Economia

PRIVATIZAÇÃO INCERTA

Ações da Eletrobras despencam com saída de Ferreira Jr. e privatização longe de acontecer

Para analistas, chances de privatização da estatal de energia avançar são pequenas

por Juliana Causin em 26/01/21 14:17

Na volta do feriado no Ibovespa, as ações da Eletrobras abriram a sessão em queda de mais de 7%. Às 13h27 desta terça-feira (26), o movimento se atenuou, mas os papéis ordinários da companhia ainda tinham perdas de 6,85%, enquanto as ações preferenciais caíam 4,61%.  

O baque da empresa no mercado de ações é reflexo do pedido de demissão do presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr., anunciado no último domingo (24).  Na segunda-feira (25), logo após o anúncio, os ADRs da Eletrobras negociados na Bolsa de Nova York encerraram com forte queda de 11,76%. O mercado brasileiro estava fechado por causa do feriado do aniversário de São Paulo. 

Entre os analistas do mercado, a mensagem da saída de Ferreira Jr., é a de que o processo de privatização da estatal fica ainda mais longe de acontecer durante o governo de Bolsonaro. Isso, se acontecer. 

“O que a gente tem visto no governo é a dificuldade de convencer o Congresso, os militares, a sociedade e o próprio presidente da necessidade de entrarmos no processo de privatização da Eletrobras”, avalia Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados. 

O avanço da pandemia em 2021 e o ano eleitoral em 2022, para Vale, deixam ainda mais remota a perspectiva de avanço no processo de privatização da empresa.  “É difícil pensar que se vá avançar com a privatização nos próximos dois anos. Essa é certamente uma das razões que fez o Wilson sair da presidência”.

Wilson Ferreira Jr, que deixou a direção da Eletrobras.
(Foto: Divulgação)

Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (25), sobre a demissão, o executivo afirmou que sua saída da empresa aconteceu com uma “quebra de perspectiva” sobre a privatização. 

Ele destacou o empenho do Ministério da Economia para o processo, mas lamentou a falta de avanço sobre o assunto no Congresso. “É uma percepção pessoal. E em cima dela foi que eu tomei essa decisão anunciada ontem”, afirmou.

Para Sergio Vale, o episódio lança dúvidas também sobre o outros processos de privatização no governo. “Sem esse esforço tendo sido feito no começo do mandato, é difícil imaginar que você vai conseguir avançar com isso agora”. 

A BR Distribuidora confirmou a ida de Wilson Ferreira Junior para o comando da empresa, após a saída do executivo da Eletrobras.  Ele deve assumir o novo posto depois de cumprir o período de quarentena. 

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR