Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

'NADA DE ANORMAL'

Lula trata eleição na Venezuela como se fosse democrática, diz Sylvia Colombo

Para jornalista, país está entrando em uma nova fase de autoritarismo com a cumplicidade da comunidade internacional

por Camilla Lucena* em 31/07/24 18:04

Sylvia Colombo participa do Segunda Chamada de terça-feira (30) | Foto: Reprodução/MyNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aborda a eleição na Venezuela como se falasse de um pleito normal em qualquer país democrático. Foi o que afirmou a jornalista Sylvia Colombo durante participação no Segunda Chamada de terça-feira (30). Para ela, se Lula quiser debater sobre a legalidade do resultado, deve tomar um lado — caso contrário, é melhor que permaneça em silêncio.

Em entrevista à TV Centro América, Lula disse não haver “nada de anormal” no resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que proclamou a vitória de Maduro com mais de 50% dos votos, com 80% das urnas apuradas. Ele sugeriu que o presidente e o opositor Emundo González entrassem na Justiça para estabelecer um veredito. “Então tem um processo. […] Um concorda, o outro não, entra na Justiça e a Justiça faz [o julgamento]”, disse o presidente.

Para Sylvia, a ditadura na Venezuela não pode continuar sendo tratada como uma simples questão judicial, pois o regime de Maduro está entrando em uma nova fase: a “nicaraguização”. O governo venezuelano estaria cortando laços com a diplomacia, ao mesmo tempo em que, internamente, reprime os confrontos, a oposição e a imprensa. “E o mundo meio que aceita isso”, criticou a jornalista.

O resultado da eleição de domingo foi endossado por alguns países e questionado por outros. Bolívia, China, Cuba, Honduras, Rússia e Nicarágua parabenizaram Maduro pela reeleição. Na contramão, nove países da América Latina pediram uma reunião de emergência da Organização dos Estados Americanos (OEA), e exigiram uma revisão completa dos votos. Brasil, México e Colômbia solicitaram acesso às atas eleitorais para emitir um parecer.

Leia mais:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR