Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

ELEIÇÕES 2022

Terceira via: líderes se encontram em Brasília; Tebet e Doria não participam

Jantar entre partidos que dialogam por candidatura única acontece nesta terça-feira (26), na capital federal somente entre os presidentes partidários.

por Julia Melo em 26/04/22 11:37

João Dória (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil). Fotos: Governo de SP/Flickr; Jefferson Rudy/Agência Senado; Reprodução/Redes sociais

Após adiamento, acontece nesta terça (26) o encontro entre representantes do PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil, em Brasília. Os quatro partidos conversam para escolher um candidato único da terceira via, que deve disputar a Presidência da República, que está para ser anunciado no dia 18 de maio. 

LEIA TAMBÉM:

A reunião estava marcada inicialmente para a noite da segunda (25) e aconteceria em São Paulo, mas a senadora e pré-candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet, e o pré-candidato e presidente do União Brasil, Luciano Bivar, não conseguiriam comparecer. Nos bastidores, o que se fala é de uma indisposição de Bivar em se encontrar com João Doria, presidenciável do PSDB.

No encontro desta terça, estão confirmadas as presenças dos presidentes partidários Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB), Roberto Freire (Cidadania) e Luciano Bivar (União Brasil) – que será o único pré-candidato presente. Ficou combinado que somente as lideranças partidárias participarão e nem os coordenadores das campanhas nem Tebet e João Doria devem estar no jantar. 

Segundo o PSDB, o encontro é para discutir critérios e caminhos para um projeto único de esperança para o Brasil e os brasileiros.

Os que estão, por ora, de fora

Enquanto isso, Sérgio Moro (União Brasil) que já foi o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para a presidência, declarou ao UOL na segunda-feira (25) que existe a possibilidade de ele não concorrer a nenhum cargo político neste ano. 

Depois que saiu do Podemos e entrou no União Brasil, a ideia de ser candidato à presidência foi por água abaixo, já que o partido optou pelo nome de Luciano Bivar para a disputa eleitoral. Até o momento, tudo indica que Moro concorra a deputado federal por São Paulo. Mas, diante da declaração, é possível entender que nada está definido para o ex-juiz. 

A principal certeza, até agora, é a de que Eduardo Leite não vai deixar de ser um representante e porta-voz importante para o PSDB, dentro ou fora da campanha presidencial. O ex-governador é o protagonista das propagandas partidárias do PSDB do Rio Grande do Sul.

Nos comerciais para a TV, o foco do discurso tem sido o ataque à polarização entre Lula e Bolsonaro. Leite passa a ideia de que não precisa de ideologia política para resolver os problemas do país.

Apesar de não falar sobre candidatura, o que nem pode ser feito em época de propaganda partidária, o que se destaca é o tom em torno da disputa presidencial. 

eduardo leite

Numa das inserções da propaganda partidária do PSDB gaúcho, Eduardo Leite questiona se a “opinião política” faz diferença na hora de enfrentar problemas como violência e falta de assistência de saúde pública. Foto: Reprodução PSDB

No dia 22 de abril, Eduardo Leite divulgou uma carta em que afirmou apoiar a candidatura de João Doria à presidência. O ex-governador do Rio Grande do Sul enfatizou que quer um partido unido, apesar de ter mantido uma campanha paralela nos últimos meses, mesmo com a derrota nas prévias tucanas para o colega paulista. 

Na carta do dia 22, Leite explicou que continua a série de viagens que tem feito pelo Brasil, marcada pelas articulações com políticos de diversos partidos. Nesta terça (26), ele cumpre agenda em Brasília. 

Segundo aliados de Eduardo Leite ouvidos pela Folha de S.Paulo, ele permanece à disposição para fazer parte de uma chapa caso seja convidado pelos partidos que dialogam sobre uma candidatura única para a terceira via. 

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR