Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

COVAXIN

Abertura de investigação contra Bolsonaro é simbólica, diz analista político

PGR pediu a abertura de um inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação no caso Covaxin

por Hermínio Bernardo em 02/07/21 19:08

A Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de prevaricação. O pedido foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal e envolve a negociação da vacina indiana Covaxin.

O pedido é assinado pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros. No documento, ele diz que é preciso esclarecer as circunstâncias do eventual aviso que teria sido dado ao presidente sobre a negociação da Covaxin para então ver se estaria configurado o crime de prevaricação.

O pedido da PGR veio após a ministra Rosa Weber, do STF, cobrar uma posição da sobre a notícia-crime que foi apresentada com as denúncias dos irmãos Miranda. O deputado Luis Miranda levou uma denúncia ao presidente Bolsonaro de que havia irregularidades no contrato da Covaxin. Miranda disse, na CPI da Pandemia, que Bolsonaro citou o nome do líder do governo Ricardo Barros e disse que mandaria investigar o caso.

O analista de risco político e CEO da Dharma, Creomar de Souza, explica que o pedido de investigação é simbólico, mas é preciso aguardar o desenvolvimento da investigação.

“A abertura do inquérito é um elemento simbólico. Até o presente momento, Bolsonaro tinha sido muito bem sucedido em impedir ações que criassem constrangimento para ele avançassem. No momento mais frágil, essa fragilidade dá espaço para que uma cobrança explícita da ministra Rosa Weber desencadeie um processo de investigação no Ministério Público. É importante lembrar que existir o inquérito não significa que vai necessariamente resultar em algo ou uma pressão direta contra Bolsonaro. O presidente tem uma derrota simbólica mas não mostra uma reversão do cenário em que Aras crie constrangimentos”, afirma.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR