Alckmin diz que explosões são atentado grave e apuração será rigorosa Vice-presidente Geraldo Alckmin na COP29, em Baku, no Azerbaijão | Foto: Cadu Gomes/VPR REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Alckmin diz que explosões são atentado grave e apuração será rigorosa

Vice-presidente não acredita que ataque em Brasília possa representar qualquer ameaça ao G20, que começa nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro

00:00
  • Vice‑presidente Geraldo Alckmin, em Baku (COP29), classificou as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite de 13 de outubro, como atentado grave.
  • As explosões causaram uma morte e foram vinculadas ao carro de Francisco Wanderley Luiz, “Tiu França”, de Rio do Sul (SC).
  • Alckmin garantiu que a apuração será feita com rapidez e rigor pelos órgãos de segurança, sem indicar risco de novos ataques.
  • O vice‑presidente destacou que o episódio é isolado e não tem relação com o atentado de 8 de janeiro de 2023.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse em Baku, no Azerbaijão, onde participa da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorridas na noite dessa quarta-feira (13), são um atentado grave e devem ser apuradas com extremo rigor.

“Triste e grave. Triste pela perda de vida e grave por ser um atentado a uma instituição da República, a um poder da República, que deve ser apurado com extrema rapidez e extremo rigor. E é isso que acredito que os órgãos de segurança o farão”, afirmou.

Para Alckmin, as explosões foram uma manifestação isolada e não representam ameaça de novos ataques como os que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023. ”É permanente o trabalho no sentido de reduzir essa violência, esses atos absurdos. que comprometem a paz, a democracia, comprometem a segurança. Mas nós temos instituições sólidas e a apuração será rigorosa”, reforçou.

O vice-presidente também não acredita que o caso de Brasília possa representar qualquer ameaça ao G20, que começará no Rio de Janeiro, com a programação do G20 Social, nesta quinta-feira (14). “Não vejo nenhum problema, está tudo muito bem encaminhado para o Rio de Janeiro”, concluiu.

Duas explosões seguidas ocorreram no início da noite de ontem, na Praça dos Três Poderes, próximo ao Supremo Tribunal Federal, que foi evacuado em seguida. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal confirmou a morte de uma pessoa.

O carro encontrado no local da explosão foi identificado e pertence a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, de Rio do Sul (SC). A identidade do corpo encontrado próximo ao local da explosão ainda não foi confirmada, mas a família reconheceu o carro pelas imagens da televisão.

Assista abaixo o que disseram as autoridades após explosões na Praça dos Três Poderes:

Relacionados