Influenciado pela crise sanitária, IBC-Br reflete retração na economia nacional. Índice oficial será divulgado em março pelo IBGE
por Vitor Hugo Gonçalves em 12/02/21 16:09
O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (12) o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) anual. De acordo com o levantamento, a economia brasileira, influenciada pela pandemia da Covid-19, encolheu 4,05% em 2020.
O resultado oficial do PIB, que compreende a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, será publicado em março pelo IBGE.
Se confirmado o dado aferido pelo BC, a queda interromperá uma sequência de três altas consecutivas, além de representar o maior recuo desde o início da série histórica verificada pelo IBGE, que começou em 1996.
Segundo o Banco Central, o mercado prevê uma retração de 4,3% para a economia nacional em 2020. Já o Ministério da Economia estima queda de 4,5%. Para o BC, será de 4,4%.
Em dezembro do ano passado, os dados indicados pelo BC para compor a prévia do PIB demonstraram que o nível de atividade da economia brasileira apresentou crescimento pelo oitavo mês seguido, registrando uma alta de 0,64%.
Com a expansão verificada em dezembro, o IBC-Br atingiu 138,33 pontos, permanecendo abaixo do patamar examinado antes da pandemia, em fevereiro do ano passado, o índice alcançou 140,24 pontos.
Os números indicam ainda a tendência de desaceleração no ritmo do crescimento. Em outubro, novembro e dezembro a economia havia avançado, respectivamente, 0,77%, 0,68% e 0,64%. Nos três meses anteriores, as taxas foram de 2,3%, 1,54% e 1,76%.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR