratégia de Trump

As declarações de Trump antes do retorno à Casa Branca reforçam as propostas protecionistas que o Republicano defendeu durante a campanha eleitoral. Também marca uma mudança política em relação ao primeiro mandato, quando o empresário adotou medidas para enfraquecer o dólar e impulsionar as exportações dos EUA.

Leia mais: Aeronaves se chocam durante taxiamento no Aeroporto de Congonhas

No entanto, as ameaças ao Brics pode prejudicar os laços com as economias emergentes e de rápido crescimento, que também são alguns dos principais parceiros comerciais do EUA, podendo desencadear retaliações.

Por outro lado, o aumento das tarifas sobre os produtos importados poderia aumentar a inflação a nível local e global, desacelerando o crescimento econômico.

O poder do dólar norte-americano

O dólar norte-americano é a moeda padrão circulante no merco internacional, usada principalmente na comercialização e negociação de commodities – como soja, petróleo e café -, além de ser considerada uma espécie de porto seguro dos investidores devido a sua estabilidade. Em entrevista à Agência Brasil, o professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Maringoni, destacou que que Trump se preocupa com a principal arma dos EUA para a dominação geopolítica que exerce no mundo.

“A perda do poder do dólar implica uma perda do poder dos Estados Unidos, do poder imperial sobre o mundo. Se a gente pensar que os Estados Unidos são uma potência militar, financeira e política que impõe o seu modo de vida através do cinema, da TV e de bens de consumo, a gente tem que perceber que o centro disso é a hegemonia que o país tem sobre a moeda padrão circulante no mundo inteiro, que é o dólar”, explicou. “Isso dá um poder imenso ao país porque ele pode fixar taxas de juros que serão as taxas de juros base das economias mundiais. Quando o FED [Banco Central dos EUA] mexe nas taxas de juros, isso impacta as taxas de juros no Brasil e outros países da periferia.”

Leia mais: Dino libera retomada do pagamento de emendas parlamentares suspensas

De forma imediata, as ameaças do presidente eleito nas redes sociais resultaram em um fortalecimento do dólar nos mercados financeiros na segunda-feira (2) e um enfraquecimento do ouro, bem com do yuan chinês, da rúpia indiana e o rand sul-africano.

O Brics e a ideia de uma moeda conjunta

O Brics é um bloco que reúne economias emergentes originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006. Alguns anos depois, em 2009, a África do Sul passou a integrar o grupo, completando o acrônimo que hoje identifica o bloco. Em 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã ingressaram formalmente como membros plenos.

Leia mais: Alta do dólar: saiba em qual aplicações apostar de acordo com seu perfil

Há mais de uma década, o Brics discute regularmente o plano de criar uma moeda conjunto para facilitar, principalmente, suas transações internas. No entanto, a proposta progrediu pouco.

Em outubro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que os esforços para a criação de meios de pagamento alternativos ao dólar avançassem. Mas, na segunda-feira (2), o governo sul-africano afirmou que não há planos de criar uma moeda própria do bloco, pois a discussão entre se concentram, na verdade, em ajudar o comércio interno do Brics usando as moedas nacionais dos países membros.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (2):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Entenda como as ameaças de Trump contra o Brics podem ser um tiro no pé apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Haddad vai anunciar isenção de IR até R$ 5 mil na noite desta quarta-feira (27) https://canalmynews.com.br/noticias/haddad-vai-anunciar-isencao-de-ir-ate-r-5-mil-na-noite-desta-quarta-feira-27/ Wed, 27 Nov 2024 21:20:30 +0000 https://localhost:8000/?p=48898 Medida é uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas só começa a valer após votação no Congresso Nacional

O post Haddad vai anunciar isenção de IR até R$ 5 mil na noite desta quarta-feira (27) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), anunciará a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. A medida é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas só começa a valer após votação no Congresso Nacional.

“O que queremos é isentar as pessoas que ganham até R$ 5 mil e no futuro isentar mais”, afirmou Lula à rádio O Povo, em Fortaleza, no mês passado. “Na minha cabeça, salário não é renda. Renda é o cara que vive de especulação. Esse, sim, deveria pagar Imposto de Renda.”

A declaração será feita em pronunciamento a ser transmitido em rede nacional, pela TV aberta, nesta quarta-feira (27), às 20h30 (horário de Brasília). Segundo o ofício da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o discurso, que já foi gravado, terá um pouco mais de sete minutos.

Além do anúncio sobre o IR, Haddad também deverá detalhar quais as medidas que serão adotadas para equilibrar as contas públicas. O governo tem sofrido forte pressão para cortar R$ 50 bilhões do orçamento e alcançar o equilíbrio fiscal.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, antecipou que o anúncio a ser feito será amplo. O pacote fiscal irá contemplar diversas mudanças para uma tributação mais justa. “Tudo, supersalários, imposto para os super-ricos, vem tudo aí, pacote completo”, disse.

Assista abaixo ao pronunciamento de Haddad, nesta quarta-feira (27), às 20h30:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Haddad vai anunciar isenção de IR até R$ 5 mil na noite desta quarta-feira (27) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual https://canalmynews.com.br/noticias/presidente-do-chile-gabriel-boric-e-denunciado-por-assedio-sexual/ Tue, 26 Nov 2024 17:54:28 +0000 https://localhost:8000/?p=48876 Caso teria ocorrido dez anos atrás, quando ainda era líder estudantil; Gabriel Boric nega as acusações e afirma nunca ter tido nenhum tipo de relação com a vítima

O post Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de assédio sexual que está sendo investigada pelo Ministério Público. De acordo com a acusação, apresentada em setembro na Procuradoria Regional de Magallanes, Boric teria assediado a vítima na época em que ele concluiu a faculdade de direito, dez anos atrás.

O chefe do Ministério Público de Magallanes confirmou a existência de um processo criminal e uma equipe especial foi designada para conduzir a investigação. O caso vem à público em meio a um escândalo envolvendo o ex-ministro Manuel Monsalve, preso preventivamente por abuso sexual e estupro.

Esta é a segunda vez que Boric é denunciado por assédio. A primeira acusação ocorreu durante a campanha eleitoral em 2021, mas nunca foi investigada criminalmente.

A defesa de Boric disse que a denúncia nõo possui “qualquer fundamento” e que o atual presidente nunca teve nenhum tipo de relação afetiva ou de amizade com a vítima. “O presidente […] rejeita e desmente categoricamente a denúncia de um suposto fato ocorrido em 2013”, afirmou advogado Jonatan Valenzuela.

O ex-líder estudantil tem foro privilegiado em razão do cargo, por isso sua imunidade deve ser revista antes de ser submetido a qualquer julgamento.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (25):

O post Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Yamandú Orsi vence eleição e esquerda voltará ao poder no Uruguai https://canalmynews.com.br/noticias/yamandu-orsi-vence-eleicao-e-esquerda-voltara-ao-poder-no-uruguai/ Mon, 25 Nov 2024 19:48:52 +0000 https://localhost:8000/?p=48862 Pupilo do ex-presidente José Mujica obteve 49,8% dos votos e derrotou o oponente Álvaro Delgado, candidato da centro-direita pelo Partido Nacional

O post Yamandú Orsi vence eleição e esquerda voltará ao poder no Uruguai apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Yamandu Orsi, que concorreu pela coalizão de esquerda Frente Ampla, derrotou Álvaro Delgado (Partido Nacional), candidato apoiado pelo atual presente, Luis Alverto Lacalle Pou, no segundo turno das eleições no Uruguai, no domingo (24). A vitória de Orsi foi anunciada com 70% das urnas apuradas, marcando o retorno da esquerda ao poder no país.

Leia mais: ‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF

Com 98,65% dos votos computados, Orsi, que foi apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica durante a campanha eleitoral, obteve 1.179.454 votos, contra 1.086.758 de seu adversário. O professor de história de 57 anos ficará no poder por cinco anos, tempo de duração do mandato presidencial no Uruguai.

Durante a campanha, Orsi prometeu “uma mudança segura que não será radical”. Portanto, apesar das diferenças entre o presidente eleito e o atual, Lacalle Pou, o novo governo não deve trazer grandes mudanças no rumo do país, do ponto de vista ideológico.

Nas redes sociais, tanto Delgado quanto Lacalle Pou parabenizaram Orsi pela vitória. O atual presidente acrescentou estar à disposição para iniciar a transição do governo assim que o presidente eleito “considerar pertinente”.

Leia mais: Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e diz que foi aviso ao Ocidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou sobre a vitória de Orsi e congratulou o povo uruguaio “pela realização de eleições democráticas e pacíficas”. Para ele, “essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, acrescentou.

O resultado da eleição também já foi reconhecido pelos Estados Unidos, Espanha, Chile, Honduras, México, entre outros países.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (22):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Yamandú Orsi vence eleição e esquerda voltará ao poder no Uruguai apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e diz que foi aviso ao Ocidente https://canalmynews.com.br/noticias/russia-ataca-ucrania-com-missil-hipersonico-e-diz-que-foi-aviso-ao-ocidente/ Fri, 22 Nov 2024 22:29:22 +0000 https://localhost:8000/?p=48844 Novo armamento seria resposta a ataque ucraniano com mísseis estadunidenses; no domingo (17), Biden autorizou o uso de armas de longo alcance contra a Rússia

O post Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e diz que foi aviso ao Ocidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da Rússia, Vladmir Putin, confirmou na quinta-feira (21) que sua forças atingiram a cidade ucraniana de Dnipro com um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance. Durante pronunciamento televisionado à nação, o presidente russo declarou que armamento foi apelidado de “Orenchnik” e que tinha como alvo um complexo militar-industrial ucraniano. Nesta sexta-feira (21), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o míssil foi projetado como uma mensagem para o Ocidente.

Leia mais: Pacote de corte de gastos será anunciado até terça-feira, diz Haddad

“A principal mensagem é que as decisões e ações imprudentes dos país ocidentais que produzem mísseis, fornecendo-os à Ucrânia e, posteriormente, participando de ataques ao território russo, não podem ficar sem uma reação”, disse Peskov durante coletiva com jornalistas em Moscou. “O lado russo demonstrou claramente suas capacidades, e os contornos de outras ações de retaliação, caso nossas preocupações não sejam levadas em conta, foram claramente delineados.”

A declaração do porta-voz foi uma referência ao primeiro ataque ucraniano com mísseis de longo alcance fabricados nos Estados Unidos e com mísseis de cruzeiro britânicos, realizado na terça-feira (19). Dias antes dos lançamentos, no domingo (17), o presidente norte-americano Joe Biden autorizou o uso dos projéteis. Há meses o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pedia o levantamento da restrição.

Leia mais: Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Frente aos ataques, Stáphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, afirmou que o conflito se encaminha para uma “nova escalada preocupante”. Em encontro com a imprensa na quinta-feira (21), Dujarric pediu para que os países envolvidos adotassem “medidas urgentes rumo à desescalada” e reforçou o apelo do secretário-geral, Antônio Guterres, por um fim da guerra dentro dos termos do direito internacional.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (22):

O post Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e diz que foi aviso ao Ocidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja o que se sabe até agora sobre tentativa de golpe de Estado https://canalmynews.com.br/noticias/veja-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-tentativa-de-golpe-de-estado/ Thu, 21 Nov 2024 19:54:31 +0000 https://localhost:8000/?p=48781 Operação Contragolpe, deflagrada nesta semana, revelou plano envolvendo militares e aliados de Bolsonaro para impedir a posse do novo governo em 2023

O post Veja o que se sabe até agora sobre tentativa de golpe de Estado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na terça-feira (19), a Operação Contragolpe, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As investigações revelaram um plano, envolvendo militares das Forças Especiais e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para, supostamente, impedir a posse do novo governo em janeiro de 2023 e assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo seria dar um golpe de Estado e restringir a atuação do Poder Judiciário.

Leia mais: PF conclui inquérito sobre tentativa de golpe e indicia 37 pessoas

Durante as investigações, a PF encontrou um arquivo de word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, de suposta autoria do general da reserva Mário Fernandes, que ocupou cargo da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo Bolsonaro. O documento tratava do planejamento “voltado ao sequestro ou homicídio” de Lula, Alckmin e Moares.

“Trata-se de um verdadeiro planejamento com características terroristas, no qual constam descritos todos os dados necessários para a execução de uma operação de alto risco. O plano dispõe de riqueza de detalhes, com indicações acerca do que seria necessário para a sua execução, e, até mesmo, descrevendo a possibilidade da ocorrência de diversas mortes, inclusive de eventuais militares envolvidos”, concluiu a corporação.

Leia mais: Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita

Segundo a PF, os envolvidos teriam planejado os atos golpistas durante reuniões com figuras do alto escalão da gestão do ex-presidente. Indícios apontam também para a criação de um gabinete paralelo destinado a administração do país após a planejada concretização do golpe.

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi ouvido nesta quinta-feira, às 14h. A audiência foi marcada para esclarecer contradições e omissões de Cid apontadas pela PF após depoimento prestado na terça-feira (19). Em 2023, o militar assinou acordo de delação premiada e se comprometeu a revelar os fatos que teve conhecimento durante a antiga gestão.

Até o momento, quatro militares do Exército e um agente da PF foram presos.

O que se sabe sobre o planejamento da tentativa de golpe de Estado?

De acordo com o relatório da investigação, Mário Fernandes entrou em contato com o coronel Roberto Raimundo Criscuoli, em 1º de novembro de 2022, demonstrando interesse em contatar o então superintendente da Polícia Federal do Distrito Federal, Victor Cesar Carvalho dos Santos.

No mesmo dia, Fernandes também informou Hélio Osorio Coelho sobre o assunto e enviou mensagens de áudio para o capitão Sérgio Rocha Cordeiro para informá-lo sobre as tentativas de contato com o coronel Marcelo Câmara e para lhe enviar supostas provas capazes de influenciar decisões estratégicas. Fernandes manifestou expressamente sua preocupação com a desistência de alguns envolvidos no plano.

Leia mais: Alvo da Polícia Federal chefiou pasta ligada à Presidência em 2022

Entre os dias 1º e 10 de novembro de 2022, Fernandes conseguiu contatar Marcelo Câmara e lhe enviou mensagens de áudio sobre um levantamento de informações que seriam usadas para atacar o pleito eleitoral. Neste meio tempo, no dia 9, Fernandes elaborou o documento “Fox_2017.docx”, com detalhes do plano para sequestrar ou assassinar Moraes, Lula e Alckmin. O arquivo foi impresso no Palácio do Planalto e levado para o Palácio da Alvorada.

No dia 12 de novembro de 2022, o major Rafael Martins de Oliveira, o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima e Mauro Cid se reuniram na casa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato à vice-presidência na chapa de Bolsonaro em 2022. O objetivo do encontro era planejar operacionalmente a atuação dos “kids pretos” na tentativa de golpe.

Leia mais: Reunião sobre plano golpista foi feita na casa de general Braga Netto

Em 15 de novembro, Oliveira enviou um documento, protegido por senha, intitulado “Copa 2022”, para Cid. O documento demonstrava estimativas de gastos destinado a financiar as ações clandestinas necessárias para a execução do plano durante os meses de novembro de dezembro de 2022.

Durante as primeiras semanas de dezembro, Fernandes se reuniu com Bolsonaro no Palácio da Alvorada e manteve contato, entre os dias 9 e 13 daquele mês, com apoiadores reunidos em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, para resolver problemas relacionados aos acampamentos.

Leia mais: Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31/12

A execução da ação clandestina, apelidada “Copa 2022”, teve início no dia 15 de dezembro. Durante a última quinzena do mês de dezembro de 2022, Marcelo Câmara e Mauro Cid monitoraram o itinerário e a localização de Alexandre de Moraes.

Em suposto áudio enviado a Mauro Cid, Fernandes informou ao cúmplice que Bolsonaro afirmou que a “ação” poderia ocorrer até o último dia de seu mandado, ou seja, dia 31 de dezembro de 2022.

Assista abaixo ao Segunda Chamada sobre a Operação Contragolpe:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Veja o que se sabe até agora sobre tentativa de golpe de Estado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Saiba o que é PERSE, benefício fiscal utilizado por influenciadores https://canalmynews.com.br/economia/saiba-o-que-e-perse/ Tue, 19 Nov 2024 12:27:13 +0000 https://localhost:8000/?p=48656 Investigado pela Receita Federal, possível fim do programa causa impasse entre governo e setor de eventos; Lei n° 14.873 prevê revogação das isenções

O post Saiba o que é PERSE, benefício fiscal utilizado por influenciadores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O “Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos” (PERSE) foi criado em maio de 2021 para compensar os efeitos das medidas de isolamento necessárias para o enfrentamento da Covid-19. O principal objetivo era aliviar os prejuízos enfrentados pelo setor de eventos, já que as aglomerações era proibidas durante a pandemia. Atualmente, o programa é alvo de investigações da Receita Federal por suspeita de irregularidades.

O projeto prevê renegociação de dívidas, indenizações e isenção total de quatro tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) até 2027 para retomada de atividades dos setores de evento, turismo e restaurantes. Mas, outros empreendimentos — como os destinados a segurança privada, construções e reforma e até mesmo o mercado varejista de embarcações e acessórios — também foram beneficiados pelas isenções fiscais, ainda que não tenham parado durante a pandemia.

Leia mais: Pela primeira vez, Fazenda divulga lista de empresas que recebem benefício fiscal; veja

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs, no final de 2023, o fim gradual do programa. As mudanças para reoneração das folhas de pagamento e a revogação dos benefícios fiscais já estão previstas na Medida Provisória n° 1202 de 2023, transformada na Lei n° 14.873 em maio deste ano.

A previsão de gastos do PERSE está estimada em 4 bilhões de reais anuais. Segundo dados divulgados pelo Fisco na semana passada, a renúncia fiscal do governo entre janeiro e outubro de 2024 somou mais de R$ 20 bilhões com o PERSE e a desoneração salarial de 17 setores.

Leia mais: Ricardo Cappelli rebate argumento de que Brasil tem ‘alto risco fiscal’: ‘Não existe isso’

O post Saiba o que é PERSE, benefício fiscal utilizado por influenciadores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Entenda os impactos econômicos do plano de deportação em massa de Trump https://canalmynews.com.br/noticias/entenda-os-impactos-economicos-do-plano-de-deportacao-em-massa-de-trump/ Tue, 12 Nov 2024 19:45:07 +0000 https://localhost:8000/?p=48459 Expulsão de 1 milhão de imigrantes irregulares a cada ano custaria o equivalente a R$ 5,54 trilhões aos cofres públicos dos EUA ao longo de uma década

O post Entenda os impactos econômicos do plano de deportação em massa de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, é conhecido por seus posicionamentos machistas, racistas e xenófobos. Ao longo da campanha, ele fez discursos inflamados em que se posicionou contra a imigração ilegal, chegando a chamar esses estrangeiros de “animais”. Entre suas principais propostas para o próximo mandato, está a deportação em massa de pessoas sem visto no país.

A medida pode parecer animadora para a parcela mais conservadora do eleitorado americano, mas os dados mostram que ela terá um custo alto a longo prazo. Segundo cálculos do American Immigration Council, se a cada ano forem deportados aproximadamente 1 milhão de imigrantes ilegais, como prevê o vice-presidente eleito J.D. Vance, os EUA gastariam U$ 960 bilhões (cerca de R$ 5,54 trilhões) ao longo de uma década.

Uma operação de deportação em massa não é simples e demandaria uma série de custos para ser implementada. Entre eles, estão, por exemplo, a contratação de milhares de funcionários e agentes, inclusive nos tribunais de imigração, responsáveis pelas expulsões e pelas ações contrárias às decisões de importação; e a construção de campos de detenção de imigrantes.

Um levantamento da Pew Research Center, divulgado em setembro deste ano, mostrou que, em 2023, os imigrantes representavam 14,3% da população dos EUA, totalizando 47,8 milhões de pessoas. Em 2022, pelo menos 11 milhões de imigrantes estavam no país ilegalmente, seja porque cruzaram a fronteira cladestinamente, seja porque chegaram com um visto temporário e permaneceram nos EUA após o tempo permitido.

Grande parte desses imigrantes trabalham em indústrias de construção, agricultura e serviços essenciais para a sociedade, o que poderia trazer consequências mais profundas para a economia americana. Não menos importante, o governo deixaria de receber bilhões de dólares em impostos pagos por essa parcela da população, de acordo com o American Immigration Council.

As expectativas de uma possível grande onda migratória tensionam o governo canadense. O primeiro-ministro, Justin Trudeau, tem diminuído suas próprias metas de imigração, em uma tentativa de desacelerar o crescimento populacional para assegurar e fortalecer a infraestrutura e os serviços sociais essenciais.

Autoridades canadenses esperam um aumento na imigração irregular de pessoas que possam estar fugindo da nova política de deportação em massa, principalmente nas semanas que antecedem a posse de Trump, em 20 de janeiro de 2025. O Departamento de Imigração do Canadá já afirmou que seus sites registraram “um aumento no tráfego dos Estados Unidos”.

“Estamos em alerta máximo, […] com os olhos fixos na fronteira para ver o que vai acontecer”, disse Charles Poirier, porta-voz da Real Polícia Montada do Canadá.

Assista abaixo ao Segunda Chamada sobre possíveis desdobramentos da reeleição de Trump para a política internacional:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Entenda os impactos econômicos do plano de deportação em massa de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Discussão sobre anistia no Brasil e nos EUA ganha força com a vitória de Trump https://canalmynews.com.br/noticias/discussao-sobre-anistia-para-golpistas-do-brasil-e-dos-eua-ganha-forca-com-a-vitoria-de-trump/ Mon, 11 Nov 2024 22:58:03 +0000 https://localhost:8000/?p=48431 Trumpistas que invadiram o Capitólio e bolsonaristas que depredaram os prédios dos Três Poderes esperam ser perdoados pelos crimes que cometeram

O post Discussão sobre anistia no Brasil e nos EUA ganha força com a vitória de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A discussão sobre a anistia — tanto para os trumpistas que invadiram o Capitólio quanto para os bolsonaristas que depredaram os prédios dos Três Poderes — ganhou força nos últimos dias com a vitória eleitoral do republicano Donald Trump. Com o apoio de 312 delegados, Trump derrotou a democrata Kamala Harris nas urnas e voltará à Casa Branca depois de quatro anos, agora com mais legitimidade. Ele venceu também no voto popular, com 50,4% dos votos válidos.

Ao longo da campanha eleitoral, Trump afirmou por diversas vezes que se sentia “inclinado a perdoar” os envolvidos na invasão ao Capitólio, inclusive membros de grupo mais radicais, como os Proud Boys e os Oath Keepers. Em 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores do republicano invadiram e depredaram o prédio, símbolo do poder político no país, em Washington, durante sessão conjunta do Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden.

As declarações de Trump sobre uma possível anistia deram esperanças aos acusados, que aproveitaram a oportunidade para pedir a suspensão de seus julgamentos e sentenças até a posse de Trump, em 20 de janeiro de 2025. Segundo o gabinete do procurador dos EUA para o Distrito de Columbia, ao todo, 1.532 pessoas são acusadas de envolvimento na invasão, que resultou na morte de cinco pessoas.

No Brasil, a história não foi diferente. Em 8 de janeiro de 2023, dias depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), golpistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília. Condenados e presos, agora pedem anistia pelos crimes que cometeram. Um Projeto de Lei (PL) que pedia concessão de perdão aos envolvidos no ataque chegou a tramitar no Congresso Nacional.

Em outubro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), retirou de tramitação o PL e decidiu reiniciar os debates sobre o tema em uma nova comissão especial. A criação do grupo de trabalho ainda não foi oficializada e, por ora, a discussão segue em aberto.

Depois disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao Congresso negociar a concessão do perdão para si próprio e seus apoiadores. Ele chegou a fazer um apelo a Lula.

“Quero que alguém do PT seja o pai da anistia. Gostaria que o Lula tomasse a iniciativa de anistiar”, afirmou Bolsonaro em 29 de outubro. “Com todos os defeitos que ele tem, será que ele não tem coração também? Não sabe quem está preso? As pessoas humildes.”

Assista abaixo ao Segunda Chamada sobre a vitória de Donald Trump nas eleições deste ano:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Discussão sobre anistia no Brasil e nos EUA ganha força com a vitória de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Trump conquistou votos da meia-idade, mas Kamala era preferida entre mulheres https://canalmynews.com.br/noticias/trump-votos-meia-idade-kamala-preferida-mulheres/ Fri, 08 Nov 2024 01:55:08 +0000 https://localhost:8000/?p=48343 Segundo levantamento realizado pela rede americana NBC, republicano levou 60% dos votos de homens brancos nos swing states ('estados-pêndulos')

O post Trump conquistou votos da meia-idade, mas Kamala era preferida entre mulheres apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Se apenas mulheres votassem, o republicano Donald Trump com certeza teria perdido a eleição presidencial. É o que diz uma matéria publicada na quarta-feira (6) pela agência de notícias Associated Press (AP).

Segundo levantamento realizado pela rede americana NBC, enquanto Trump levou 60% dos votos de homens brancos nos Swing States (“estados-pêndulos”), a democrata Kamala Harris foi mais votada entre mulheres negras (91%) e latinas (60%).

Durante toda a disputa eleitoral, Trump focou no público masculino. Inclusive, validou comentários e piadas sexistas direcionadas a Kamala.

Enquanto fazia comício na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, por exemplo, Trump foi interrompido por um de seus apoiadores que afirmou que “ela [Kamala] trabalhava na esquina”. Trump riu da piada e afirmou que aquele lugar era “incrível”. Depois, acrescentou: “Apenas se lembrem que outra pessoa está dizendo isso, não eu”.

A AP chegou a dizer que a campanha era “centrada na hipermasculidade” e que Trump foi alertado por seus apoiadores de que esta postura poderia colocá-lo em desvantagem em relação ao eleitorado feminino. Mesmo assim, o republicano teve mais votos entre as mulheres brancas do que Kamala.

Em relação à comunidade LGBTQIA+, 86% dos eleitores que se identificaram como homossexuais, bissexuais ou transexuais votaram em Kamala, contra 13% de Trump. Entre os que afirmaram não fazer parte da comunidade, 53% escolheram apoiar o republicano.

De acordo com a NBC, Kamala foi a mais votada também entre os eleitores com idades entre 18 e 44 anos, os que se definiram como “liberais” e os que disseram ter concluído o ensino superior. Presidente eleito liderou entre protestantes e católicos, eleitores com mais de 45 anos e os que se definiram como “conservadores”.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (6):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Trump conquistou votos da meia-idade, mas Kamala era preferida entre mulheres apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Quais os possíveis impactos da eleição de Donald Trump para o Brasil? https://canalmynews.com.br/opiniao/impactos-eleicao-trump-brasil/ Fri, 08 Nov 2024 01:35:26 +0000 https://localhost:8000/?p=48338 Novo governo republicano deverá ser baseado em medidas econômicas protecionistas, fortalecimento da direita e descaso com as mudanças climáticas

O post Quais os possíveis impactos da eleição de Donald Trump para o Brasil? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O republicano Donald Trump venceu a democrata Kamala Harris nas urnas e foi eleito presidente dos Estados Unidos na manhã de quarta-feira (6). A vitória dele foi cravada logo pela manhã, quando conquistou o apoio de 276 delegados — o mínimo necessário são 270. Diante do resultado, especialistas já começaram a traçar os possíveis efeitos da volta do republicano ao poder sobre o Brasil, em especial os impactos econômico, geopolítico e diplomático entre os países.

Entre as propostas de campanha de Trump, estão a deportação em massa de imigrantes ilegais, o aumento das tarifas sobre produtos importados. As medidas devem elevar a dívida pública, alimentar a inflação e reduzir a corrente de comércio global.

Políticas protecionistas

Segundo análise realizada e divulgada pela Ágora Assuntos Públicos, a perspectiva de um segundo mandato com políticas mais protecionistas pode impactar as relações comerciais entre o Brasil e os EUA.

Leia mais: Temer diz que não será vice de Bolsonaro, mas fala em ‘ótima’ relação com ex-presidente

A iminente adoção de tarifas de importação mais elevadas sugere riscos para alguns setores brasileiros exportadores, em especial os que dependem da competitividade do mercado americano. Isso se deve ao fato de que as barreiras tarifárias devem limitar as vendas para os EUA. As taxações também pressionam a alta do dólar, favorecendo os produtores de commodities que recebem na moeda americana.

A expectativa de uma política econômica mais rígida por parte dos EUA, combinada a uma inflação global possivelmente ascendente, pode levar o Federal Reserve a adotar uma postura de elevação nas taxas de juros, causando uma provável desvalorização do real. Por isso, a recente vitória de Trump exige do governo brasileiro mais compromisso com a responsabilidade orçamentária.

Geopolítica e dinâmica da América Latina

Desde o início do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta restabelecer a posição de liderança do Brasil na América Latina. Agora, com a reeleição de Trump, Lula enfrentará novos desafios para se reafirmar como uma referência progressista e consolidar uma coalização regional.

Leia mais: ‘Quando nós lutamos, nós vencemos’, diz Kamala em primeiro discurso após derrota

Com o impulsionamento de pautas conservadoras nos Estados Unidos, a extrema direita do Brasil espera aumento na pressão para anistiar envolvidos no 8 de janeiro e reverter a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Conflito de interesses institucionais

Enquanto as instituições brasileiras têm se colocado de forma assertiva no enfrentamento de questões ligadas à desinformação e à regulação de plataformas digitais, a vitória de Trump encoraja figuras conservadoras e setores empresariais que contestam os sistemas jurídicos e regulatórios. Apoiado pelo bilionário sul-africano Elon Musk, o presidente eleito chegou a afirmar que vai “proteger a liberdade de expressão online”.

Leia mais: Temer diz que não será vice de Bolsonaro, mas fala em ‘ótima’ relação com ex-presidente

Esse ponto de divergência entre os países pode se tornar mais um ponto de fricção entre a autoridade e soberania brasileira e figuras influentes do empresariado americano, que terão um papel fundamental no suporte à nova gestão trumpista.

Mudanças climáticas

A agenda de Trump destinada a estimular o uso de fontes de energia não renováveis representa um novo obstáculo aos interesses ambientais e energéticos do governo brasileiro.

De acordo com a análise da Ágora, o Brasil vem trabalhando para alavancar sua vantagem competitiva em relação às energias renováveis e reforçar seu papel nas discussões globais sobre meio ambiente e sustentabilidade. Entretanto, “com a volta de Trump à Casa Branca, é provável que o espaço para cooperação internacional em torno dessas pautas diminua”.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (6):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Quais os possíveis impactos da eleição de Donald Trump para o Brasil? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Quando nós lutamos, nós vencemos’, diz Kamala em primeiro discurso após derrota https://canalmynews.com.br/noticias/quando-nos-lutamos-nos-vencemos-diz-kamala-em-primeiro-discurso-apos-derrota/ Wed, 06 Nov 2024 23:22:05 +0000 https://localhost:8000/?p=48307 Vice-presidente afirmou que a vitória de Trump não significa uma derrota permanente para os democratas e defendeu que o resultado não deve ser questionado

O post ‘Quando nós lutamos, nós vencemos’, diz Kamala em primeiro discurso após derrota apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris (Democrata), discursou pela primeira vez, após a vitória de Donald Trump (Republicano), na tarde desta quarta-feira (6), horário local. Kamala, que recebeu mais de 67 milhões de votos e 226 deputados do colégio eleitoral, afirmou estar orgulhosa da forma como sua campanha disputou o pleito.

“Eu estou tão orgulhosa da corrida que disputamos e da forma como disputamos durante os mais de 107 dias de campanha”, afirmou aos apoiadores que acompanharam o discurso no campus da Universidade de Howard, em Washington, DC. “Durante a campanha, eu disse alguma vezes que ‘quando nós lutamos, nós vencemos’, mas a questão é que, às vezes, a luta é longa e isso não significa que não vamos ganhar. O importante é nunca desistir.”

Leia mais: Saiba quem é Kamala Harris: filha de imigrantes e criticada por parte da esquerda

Adotando uma postura apaziguadora, Kamala defendeu que o resultado do pleito não deve ser questionado por seus apoiadores. Também afirmou que entrou em contato com o adversário e o parabenizou pela vitória.

“Eu sei que vocês estão experimentando uma mistura de sentimentos neste momento, mas nós devemos aceitar o resultado desta eleição. Hoje mais cedo, eu falei com o presidente eleito Trump e o parabenizei pela vitória. Também disse a ele que vamos ajudar sua equipe durante a troca de governos e trabalhar para uma transferência pacífica de poder.”

Veja mais: Entenda como funcionam as eleições dos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil 

Durante a fala, Kamala também prometeu que, embora a campanha tenha chegado ao fim, ela continuará lutando pelo direito das mulheres de terem autonomia sobre o próprio corpo, pela redução da violência armada nas ruas e nas escola, pela justiça e pela democracia.

Assista abaixo ao Segunda Chamada desta quarta-feira (6):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post ‘Quando nós lutamos, nós vencemos’, diz Kamala em primeiro discurso após derrota apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como funciona a apuração nos EUA, onde os resultados podem levar semanas para sair? https://canalmynews.com.br/noticias/como-funciona-a-apuracao-nos-eua-onde-os-resultados-podem-levar-semanas-para-sair/ Tue, 05 Nov 2024 19:53:11 +0000 https://localhost:8000/?p=48243 Diferente do Brasil, onde os resultados são divulgados em poucas horas, lá, o processo pode levar muito mais tempo; pleito de 2000 demorou 36 dias para ser definido

O post Como funciona a apuração nos EUA, onde os resultados podem levar semanas para sair? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos. Nas eleições deste ano, a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump disputam uma das eleições mais acirradas de todos os tempos.

Segundo pesquisas de intenção de voto, os candidatos estão tecnicamente empatados. No último levantamento da ABC News, por exemplo, Kamala apareceu com 1% de vantagem em relação à Trump.

No total, são mais de 240 milhões de americanos aptos a votar. De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), mais de 57 milhões já votaram antecipadamente.

Leia mais: ‘Estava convencido’: Costantini conta como comprou ‘Abaporu’, famosa obra de Tarsila

Não existe um órgão central responsável por fiscalizar e padronizar as formas de votação. Cada estado pode definir suas próprias regras. Isso permite aos eleitores votar pelo correio ou presencialmente, por meio de cédulas de papel ou urnas eletrônicas.

Essa vasta gama de possibilidades, claro, interfere na agilidade da apuração. No Brasil, os resultados das eleições são apurados em poucas horas. Lá, esse tempo é muito maior, podendo levar dias e até mesmo semanas. A eleição de 2000, por exemplo, chegou a demorar 36 dias para ser apurada.

Há também outra questão a ser considerada. Em alguns lugares, os mesários, além de supervisionar o voto presencial, precisam checar as assinaturas e escanear as cédulas, o que também leva tempo e atrasa a apuração.

Veja mais: Entenda como funcionam as eleições dos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil 

A contagem dos votos é realizada por trabalhadores eleitorais locais. Esses podem ser voluntários, funcionários do governo ou temporários contratados. Todos os locais de apuração são supervisionados por equipes subordinadas dos departamentos eleitorais.

Os partidos políticos e os candidatos podem enviar observadores para monitorar os procedimentos e assegurar a transparência da votação, caso queiram. Em alguns casos, o público em geral também pode acompanhar a apuração.

A depender do tamanho do condado e da quantidade eleitores, os votos podem ser contados com a ajuda de máquinas eletrônicas de leitura ótica ou manualmente, o que também impacta na velocidade da apuração. Depois que os votos são certificados e a contagem é concluída, os resultados oficiais são confirmados por uma autoridade eleitoral do condado e, então, enviados ao estado.

Leia mais: PDT deve formalizar apoio ao deputado federal Hugo Motta na terça-feira (5)

Em caso de empate, fica a cargo da Câmara dos Deputados escolher o presidente por meio de uma votação interna na qual cada estado tem direito a um voto. Entretanto, isso aconteceu apenas duas vezes em toda a história dos EUA, em 1800 e 1824.

Vale ressaltar que, nem sempre o candidato que ganha no voto popular é o que vence a eleição, pois os EUA adotam o sistema de votação indireto. Sai vitorioso do pleito quem tiver a maioria do colégio eleitoral.

Leia mais: Eleições nos EUA: às vezes, quem ganha não leva

O “colégio eleitoral” consiste em um grupo de pessoas, os chamados “delegados”, indicadas para nomear o presidente e o vice-presidente. Cada estado tem um número de delegados proporcional ao tamanho de sua população.

Ao todo, o colégio eleitoral é formado por 538 delegados. Um candidato precisa do apoio de ao menos 270 delegados para ser eleito, o que se traduz em metade dos 538 (ou 269) mais um.

Assista abaixo ao Pergunte ao Kotscho de segunda-feira (4):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Como funciona a apuração nos EUA, onde os resultados podem levar semanas para sair? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Estava convencido’: Costantini conta como comprou ‘Abaporu’, famosa obra de Tarsila https://canalmynews.com.br/brasil/estava-convencido-constantini-conta-como-comprou-abaporu-famosa-obra-de-tarsila/ Tue, 05 Nov 2024 12:26:32 +0000 https://localhost:8000/?p=48219 Em entrevista à Revista Legado, parceira do MyNews, empresário argentino revela que adquiriu a obra por US$1,35 milhão (R$ 7,7 milhões pela cotação atual)

O post ‘Estava convencido’: Costantini conta como comprou ‘Abaporu’, famosa obra de Tarsila apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Era novembro de 1995 quando o empresário argentino Eduardo Costantini, que fez fortuna no mercado imobiliário, chegou à Nova York para participar de um leilão na renomada Christie’s, empresa especializada em venda de obras de arte e peças de luxo. Naquela noite, assessorado pelo empresário uruguaio Ricardo Esteves, Costantini deixou uma “pequena” fortuna nos cofres da casa de leilão, mas voltou à Argentina com um dos quadros brasileiros mais valiosos do mundo: o Abaporu.

A obra foi anunciada como a Lote 40 do leilão realizado no dia 21 de novembro de 1995. “E, bem, começou a disputa”, contou Costantini à jornalista Sylvia Colombo, em entrevista à Revista Legado, parceira do MyNews.

“Havia outro comprador que era brasileiro e, bem, começamos a disputa. Eu estava convencido da importância da obra porque meu amigo [Ricardo Esteves] tinha me educado sobre isso. No final das contas, consegui comprar o Abaporu”, afirmou.

“E esse comprador brasileiro [que estava acompanhado por um grupo de outros brasileiros], muito amigavelmente, tinha reservado uma suíte de hotel para celebrar a compra do Abaporu, nos convidaram para ir à suíte, de alguma maneira, para celebrar a compra. Nos ofereceram champagne, etc.”, acrescentou.

Leia mais: Eleições nos EUA: às vezes, quem ganha não leva

Costantini adquiriu Abaporu por US$1,35 milhão (R$ 7,7 milhões pela cotação atual), um recorde nacional à época. No dia seguinte ao leilão, afirmou que o fato de ele ser o novo proprietário da obra era “bom para o Brasil”, pois pretendia expor a nova aquisição para todo o mundo.

Alguns anos depois, o quadro então foi doado ao acervo do Museu de Arte Latino-Americana (Malba), fundado por Costantini em 2001 com o objetivo de colecionar, preservar e difundir e arte latino-americana. Anos depois, ele fez uma proposta ao governo brasileiro, à época chefiado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

“Eu disse à Dilma: ‘Imagine se o Brasil pudesse persuadir um grupo de empresário a criar um Malba em São Paulo ou no Rio’. Nós [do Malba em Buenos Aires] nos apresentaríamos ou devolveríamos Abaporu e faríamos um programa conjunto. Malba Brasil e Malba Argentina.”

O projeto não reuniu nenhum interessado e, por isso, a obra continua exposta na Argentina.

A história de ‘Apaporu’

A obra de Tarsila do Amaral, pintada durante a fase do modernismo brasileiro, foi dada como presente de aniversário ao então marido da artista, Oswald de Andrade, em janeiro 1928. O nome “Abaporu” surgiu naquele mesmo dia, quando Oswald e seu amigo Raul Bopp disseram que aquela forma enigmática de um homem nu sentando sobre a terra se parecia com um “índio canibal”. Satisfeita com a interpretação, Tarsila pegou um dicionário de tupi-guarani e batizou o quadro de Abaporu, junção das palavras “aba” e “poru”, que juntas significam “homem que come”.

Quase dois anos depois de se presenteado com o que viria a ser tornar um dos quadros brasileiros mais valiosos de todos os tempos, Oswald e Tarsila se separaram. Com a partilha de bens do casal, “Abaporu” ficou nas mãos da pintora, que tinha o sonho de que a obra passasse a compor permanentemente o acervo de um museu.

Nos anos 1960, Tarsila vendeu Abaporu para o colecionador Pietro Maria Bardi, fundador do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Mas Bardi preferiu lucrar com a obra e, apenas um mês depois de comprá-la, revendeu o quadro para o colecionador e empresário Érico Stickel.

Quase 24 anos depois, em 1984, o galerista Raul Forbes resolveu adquirir a obra por US$ 250 mil (R$ 1,4 milhão), o valor mais caro já investido em uma pintura brasileira até então. Entretanto, após perder muito dinheiro na bolsa de valores, Forbes passou a enfrentar um período de problemas financeiros e, “com muita dor no coração”, como declarou à Revista VEJA em 2019, decidiu vender o quadro.

Em um primeiro momento, tentou encontrar algum comprador brasileiro, mas ninguém se mostrou interessado. Então, decidiu levar o Abaporu para Nova York e tentar vendê-lo fora do país, mas foi impedido pela Justiça Estadual de São Paulo. Ao saber que a obra estava deixando sua terra de origem para ser leiloada no exterior, o órgão decidiu dar início ao processo de tombamento da obra para impedir a viagem.

A tentativa da Justiça fracassou. Forbes ingressou com uma liminar para conseguir tirar Abaporu do país e teve êxito em seu plano. A autorização foi concedida e a obra embarcou rumo à Nova York faltando menos de 24 horas para o início do leilão.

Chegando aos Estados Unidos, no entanto, encontrou desafios. A batalha judicial pelo tombamento da obra, o que impediria também sua comercialização, afugentou dois dos compradores interessados. De acordo com a VEJA, a diretora da Christie’s perguntou a Forbes se ele gostaria de desistir da venda, mas ele respondeu que não poderia desistir àquela altura. O resto é história.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post ‘Estava convencido’: Costantini conta como comprou ‘Abaporu’, famosa obra de Tarsila apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Steve Bannon deixa prisão a uma semana das eleições nos EUA https://canalmynews.com.br/noticias/steve-bannon-deixa-prisao-a-uma-semana-das-eleicoes-nos-eua/ Wed, 30 Oct 2024 23:13:07 +0000 https://localhost:8000/?p=48085 Em 2022, ex-conselheiro de Donald Trump foi condenado a quatro meses de prisão por se recusar a colaborar com investigações sobre o ataque ao Capitólio

O post Steve Bannon deixa prisão a uma semana das eleições nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Steve Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca e conselheiro sênior do ex-presidente Donald Trump, deixou a prisão federal de Danbury, em Connecticut, na terça-feira (29), uma semana antes das eleições nos Estados Unidos. Ele foi condenado por se recusar a colaborar com as investigações sobre o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Após a soltura, Bannon afirmou em seu podcast “War Room” que o tempo na penitenciária o fortaleceu. “Estou mais energizado e mais focado do que nunca em toda minha vida”, disse.

Leia mais: Anulações abalam não só a Lava Jato, mas a esperança em um país sem corrupção

Considerado um dos maiores nomes da direita norte-americana e um dos principais apoiadores de Trump, Bannon foi condenado a quatro meses de prisão, em 2022, mas recorreu da sentença por dois anos até que foi preso em julho deste ano. No mesmo dia em que foi solto, disse em coletiva de imprensa que seu foco, neste momento, seria fazer com que os eleitores apoiassem a candidatura de Trump.

Antes de ser preso, Bannon prometeu que continuaria apoiando o ex-presidente e sua campanha mesmo atrás das grades. “Se eu tiver que fazer isso em uma prisão, eu faço em uma prisão. Não faz diferença”, disse, à época, à BBC. Enquanto cumpria a sentença, se autodenominava um “prisioneiro político”.

“Sou um prisioneiro político de Nancy Pelosi [membro da Câmara dos Representantes dos EUA e política filiada ao partido Democrata], sou um prisioneiro político de Merrick Garland [Procurador-Geral dos EUA], sou um prisioneiro político de Joe Bien [atual presidente e político filiado ao partido Democrata] e do corrupto establishment de Biden”, afirmou antes de ser preso.

Leia mais: Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo

Além da condenação por obstrução de justiça, Bannon, que também é um ex-produtor de Hollywood, enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, fraude e conspiração relacionadas à campanha “We Build the Wall”, que prometia construir um muro na fronteira entre os EUA e o México. De acordo com os promotores, Bannon disse aos doadores que todo o dinheiro arrecadado seria destinado ao projeto, mas, em vez disso, transferiu milhares de dólares para outros fundos por meio de laranjas. Ele se declarou inocente das acusações.

Veja mais:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Steve Bannon deixa prisão a uma semana das eleições nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Não conseguiu votar no dia 6 ou último domingo (27)? Veja como justificar ausência https://canalmynews.com.br/noticias/nao-conseguiu-votar-no-dia-6-ou-ultimo-domingo-27-veja-como-justificar-ausencia/ Tue, 29 Oct 2024 19:45:52 +0000 https://localhost:8000/?p=48054 Eleitores que não se explicarem à Justiça Eleitoral deverão pagar uma multa e ficarão impossibilitados de emitir documentos e prestar concursos públicos

O post Não conseguiu votar no dia 6 ou último domingo (27)? Veja como justificar ausência apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os eleitores que não conseguiram votar no primeiro ou segundo turno das eleições municipais, dias 6 e 27 de outubro, respectivamente, devem justificar a ausência nas urnas. A justificativa pode ser feita pela internet ou presencialmente.

Aqueles que não compareceram à votação e não puderam justificar a ausência no dia da eleição precisam apresentar a justificativa em até 60 dias — após cada turno ausente — pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Esta última ferramenta pode ser acessada pelos portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Leia mais: Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo

Caso não tenha acesso às ferramentas de justificativa online, o eleitor poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para a justificativa de forma presencial.

Para os eleitores que estiveram no exterior nos dias das eleições, o prazo para justificar a ausência é de 30 dias, a contar a partir da data de retorno ao Brasil.

Documentos necessários

Para justificar o voto é necessário anexar, juntamente com a solicitação, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros.

Consequências para quem não justificar o voto

Os eleitores que não participaram das eleições nem justificaram a ausência estão sujeitos a diversos efeitos previstos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Além de incorrer em multa de 3% a 10% do valor do salário-mínimo da região, quem não justificar o voto dentro do prazo não pode emitir documentos, como passaporte e carteira de identidade, se inscrever em concursos públicos ou ser empossado em cargos públicos.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Não conseguiu votar no dia 6 ou último domingo (27)? Veja como justificar ausência apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal https://canalmynews.com.br/politica/analise-evento-mostra-que-nunes-teme-abstencao-dos-eleitores-de-marcal/ Wed, 23 Oct 2024 22:58:55 +0000 https://localhost:8000/?p=47874 Para o cientista político Rudá Ricci, almoço com aliados foi desnecessário, visto que o prefeito aparece muito à frente de Boulos nas pesquisas de intenção de voto

O post Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A “churrascada” de segunda-feira (22), realizada às vésperas da eleição em São Paulo, mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, teme a abstenção dos eleitores do empresário Pablo Marçal (PRTB), derrotado no primeiro turno. Essa é avaliação do cientista político Ruda Ricci, presidente do Instituto Cultiva, durante participação no Segunda Chamada exibido nesse mesmo dia.

Para Ricci, o almoço, que reuniu cerca de 300 convidados, entre eles o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi “desnecessário” nessa altura da campanha, uma vez que Nunes aparece muito à frente nas pesquisas de intenção de voto. Segundo o último Datafolha, o prefeito marcou 51%, contra 33% de Guilherme Boulos (PSOL).

“Eu não acho que isso [“churrascada”], nesse momento, seja tão favorável […] e, nessa reta final, com os dados que a gente tem, não havia necessidade nenhuma disso”, disse o cientista político.

“Eu não estou entendendo porque a campanha do Nunes acaba destacando algo que é negativo, quer dizer: um medo que toda a imprensa está percebendo com a abstenção dos eleitores do Marçal. […] Você não faz isso na reta final, você pode até conversar no bastidor, mas eles estão deixando publicamente [explícito] esse temor”, acrescentou.

Segundo o jornalista Fernando Oda, repórter da TV Gazeta, que esteve presente no almoço e também participou do Segunda Chamada, a questão da abstenção no segundo turno foi bastante presente ao logo dos discursos. Na ocasião, Tarcísio reforçou a necessidade de buscar os “votos dos indecisos”, enquanto Nunes pediu que eleitores não saíssem da cidade no próximo final de semana.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (22):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Apesar de bom desempenho de Boulos, Nunes se saiu melhor em debate https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-apesar-de-bom-desempenho-de-boulos-nunes-se-saiu-melhor-em-debate/ Tue, 15 Oct 2024 21:59:21 +0000 https://localhost:8000/?p=47641 Para a jornalista Tânia Fusco, emedebista se destacou ao reagir de maneira equilibrada aos ataques e driblar acusações sobre o apagão em São Paulo

O post Análise: Apesar de bom desempenho de Boulos, Nunes se saiu melhor em debate apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Apesar do bom desempenho de Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) se saiu melhor no debate da TV Bandeirantes, realizado na noite de segunda-feira (14). O prefeito reagiu de maneira equilibrada aos ataques do adversário e conseguiu driblar as acusações referentes ao apagão em São Paulo. Essa foi a avaliação da jornalista Tânia Fusco, colunista do Blog do Noblat no Metrópoles, que participou do programa especial de análise do MyNews após o debate na Band.

“Imagina você fazer esse debate hoje, no meio do apagão. Eu achei que ele [Ricardo Nunes] ia ser comido com farofa. Eu não sei se o Boulos estava mais bonzinho do que a gente esperava, mas o Ricardo Nunes […] aguentou bem o tranco”, afirmou Tânia.

Após o forte temporal que atingiu várias cidades da região metropolitana de São Paulo na última sexta-feira (11), cerca de 2,3 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica. Segundo a distribuidora Enel, responsável por 2,1 milhões dos consumidores atingidos, até às 17h30 de segunda-feira (14), o fornecimento já havia sido restabelecido em 96% das unidades. Mais de 80 mil imóveis seguem sem luz.

No início do debate, Boulos ressaltou que mais de 300 mil famílias não poderiam assistir ao embate porque estavam sem energia e culpou a Enel e o adversário pelo ocorrido. De acordo com o candidato do PSOL, desde o último apagão, em novembro de 2023, Nunes não fez sequer “o básico”, como o manejo arbóreo da cidade.

Em resposta aos ataques, o prefeito associou a tempestade às mudanças climáticas e lamentou o apagão, ao qual se referiu como um episódio “muito triste”. Na sequência, culpou o governo federal, responsável por fiscalizar concessões, pelo blecaute na capital paulista.

Assista abaixo ao Segunda Chamada sobre o Debate da TV Bandeirantes:

O post Análise: Apesar de bom desempenho de Boulos, Nunes se saiu melhor em debate apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pode haver anistia para os crimes do 8 de janeiro? https://canalmynews.com.br/opiniao/pode-haver-anistia-para-os-crimes-do-8-de-janeiro/ Mon, 14 Oct 2024 21:54:23 +0000 https://localhost:8000/?p=47619 Segundo professor de Direito Constitucional, há um consenso de que não se pode conceder perdão àqueles que atacam o Estado Democrático de Direito

O post Pode haver anistia para os crimes do 8 de janeiro? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Oito de janeiro de 2023 foi um dia que marcou a história do Brasil. Nesse dia, Brasília estampou jornais do mundo todo após bolsonaristas radicais invadirem e depredarem os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O ataque ocorreu quase uma semana após a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no segundo turno do pleito de 2022, com 48,43% dos votos, contra 43,20% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo um balanço divulgado pelo STF em dezembro de 2023, no dia do ataque, 243 manifestantes foram presos durante a invasão e, no dia seguinte, mais 1.927 pessoas foram conduzidas à Academia Nacional de Polícia, onde 775 foram liberadas e 1.152 permaneceram detidas. Com o andamentos dos julgamentos, vários envolvidos receberam liberdade provisória com imposição de medidas cautelares, outros permaneceram presos e alguns foram condenados. Diante das condenações, apoiadores do golpe passaram a pedir a concessão de anistia aos investigados.

De acordo com o professor de Direito Constitucional Gustavo Sampaio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que participou do Segunda Chamada de sexta-feira (11), há um consenso de que a anistia, como instrumento de defesa da democracia, não pode ser concedida àqueles que atacam o Estado Democrático de Direito.

“O entendimento que tem sido cada vez mais acolhido entre os constitucionalistas é no sentido de que a autoridade do Congresso para anistiar não atinge o continente de um perdão a quem investiu contra a democracia”, explicou.

“A democracia é o fundamento de validade de tudo. Se os autores do crimes dos artigos 359-L e 359-M [do Código Penal], investiram todo o seu esforço para derrubar a democracia, seria inconstitucional que a democracia, através dos representantes [eleitos], perdoasse esses próprios pretensos golpistas”, acrescentou.

Caso o Poder Legislativo aprove uma lei concedendo anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, é provável que o texto seja submetido ao controle de constitucionalidade do STF. Com isso, pode ser declarado inconstitucional, gerando atrito entre os poderes.

“Se chegarmos a esse patamar, estaremos em um momento de extremo tensionamento da corda entre Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal”, alertou o professor.

Assista abaixo ao Segunda Chamada sobre a possível anistia dos envolvidos no 8 de janeiro:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Pode haver anistia para os crimes do 8 de janeiro? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que se sabe até agora sobre o furacão Milton, que atinge a Flórida https://canalmynews.com.br/noticias/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-furacao-milton-que-atinge-a-florida/ Thu, 10 Oct 2024 19:03:02 +0000 https://localhost:8000/?p=47509 Tempestade tocou o solo como categoria 3 na noite de quarta-feira (9), mas recuou para a categoria 1; ao menos dez mortes foram confirmadas pelas autoridades

O post O que se sabe até agora sobre o furacão Milton, que atinge a Flórida apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) confirmou que o furacão Milton tocou o solo dos Estados Unidos da América (EUA) na noite desta quarta-feira (9). O fenômeno que se formou no Golfo do México durante o final de semana ganhou força de forma “explosiva”, chegando a ser classificado como categoria 5 na escala Saffir-Simpson, escala de referência na classificação de ciclones tropicais, mas alcançou o Estado da Flórida como categoria 3, com ventos de até 205 km/h.

Milton enfraqueceu para a categoria 1, com ventos de até 145 km/h, durante a madrugada desta quinta-feira (10), enquanto deixava a região de Tampa e se deslocava em direção a Orlando. Apesar de ter perdido força ao longo da noite, ao menos dez mortes foram confirmadas pelas autoridades locais até a última atualização deste texto.

Clique na imagem para ver a animação | Foto: DSAT GOES-16/INPE

Leia também:

A preocupação com a capacidade destrutiva do fenômeno, que antes de tocar o solo também provocou a formação de tornados, levou as autoridades da Flórida a emitirem ordens de evacuação obrigatória para moradores de diversos condados próximos à Baía de Tampa. O meteorologista Tyler Fleming, do National Weather Service (Serviço Nacional de Meteorologia), afirmou ao portal USA Today que a Baía de Tampa teve “sorte” e foi poupada da enorme tempestade que era temida, sofrendo, em vez disso, uma onda reversa que afastou a água da costa.

Segundo a meteorologista Gláucia Meira Carneiro — que trabalhou no e no Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por 18 anos, e hoje mora na Flórida —, os sistemas de alerta à população funcionam por meio de aplicativos que podem ser baixados por qualquer pessoa.

Por meio de notificações, as autoridades repassam informações gerais e orientam quem deve procurar abrigo ou deixar a cidade. De acordo com ela, “a evacuação obrigatória é feita de maneira muito bem pensada” e estrategicamente bem planejada, para que todos possam se manter em segurança.

Leia também:

Com a passagem do Milton, o National Weather Service (Serviço Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para inundações repentinas na região de Tampa e em outras cidades. Autoridades dos condados de Hillsborough, Lee, Pinellas e Sarasota, os mais atingidos até o momento, orientaram a população a permanecer em casa devido a linhas de energia cortadas, árvores derrubadas e inundações.

Gráfico mostra que mais de 3,2 milhões de casas e estabelecimentos estão sem eletricidade no momento | Foto: Reprodução/poweroutage.us

O furacão também afetou o acesso à energia elétrica. De acordo com o poweroutage.us, que faz o monitoramento dos serviços públicos nos Estados Unidos, mais de 3,2 milhões de casas e estabelecimentos estão sem eletricidade. O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, estima que cerca de 125 imóveis foram destruídos antes de a tempestade chegar à costa.

Assista abaixo ao MyNews Entrevista sobre a passagem do furacão Milton nos EUA:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post O que se sabe até agora sobre o furacão Milton, que atinge a Flórida apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja os vereadores mais votados nas principais capitais do país https://canalmynews.com.br/noticias/veja-os-vereadores-mais-votados-nas-principais-capitais-do-pais/ Mon, 07 Oct 2024 18:37:17 +0000 https://localhost:8000/?p=47401 Primeiro turno das eleições ocorreu neste domingo (6); candidatos eleitos assumem o cargo em 1º de janeiro de 2025

O post Veja os vereadores mais votados nas principais capitais do país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com 161.386 votos, o influenciador bolsonarista Lucas Pavanato (PL), de São Paulo, foi o vereador mais votado do Brasil nas eleições municipais. Pavanato, que pretende “endireitar” a capital paulista, assumirá o posto na Câmara Municipal da maior cidade do país em 2025.

O vereador Carlos Bolsonaro, também do PL, foi o segundo mais votado do país, com 130.480 votos. Ele chega ao sétimo mandato na Câmara de Vereadores do Rio, batendo seu próprio recorde de maior votação da história do Rio de Janeiro.

Segundo o Censo de 2022, São Paulo e Rio de Janeiro foram as capitais com maior número de habitantes que participaram das eleições de 2024. Consequentemente, as cidades tiveram o maior número de vereadores eleitos. Mas e nas outras capitais? Quem foram os vereadores mais votados? Veja a lista abaixo e descubra.

1. São Paulo: Lucas Pavanato (PL) – 161.386 votos

Nikolas Ferreira (à esquerda) e Lucas Pavanato (à direita) em manifestação na Avenida Paulista, São Paulo | Foto: Reprodução/Instagram

Bolsonarista de 26 anos, ficou conhecido por seus vídeos provocando adversário políticos e foi eleito deputado estadual em 2022. Entre suas promessas estão “proibir trans no banheiro feminino” e “investigar grupos terroristas que invadem propriedades na cidade”.

2. Rio de Janeiro: Carlos Bolsonaro (PL) – 130.480 votos

Carlos Bolsonaro na Câmara Municipal do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Instagram

Segundo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reelegeu vereado da capital fluminense com 83,7% de votos a mais que na eleição de 2020, quando teve 71 mil votos. Ele vai cumprir seu 7º mandato na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

3. Belo Horizonte: Pablo Almeida (PL) – 39.960 votos

Pablo Almeida após votar neste domingo (6) | Foto: Reprodução/Instagram

Ex-assessor de Nikolas Ferreira, é o vereador mais votado da história de Belo Horizonte. Quebrou o recorde de Duda Salabert (PDT), eleita em 2020 com 37.613 votos. Em entrevista, afirmou que pretende “resgatar as principais funções do [cargo de] vereador”.

4. Fortaleza: Priscila Costa (PL) – 36.226 votos

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (à esquerda) e Priscila Costa (à direita) | Foto: Reprodução/Instagram

Apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, se reelegeu por mais quatro anos. Em 2023, se afastou do cargo de vereadora para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados após o deputado federal Yury do Paredão, de quem era suplente, ser expulso do PL.

5. Salvador: Jorge Araújo Repórter (PP) – 36.065 votos

Jorge Araújo durante período de campanha eleitoral | Foto: Reprodução/Instagram

Apresentador e repórter, estreou sua entrada na Câmara Municipal de Salvador como o vereador mais votado da história da capital baiana. Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na rádio Antena 1, na manhã desta segunda-feira (7), comemorou o resultado e disse estar preparado para assumir o cargo em janeiro de 2025.

6. Manaus: Sargento Salazar (PL) – 22.594 votos

Sargento Salazar durante período de campanha eleitoral | Foto: Reprodução/Instagram

Policial militar e empresário, foi o candidato a vereador mais votado em Manaus. Apoiador do ex-presidente Bolsonaro, disputou as eleições pela terceira vez. Esta foi a primeira que conseguiu se eleger. Dito conservador e defensor da família, tem propostas voltadas sobretudo para a segurança pública.

7. Curitiba: Jasson Goulart (Republicanos) – 21.684 votos

Jasson Goulart, jornalista e vereador eleito nas eleições deste domingo (6) | Foto: Reprodução/Instagram

Em votação mais expressiva dos últimos 20 anos em Curitiba, se consagrou o terceiro vereador mais votado da história de capital paranaense. Defende os direitos das mulheres e pautas relativas à acessibilidade, educação e cultura. Aos 56 anos, assumirá seu primeiro mandato como vereador.

Assista abaixo ao programa especial sobre o resultado das Eleições 2024:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Veja os vereadores mais votados nas principais capitais do país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nunes e Boulos disputarão segundo turno em São Paulo https://canalmynews.com.br/noticias/nunes-boulos-segundo-turno-sao-paulo/ Mon, 07 Oct 2024 01:00:23 +0000 https://localhost:8000/?p=47386 Em eleição acirrada até os últimos minutos, candidatos do MDB e PSOL venceram o primeiro turno com uma diferença de 25 mil votos

O post Nunes e Boulos disputarão segundo turno em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos vão disputar o segundo turno da eleição na cidade de São Paulo no próximo dia 27 de outubro. Em disputa acirrada até os últimos minutos, eles venceram o primeiro turno, no domingo (6), com uma diferença de 25 mil votos. O prefeito obteve 29,48% dos votos válidos, e o deputado federal, 29,07%. O segundo turno foi definido às 21h07, com 99,52% das urnas apuradas.

No comitê de Boulos, onde a equipe do candidato recebeu jornalistas para acompanhar a apuração dos votos, o psolista agradeceu pelos votos e afirmou que há agora dois caminhos possíveis. Segundo ele, os eleitores terão de escolher entre manter a cidade como está, com todos os problemas que ela apresenta, ou apostar na mudança.

Leia mais: Veja os vereadores mais votados nas principais capitais do país

“Se você acha que São Paulo está uma cidade segura, sem fila na saúde, e que os ônibus não estão lotados, você concorda com o nosso adversário”, afirmou Boulos no Clube Piratininga, no bairro Santa Cecília, na região central de São Paulo.

“Se você quer mudar, melhorar a segurança, o transporte, você vem comigo e com a Marta”, acrescentou o candidato, que discursou ao lado da vice, Marta Suplicy, e da ministra do meio ambiente Marina Silva.

Leia mais: Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais

Nunes, por sua vez, disse que a disputa representa a diferença entre a “ordem a desordem”, “experiência e inexperiência”, “boa gestão e interrogação” e “equilíbrio e radicalismo”. Ao lado da esposa, Regina Nunes, e cercado de aliados políticos, entre eles o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito sugeriu que pretendia intensificar a estratégia já adotada no primeiro turno e colar no adversário a pecha de radical.

O empresário e influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro lugar na disputa, com 28,14% dos votos válidos. Em coletiva de imprensa na noite de domingo (6), declarou que “a vontade do povo nas urnas prevalece” e parabenizou os adversários Nunes e Boulos. Ele insinuou que alguns de seus apoiadores estariam criando teorias conspiratórias sobre o resultado das eleições, mas demonstrou não compactuar com essas ideias.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) ficaram em quarto e quinto lugar. Eles tiveram, respectivamente, 9,91%% e 1,84% dos votos válidos. Tabata anunciou apoio a Boulos. Já Datena preferiu não apontar ninguém. O PSDB declarou apoio a Nunes.

Assista abaixo ao programa especial de apuração das eleições municipais:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Nunes e Boulos disputarão segundo turno em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que pode ou não pode no dia da eleição? https://canalmynews.com.br/noticias/o-que-pode-ou-nao-pode-na-eleicao/ Sat, 05 Oct 2024 18:47:00 +0000 https://localhost:8000/?p=47367 Veja quais são as principais regras para votar neste domingo (6)

O post O que pode ou não pode no dia da eleição? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O 1º turno das eleições 2024 ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília), em todas as cidades do país participantes da votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este ano, quase 156 milhões de eleitores de 5.569 municípios estão aptos a votar este ano, por isso é importante estar atento às regras para evitar imprevistos.

O que não pode no dia da eleição?

No dia 6 de outubro, os cidadãos exercerão seu direito ao voto para escolher os prefeitos e vereadores que ocuparão os cargos pelos próximos 4 anos. Assim, para assegurar votações tranquilas, é proibido:

  • entrar na seção e votar com trajes de banho (sunga, maiô ou biquíni) ou sem camiseta;
  • transportar armas e munições, em todo o território nacional — ainda que possua o registro de CAC (colecionador, atirador e caçador) — no dia das eleições, nas 24 horas antes e depois do pleito;
  • portar, na cabine de votação, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento capaz de comprometer o sigilo do voto, ainda que desligado;
  • aglomerações de pessoas com vestuário padronizado e que portem bandeiras, broches, dísticos e adesivos, até o término da votação;
  • manifestações coletivas ou ruidosas até o término da votação;
  • abordar, aliciar ou utilizar métodos de persuasão ou convencimento contra eleições, conduta popularmente conhecida como “boca de urna”;
  • utilizar alto-falantes e amplificadores de som ou promover comício ou carreata;
  • distribuir ou divulgar qualquer espécie de propaganda ou material de partidos políticos e candidatos;
  • publicar novos conteúdos ou impulsionar conteúdos na internet;
  • destinar material de propaganda ao local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição.

Leia também:

O que pode no dia da eleição?

Apesar das proibições, os eleitores ainda podem, de maneira individual, demonstrar apoio a seus candidatos e até mesmo votar sem ter a identificação biométrica cadastrada. Confira abaixo o que é permitido no dia da votação:

  • entrar no local de votação trajando bermuda, short, boné e regata;
  • manifestar, de forma individual e silenciosa, sua preferência por partifo político, federação, coligação, candidato, exclusivamente, pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes;
  • compartilhar propagandas que tenham sido divulgadas ou impulsinadas na internet antes do dia da eleição;
  • votar mesmo sem a biometria coleta, a habilitação se dará com a digitação do ano de nascimento;
  • levar uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidatos nos quais pretende votar, também conhecida como “colinha eleitoral”.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (4):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post O que pode ou não pode no dia da eleição? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pode votar em prefeito ou vereador de outra cidade? https://canalmynews.com.br/noticias/pode-votar-em-prefeito-ou-vereador-de-outra-cidade/ Sat, 05 Oct 2024 18:33:22 +0000 https://localhost:8000/?p=47365 Entenda o que é o voto em trânsito e porquê ele não é permitido em eleições municipais

O post Pode votar em prefeito ou vereador de outra cidade? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O voto em trânsito é a transferência temporária da seção eleitoral que permite que o eleitor possa votar em uma cidade diferente daquela em que está seu domicílio eleitoral.

No entanto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse tipo de votação só ocorre em ano de eleições gerais – quando há votação para Presidência da República, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara dos Deputados e Governos Estaduais -, em locais convencionados ou criados para essa finalidade.

Assim, como o voto está vinculado ao domicílio eleitoral do cidadão – isto é, local em que o título eleitoral está registrado – e a transferência temporária (voto em trânsito) não é permitida durante as eleições municipais, o eleitor só pode votar em quem estiver concorrendo no local do seu domicílio eleitoral. Ou seja, não é possível votar em prefeitos e vereadores de outra cidade.

Caso o eleitor não possa comparecer ao seu local de votação, é necessário justificar a ausência em até 60 dias após a data de cada turno.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (4):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Pode votar em prefeito ou vereador de outra cidade? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que acontece se eu não votar nas eleições? https://canalmynews.com.br/noticias/o-que-acontece-se-nao-votar-eleicoes/ Sat, 05 Oct 2024 18:20:06 +0000 https://localhost:8000/?p=47363 Veja quais são as consequências para os eleitores que não participarem das votações, nem justificarem a ausência

O post O que acontece se eu não votar nas eleições? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os eleitores que não participaram das eleições neste domingo (6), nem justificarem a ausência perante o juiz eleitoral, estão sujeitos a diversos efeitos previstos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Segundo a legislação, a pessoa que deixar de exercer seu direito e de apresentar justificativa, incorre em multa de 3% a 10% do valor do salário-mínimo da região.

Além disso, quem estiver nesta situação de irregularidade perante a Justiça Eleitoral não pode emitir documentos como passaporte e carteira de identidade, se inscrever em concurso público, nem pode ser empossado.

E se não pagar a multa?

Caso o eleitor também não pague a multa imposta pela justiça, o Código Eleitoral prevê consequências ainda mais severas. Assim, a pessoa que não regularizar a situação fica impedida de:

  • receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, de fundações governamentais, de empresas, de institutos e de sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
  • participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • obter certidão de quitação eleitoral para fins de instrução de registro de candidatura;
  • obter certidão de regularidade do exercício do voto, justificativa ou pagamento da multa no último turno da última eleição ou de regularidade do comparecimento às urnas ou do pagamento da multa pela ausência e do atendimento às convocações para os trabalhos eleitorais;
  • obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que a pessoa estiver subordinada.

Por fim, o cidadão que deixar de votar em três eleições consecutivas — lembrando que cada turno é considerado uma eleição — não justificar, nem pagar a multa, terá sua inscrição como eleitor cancelada.

O que fazer se não puder votar?

Quem não puder comparecer à votação deve apresentar a justificativa, preferencialmente, pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral. Mas, no dia da votação, também é possível imprimir o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de voto ou de justificativas.

Se a justificativa não for apresentada no dia das eleições, o eleitor terá dias, após cada turno, para realizar o procedimento pelo aplicativo, pelo Sistema Justifica, no Portal do TSE ou pelo formulário de Requerimento de Justificativa eleitoral (pós-eleição), que deve se entregue a um cartório eleitoral ou enviado pelos Correios à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Sendo aceita, a justificativa é registrada no histórico do eleitor. Se for indeferida, é necessário quitar o débito com a Justiça eleitoral.

Assista abaixo à análise do Não é Bem Assim sobre as eleições:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post O que acontece se eu não votar nas eleições? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>