Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular USB tipo C

Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de celular no padrão “USB tipo C”. As contribuições podem ser enviadas neste link até 26 de agosto.

Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Em abril deste ano, os deputados da União Europeia decidiram, por 43 votos a favor e 2 contra, que os carregadores deverão ter o mesmo modelo de conector em todas as marcas em aparelhos eletrônicos de pequeno e médio porte. A medida inclui smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, videogames portáteis e alto-falantes. O período de adaptação vai até 2024, quando todos os aparelhos vendidos no bloco devem começar a seguir as novas regras.

Um dos objetivos da decisão europeia é a diminuição do lixo eletrônico gerado pelas mudanças de carregadores, que exigem novas compras a cda troca de aparelho. Por ano, na Europa, cerca de 10 mil toneladas de carregadores vão para o lixo.

LEIA TAMBÉM: Startups de tecnologia em saúde surpreendem o mercado

Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

Relacionados