Publicação no site do Ministério da Saúde ressaltava que iniciativa “foi anunciada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello”
por Thales Schmidt em 20/05/21 14:45
O ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello afirmou nesta quinta-feira (20) na CPI da Pandemia que o aplicativo TrateCOV foi “roubado” por um hacker e colocado no ar de maneira irregular. O projeto, todavia, foi divulgado em canais oficiais do Governo Federal e uma publicação do Ministério da Saúde que ressaltava que a iniciativa foi “anunciada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante agenda” em Manaus foi apagada.
O TrateCOV recomendava o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina para o tratamento de pessoas com possíveis sintomas de covid-19. Os remédios, todavia, não têm eficácia comprovada para enfrentar a pandemia.
“O hacker é tão bom que ele conseguiu colocar o aplicativo em uma matéria na TV Brasil”, afirmou o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM).
No dia 13 de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde publicou nota com o seguinte título: “Saúde lança aplicativo para auxiliar médicos no diagnóstico da Covid-19”. O texto traz informações sobre o TrateCOV, diz que a iniciativa foi bancada pela própria pasta, uma declaração de Mayra Pinheiro, conhecida como a “Capitã Cloroquina” do Ministério da Saúde, e destaca a participação de Pazuello no lançamento.
A publicação, entretanto, foi apagada da página virtual da pasta da Saúde. Ainda assim, é possível recuperar o conteúdo por meio do projeto Wayback Machine. Também há uma publicação do Ministério da Saúde no Facebook destacando o TrateCOV.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR