O abono salarial, que equivale a um salário mínimo e é pago aos trabalhadores de carteira assinada, pode ser extinto
por Julia Melo em 17/06/21 12:41
Para conseguir aumentar a quantia média do Bolsa Família para R$ 300,00, o presidente Jair Bolsonaro avalia utilizar as verbas de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. A reformulação do programa social é uma das promessas do presidente e de sua equipe econômica, que buscam encaixar as mudanças nas regras orçamentárias.
O abono equivale a um salário mínimo e é distribuído anualmente aos trabalhadores de carteira assinada que recebem até dois salários mínimos por mês.
Desde que Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (15) a elevação para R$ 300,00 do Bolsa Família, tem se falado de corte de gastos e realocação de recursos. Na avaliação da chefe de Economia da Rico Investimentos, Rachel Sá, a prorrogação do auxílio emergencial permite que “sobre” dinheiro para essas mudanças. Isso porque o orçamento de ações voltadas ao combate à covid-19, como o que financia o auxílio emergencial, não atende às regras do teto e o auxílio tem substituído o Bolsa Família em 10 milhões de casas. Ou seja, a renda que têm sido paga a essas famílias é financiada por fora do teto, enquanto a verba do Bolsa Família fica, por enquanto, reservada.
Mas Rachel alerta que, para aumentar permanentemente o Bolsa Família, será realmente necessário um encaixe no teto de gastos, especialmente para atender mais pessoas e diminuir a fila de espera por este recurso. Com a elevação do valor, fica ainda mais caro aumentar a cobertura de beneficiários. E, por isso, é necessário tirar de outros suportes, como do abono salarial.
Após declaração de Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (17), no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que o ministro da Cidadania, João Roma, está desenvolvendo novos programas sociais e que equipe interministerial voltada para o tema será criada.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR