Você Colunista

LÍNGUA FELINA

Karol Conká ou Monark: uma escolha muito difícil? Não, é muito fácil: Karol

Ambos foram cancelados, mas só um deles quis se propor à mudança.

por Emmanuel Falcão* em 23/05/22 10:10

Antes de nos engulharmos relembrando um dos editoriais de maior desonestidade intelectual que já houve nesse século, vamos falar de beijos? Melhor que beijos! ‘Lambeijos’, que são expressões de afetos de cães e gatos. As ‘lambidas’ que acolhemos como se fossem ‘beijos’. Mas cuidado, os lambeijos, geralmente, são mais agradáveis quando vêm de animais pequenos. Felinos de grande porte, tem línguas com cerdas, que tem funcionalidade muito específicas.

Língua de grandes felinos. Foto: Reprodução

Essas cerdas são chamadas de papilas filiformes, servem para armazenar saliva, remover parasitas e sujeiras, auxiliar na higienização do banho, raspar a carne dos ossos de suas presas, entre muitas outras funções. É mais áspera que uma lixa. A língua de um grande felino pode, facilmente, rasgar a pele humana. Isso torna essa língua uma das mais perigosas do mundo dos mamíferos, perdendo apenas, para a língua do Monark.

Que linguazinha perigosa é a língua do Monark. Primeiro, porque ela fala para mais de um milhão de pessoas, só no twitter. E você quer virar o ano, com boas experiencias para contrapor a era tenebrosa que começou em 2018, desejando muitos lambeijos de seu cãozinho ou gatinho e aí, tem que lidar com as ideias do Monark, em top trendings.

Disse Monark, em 02 de janeiro de 2019, […] pra mim egoísmo é proibir a sociedade de soltar fogos no ano novo, porque você não tem a capacidade de proteger seu animal, mesmo sabendo o ano inteiro que ia rolar fogos. Abaixo desse post, um exército de Rogérios Skylabs tentando explicar para Monark que fogos de artifício não existem só no dia 31 de dezembro de cada ano. As pessoas diziam que tem fogos de artificio em olimpíadas, eventos políticos, em festas juninas, jogos de futebol, etc.

Era inútil. Monark continuava esquentando o debate. O influencer soltava sequências de tweets como […] É um pouco insensato querer que a humanidade não comemore o passar do ano com fogos, porque seu cachorro vai ficar assustado algumas horas. Eu amo cachorros, sei que eles são fortes o suficiente para aturar fogos uma vez por ano e […] Proibir fogos de artificio vem da mesma linha de raciocínio da mãe
que cria seu filho numa bolha com medo do que pode acontecer com ele no mundo. Ela quer ‘proteger’ seu filho, mas acaba transformando ele num fraco de merda.

As pessoas trazendo estudos, depoimentos e tentando explicar, com a didática mais paciente que a da monja Coen, que os animais convulsionam, podem até morrer, que os estampidos dos fogos agridem pessoas acometidas do transtorno do Espectro Autista, recém nascidos, idosos, pessoas em hospital. Mas parecia não surtir efeito. Os tweets não paravam de vir.

Quem ama os animais e luta contra os fogos de artificio que possuem estampidos, precisou testemunhar (além dos tweets que foram apagados) pensamentos como […] você pode ensinar o seu cachorro a não temer mais som alto, é possível e no final, ele fazer uma Enquete com a pergunta “Devemos proibir todos os fogos de artifício menos os que não fazem barulho?” com mais de 65% a favor da proibição.

A conclusão de sua enquete, com mais de vinte mil votos, apenas sinalizava que os argumentos apresentados a ele, durante toda essa longa tarde, é que a militância em favor dos animais compartilharam, inutilmente, que haviam fogos de artificio sem estampido, que dava para comemorar com fogos que não agridem os animais, bebês, enfermos e outros, que já é lei em alguns lugares a não utilização desses tipos de fogos, que a questão não afetava só os cachorros domiciliados de apartamento, mas que atingia aos animais de ruas, tantos argumentos, e nada de autocrítica do Monark.

Eram muitos os testemunhos de pessoas que tiveram pets convulsionados, que fugiram de seus abrigos e lares, que morreram, por causa dos fogos, e a reação de Monark foi transformar tudo em uma grande piada e a recusa de aceitar o bom senso.

Tá, eu sei, o pensamento tentador é: Não é possível que isso seja real. Esse cara é claramente uma interpretação de personagem polêmico que caça engajamento por meio de polêmicas. Mas, quanta polêmica, heim?

Já questionou não ser crime ter opinião racista, já defendeu criação de partido nazista, e se você pensa, que depois da chuva de cancelamentos, ele aprendeu. Não, quando voltou ao podcast, no programa Monark Talks, na plataforma Rumble, ele disse que continua pensando a mesma ideia que promoveu seu cancelamento, apenas não aprova a […] maneira burra com a qual defendeu. Se é personagem ou não, é igualmente inadmissível as ideias que emanam dessa língua ferina e imprudente.

Talvez Monark devesse escutar mais vezes, um trechinho da música você não vai da Karol Conká, que diz que […] Tô tentando entender / Esse seu jeito vulgar que tem ao dizer / Como devo caminhar e o que devo fazer / Se quer saber, não vale a pena gastar proceder / Só observa como eu faço / Cala essa boca e tenta entender.

tweet 4

Karol Conká twittou, antes do fogos de artificio estourarem, em 26 de dezembro de 2017, que não curto fogos de artifício… me julguem, sou chata mesmo, […] Estou em prantos porque acabei de ver mais um vídeo de um cachorro tendo ataques por causa de fogos de artifício. Também vi um post sobre um cachorrinho que não suportou e morreu …. (emoji triste) Dá um desanimo tudo isso! Detesto esses clichês de fim de ano.

Se o leitor dessa coluna, não se convenceu que a escolha é muito fácil, então convido conhecer as páginas de @petzlifebrasil, @doggrama, @dogphones, @oficialglobalstore, @lorisdog, entre outras. O que páginas como essas ensinam, é que os fogos com estampido podem acarretar em taquicardia, sinais de pânico, convulsões, fuga e pode levar a morte. Os efeitos do estresse produzido por fogos podem durar por dias.

Portanto, enquanto não houver conscientização, a cultura do egoísmo humano vai prevalecer. Se você não tem Twitter e Instagram, mas teve acesso a essas linhas, ajude compartilhando o conteúdo com as pessoas próximas a vocês. E lembrese, lambeijo de um grande felino ainda é menos doloroso que a língua do Monark. Nesse hype, somos Karol Conká.

*As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews

Quem é Emmanuel Falcão?

Ele é professor, paraibano e protetor dos animais.


Você Colunista

O Você Colunista é um espaço no qual os membros do MyNews podem publicar seus textos no site oficial do canal. Aqui trabalhamos juntos! Se ainda não é membro, conheça os benefícios e venha para o time!

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR