Economia

Mercado Acionário

2022 pode ser ainda mais desafiador para a Bolsa brasileira, diz Goldman Sachs

Ação da B3 acumula queda de quase 40% em 2021. Analistas compreendem que piora da economia doméstica prejudica negociações dos papéis

por Vitor Hugo Gonçalves em 13/12/21 19:08

A ação da Bolsa de Valores brasileira, a B3, entrou em dezembro com uma queda acumulada de quase 40% no ano. E se 2021 está sendo um ano turbulento para a companhia, 2022 pode ser ainda mais desafiador, conforme afirmou o grupo financeiro multinacional Goldman Sachs em um relatório enviado nesta segunda-feira (13) aos seus clientes.

Segundo os analistas que assinaram o documento, a piora da economia doméstica prejudicou – e assim continuará – os volumes de negociação da ação da B3, a B3SA3. Somado à conturbação interna, há também o fantasma das ações judiciais, que possui capacidade de impactar as projeções em até 11%.

Dessa forma, o Goldman cortou o preço-alvo da ação de R$ 18 para R$ 15,50, e o potencial de alta passou a ser de 25% – com isso, a recomendação agora é neutra. A justificativa da companhia foi que, no momento, eles compreendem “uma vantagem maior para outras empresas”.

Na última semana, a B3 realizou o ‘Dia do Investidor’. Segundo o banco europeu de investimento Credit Suisse, a entidade brasileira foi amplamente capaz de abordar com sucesso várias preocupações dos principais investidores, em especial a sustentabilidade do ADTV (volume médio diário negociado), a concorrência e a capacidade de inovação.

Os principais destaques apontados pelos suíços foram: o nível atual de negociações diárias, considerado sustentável; a potencial concorrência, vista mais uma oportunidade do que uma ameaça devido às receitas adicionais de arbitragem, serviço e dados para um potencial recém-chegado; concentração em fundos de índices (ETFs), derivativos e futuros de ativos digitais.

“Na nossa percepção, B3 acabou sendo um dos nomes que ficou mais esquecido dentro do setor, mas que devido ao valuation [avaliação de mercado] bastante descontado começamos a ver cada vez mais clientes acompanhando a história mais de perto”, afirmou o Credit Suisse à imprensa.

A recomendação da instituição financeira para a companhia gestora da Bolsa brasileira é outperform, ou desempenho acima do mercado, tendo em vista o potencial de alta atrativo e múltiplos baixos ante níveis históricos.

Recomendações

O banco de investimento brasileiro BTG Pactual divulgou no domingo (12) sua carteira semanal de ações. Em relação à primeira semana de dezembro, quando acumulou uma perda de 0,08% ante a alta de 2,56% do Ibovespa, o portfólio traz duas mudanças.

Os papéis da Light (LIGT3) e da Randon (RAPT4) cederam seus lugares para os da Aliansce Sonae (ALSO3), empresa que atua no ramo de administração de shopping centers, e Banco do Brasil (BBAS3).

No acumulado do ano, as escolhas do BTG acumulam ganhos de 5,8%, ante o tombo de 10,2% do principal índice da Bolsa.

Íntegra do programa “MyNews Investe” desta segunda-feira (13), no qual a instabilidade da B3 e as recomendações de investimentos foram abordadas.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR