Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

BENEFÍCIO

Bolsonaro estuda usar valor do abono do PIS/Pasep para incrementar Bolsa Família

O abono salarial, que equivale a um salário mínimo e é pago aos trabalhadores de carteira assinada, pode ser extinto

por Julia Melo em 17/06/21 12:41

Para conseguir aumentar a quantia média do Bolsa Família para R$ 300,00, o presidente Jair Bolsonaro avalia utilizar as verbas de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. A reformulação do programa social é uma das promessas do presidente e de sua equipe econômica, que buscam encaixar as mudanças nas regras orçamentárias. 

Ministro da Economia Paulo Guedes afirma que governo deve apresentar novidades relacionadas aos programas sociais nos próximos dias.
Ministro da Economia Paulo Guedes afirma que governo deve apresentar novidades relacionadas aos programas sociais nos próximos dias. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil).

O abono equivale a um salário mínimo e é distribuído anualmente aos trabalhadores de carteira assinada que recebem até dois salários mínimos por mês.

Desde que Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (15) a elevação para R$ 300,00 do Bolsa Família, tem se falado de corte de gastos e realocação de recursos. Na avaliação da chefe de Economia da Rico Investimentos, Rachel Sá, a prorrogação do auxílio emergencial permite que “sobre” dinheiro para essas mudanças. Isso porque o orçamento de ações voltadas ao combate à covid-19, como o que financia o auxílio emergencial, não atende às regras do teto e o auxílio tem substituído o Bolsa Família em 10 milhões de casas. Ou seja, a renda que têm sido paga a essas famílias é financiada por fora do teto, enquanto a verba do Bolsa Família fica, por enquanto, reservada. 

Mas Rachel alerta que, para aumentar permanentemente o Bolsa Família, será realmente necessário um encaixe no teto de gastos, especialmente para atender mais pessoas e diminuir a fila de espera por este recurso. Com a elevação do valor, fica ainda mais caro aumentar a cobertura de beneficiários. E, por isso, é necessário tirar de outros suportes, como do abono salarial. 

Após declaração de Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (17), no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que o ministro da Cidadania, João Roma, está desenvolvendo novos programas sociais e que equipe interministerial voltada para o tema será criada.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR