Política

ELEIÇÕES 2022

Lula oficializa pré-candidatura à presidência com vice Geraldo Alckimin

Ex-presidente Lula (PT) oficializou pré-candidatura e divulgou pré-campanha "Vamos Juntos Pelo Brasil" em cerimônia realizada neste sábado (7).

por Suzana Souza em 07/05/22 12:03

Lula em discurso realizado neste sábado (7). Atrás do pré-candidato, bandeira do Brasil estampava telão. Foto: Reprodução (YouTube)

Lula (PT) oficializou sua pré-candidatura à presidência para as eleições de 2022 em uma cerimônia realizada neste sábado (7), na Zona Norte de São Paulo. O evento não contou com a participação presencial do pré-candidato à vice-presidência Geraldo Alckmin (PSB), que testou positivo para Covid-19 e deu seu discurso via videochamada.

LEIA TAMBÉM:

Em seu discurso, Lula criticou o atual governo federal sem citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL) e falou sobre o problema da fome no Brasil, sobre a falta de investimentos na educação e sobre a má gestão da saúde durante a pandemia da Covid-19.

O texto falado pelo pré-candidato foi escrito com antecedência. De acordo com a CNN e com informações de dirigentes do partido, a medida foi feita para evitar mal-entendidos como o que aconteceu no discurso feito por Lula no dia 30 de abril, no qual ele disse que o presidente Jair Bolsonaro “não gosta de gente, gosta de policial”. A fala teve repercussão negativa nas redes sociais e motivou um pedido de desculpas posterior.

No evento, estiveram presentes representantes dos sete partidos que apoiam o Movimento Vamos Juntos pelo Brasil: PV, Rede, Solidariedade, PSOL, PSB e PCdoB e PT. A cerimônia reuniu, ainda, apoiadores do líder petista e contou com a presença de lideranças políticas, como a ex-presidente da república Dilma Rousseff e o ex-goivernador de São Paulo Fernando Haddad e artistas como o cantor e ator Paulo Miklos e a apresentadora Bela Gil.

Figuras políticas, artistas e intelectuais estiveram presentes na cerimônia. Foto: Reprodução (YouTube)

De acordo com O Globo, quatro militantes do Movimento Brasil Livre (MBL) teriam tentado entrar no evento com coletes de movimentos sindicais, mas foram barrados por não terem credenciamento.

Em sua participação por vídeo, Geraldo Alckimin agradeceu a Lula pelo “privilégio da sua confiança”. “Presidente Lula. mesmo que muitos discordem da sua opinião, de que Lula é o prato que cai bem com chuchu, o que eu acredito que ainda venha se tornar um hit da culinária, quero dizer perante toda a sociedade brasileira: muito obrigado. Serei um parceiro leal com o propósito de fazer o Brasil um país socialmente mais justo” declarou o ex-governador de São Paulo e atual pré-candidato à vice-presidência. 

“Lula e chuchu vai ser o prato predileto de todo o 2022”, brincou Lula. Durante o discurso, uma bandeira do Brasil estampou o telão atrás do ex-presidente. A bandeira também ganhou destaque no logo do Movimento, que tem as cores verde, amarelo, azul, branco e vermelho. Lula também agradeceu pelo apoio dos partidos que estão compondo o movimento que ele classificou como progressista.

“Não é digno desse titulo o governante incapaz de verter lágrimas diante de seres humanos revirando latas de lixo atrás de comida ou dos mais de 660 mil brasileiros e brasileiras mortos pelo Covid. Pode ate se dizer cristão mas não tem amor ao próximo”, disse em referência ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Logo do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil. Imagem: Divulgação

O evento marcou o lançamento da pré-candidatura do petista, mas não iniciou a campanha e propagandas eleitorais em si, já que estas só podem começar em agosto, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-presidente do PT e deputado federal Rui Falcão e o prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva São os coordenadores de comunicação da campanha de Lula. A decisão de escalar os dois novos nomes para dividir a função que era do ex-ministro Franklin Martins aconteceu para contemplar as preferências de Lula e da atual presidente do PT Gleisi Hoffmann, que também é coordenadora geral da campanha para a presidência.

Confira a cerimônia na íntegra:

Lula , PT

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR