Moradores de diferentes municípios mineiros relatam terem visto meteorito e ouvido uma explosão. O MyNews ouviu um astrônomo para entender o que aconteceu.
por Vinícius Lucena em 15/01/22 17:47
Um meteorito foi avistado em diversas cidades do interior de Minas Gerais na noite desta sexta-feira (14). Por volta das 21h, moradores das cidades de Patos de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis, Monte Carmelo e Perdizes relataram um clarão e um barulho causado pelo corpo celeste. Imagens captadas por câmeras de segurança também flagraram o rastro de luz.
De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, trata-se de um fenômeno comum que tem sido registrado com maior frequência por causa da popularização das câmeras de segurança. “São materiais que vêm do espaço e acabam entrando na atmosfera, capturados pela gravidade da Terra, e se tornam meteoros”, afirma.
O astrônomo explica que, quando os resíduos “sobrevivem” e atingem o solo, o corpo celeste passa a ser chamado de meteorito. A maior parte desses corpos que entram na atmosfera acabam se consumindo por causa do calor e do atrito na atmosfera e não chegam à superfície.
“Quando esses corpos entram na atmosfera, a fricção faz com que esse material esquente e passe da fase líquida para a fase gasosa. Esse aquecimento faz com que o próprio bólido brilhe e exale um gás, que é ionizado por conta da temperatura, e brilha”, explicou o astrônomo.
Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens de supostos fragmentos do meteorito. Segundo Cássio Barbosa, esses corpos não costumam oferecer perigo e podem ser coletados manualmente. No entanto, há a possibilidade de que resíduos metálicos – o chamado “lixo espacial” – atinjam o solo. Nesses casos, é preciso ter cuidado na hora de coletar.
Veja a entrevista completa com o astrônomo Cássio Barbosa:
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR