Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Você Colunista

Pets muito espertos

Miguilin e Teka

A expressão que compara ‘convivência’ a ‘feito cão e gato’ pode ter serventia em muitos lugares, mas com certeza, não é o caso da Teka e do Miguilin. Os cães e gatos, doméstico e modernos, são muito pacíficos.

por Emmanuel Falcão* em 26/07/22 08:42

A expressão que compara ‘convivência’ a ‘feito cão e gato’ pode ter serventia em muitos lugares, mas com certeza, não é o caso da Teka e do Miguilin. Os cães e gatos, doméstico e modernos, são muito pacíficos. Acredite se quiser: conseguem conviver até com humanos. Um gatinho de muita sorte é o Miguilin. Gato esperto, juro! Dias atrás até ensinou ministro a escrever a palavra ‘acesso’ corretamente.

Talvez Miguilin tenha aprendido bastante, desde que foi adotado por Reinaldo Azevedo. Se o calendário tivesse dado oportunidades melhores, poderia Miguilin ter ensinado que ‘impressionante’ não é com ‘C’. Outro ministro poderia ter saído enriquecido… Fica a dica.

Miguilin

Miguilin, o gato esperto de Reinal Azevedo. Foto: reprodução YouTube

Sempre soou em senso comum que pets, ou animais domésticos, acabam se parecendo, um pouco, com seus tutores. Talvez Miguilin, além de vasto conhecimento da língua portuguesa, use algumas de suas sete vidas para fazer análises políticas. Seu tutor o faz com maestria, além de ser um exímio jogador de Termooo (jogo virtual de palavras).

Nessa fanfic, Miguilin se torna um gato atento. ‘Atenção’ é uma habilidade muito útil para quem quer caçar. Só que o ditado popular ensina que a caça felina é apropriada em casos no qual, não haja cão. Pois, complete comigo, ‘quem não tem cão, caça […]’.

O gato tende a ser observador, comensurar bem antes de expor suas unhas, e Miguilim, assim como ‘Tio Rei’, parecem ser seres sencientes muito habilidosos, seja para defender a democracia em seus artigos e colunas de opinião, no caso de Reinaldo, seja para ensinar a correção de erros gramaticas de pessoas com discurso de autoridade, no caso do sortudo gatinho preto.

Mas para não dizer que não falei de ‘cães’, você conhece a Teka? Teka é a ‘velhinha’ companheira que adotou professor Roberto Cardoso, do canal ‘Pensando alto’. Digo isso, porque nas lives das 19:00 horas, que ocorrem nos domínios do ‘Pensando Alto’, terminam sempre com a Teka levando Roberto Cardoso para passear, ou, aqui acolá, forçando o professor a usar, exemplos do ‘sonho de liberdade’ da Teka, para explicar algum conteúdo, em conjunto com expressões de poesias dignas de uma chamada com efeitos sonoros endossando um ‘[…] Momento Cultural […]’ (vinheta utilizada pelo ‘Tio Rei’, no programa ‘O é da Coisa’).

teka miliguin

Teka, a cachorrinha fiel de Roberto Cardoso. Foto: reprodução Instagram

Teka é uma cachorrinha muito agraciada. Convive com alguém que está ‘sempre de prontidão’. Com uma fidelidade digna dos mais leais cães, Roberto Cardoso cuida da Teka, enquanto tenta deixar o Brasil um lugar com menos ódio e menos desinformação.

Roberto Cardoso é o professor que solicitou a prisão de Daniel Silveira, Deputado Federal, que ameaçou ao ministro Facchin, dizendo que “[…] merecia uma surra de gato morto, até ele miar”. Roberto Cardoso também protocolou o inquérito em desfavor da Deputada Federal Bia Kicis, por preconceito e racismo devido uma postagem fazendo apologia a blackface, que é a detração do ‘homem branco’ chacoteado em simulação de negritude. O professor ainda fez uma representação, por apologia ao nazismo, contra o ex-âncora do Flow podcast, Bruno Monteiro Aiubi, o Monark, e contra o Deputado Federal Kim Kataguiri.

Questiono o senso comum: Será que pets tendem a se parecerem com seus tutores?

Será que cães tendem a sempre estarem alertas, com funções práticas? Afinal de contas, os cães acabam sendo cachorros guias, cães farejadores, cachorro salva vidas?

Será que gatos sempre são mais observadores, estudam a possibilidade de ‘bote’ preciso, são mais assertivos?

Roberto Cardoso é, assumidamente, alguém de um espectro político ideológico progressista; de esquerda. Reinaldo Azevedo é alguém, autodeclarado de direita. O que ambos têm em comum, além de grande envergadura intelectual, ojeriza a fake news e trabalharem com informação, é o belo trabalho de guarda responsável na causa animal. Ambos dão demonstração de carinho, atenção e zelo pelos pets com quem divide moradia.

Miguilim e Teka, não são pets de sorte ou agraciados pelo mero fato de seus tutores serem pessoas politizadas, de amplo capital literário. Miguilim e Teka são animais sortudos e agraciados porque encontraram bons tutores. E para alguém ser bom tutor, não é preciso ter canal no youtube¸ contrato com jornais, ambientes informativos ou ser citado por ministros do Supremo.

Ser um bom tutor requer dar cuidados básicos, alimentação, higiene e lazer. Não fazer maus tratos, não abandonar.

São tarefas simples, e se você acha que poderia ter um gesto, da grandeza de Reinaldo Azevedo ou de Roberto Cardoso, você poderia conhecer páginas de adoção que existem no Instagram, a exemplo de @animaissemfomecg; @projetoadotando; @adotajp; @a4.ong entre outros.

Pode acontecer, de que você não possa adotar um pet. Pet é um projeto que pode durar até 16 anos na sua vida. Mas, você simpatiza da causa. Gostaria de ajudar o mundo para melhor acolher os animais sencientes, ou seja, aqueles animais capazes de sentir e demonstrar emoções. Então, o que fazer?

O simples fato de você compartilhar esse texto com outras pessoas, já é uma forma de fortalecer o debate sobre os cuidados apropriados que deve haver com os peludinhos que coabitam esse mundo conosco. Para os defensores e protetores dos direitos dos animais, a educação é o único vetor que pode solucionar o problema de maus tratos e abandonos que existem contemporaneamente, de modo mais efetivo possível.

Auxilie os ‘Miguilins’ e as ‘Tekinhas’ que ainda não encontraram seus tutores. Adote um pet ou ajude no projeto de conscientização sobre a pauta sócio ambiental, compartilhando e consumindo conteúdo educativo sobre a convivência com animais domésticos.

*As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews

*Emmanuel Falcão é professor, paraibano e protetor dos animais.


Você Colunista

O Você Colunista é um espaço no qual os membros do MyNews podem publicar seus textos no site oficial do canal. Aqui trabalhamos juntos! Se ainda não é membro, conheça os benefícios e venha para o time!

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR