Abertura de capital na bolsa de valores brasileira tem se mostrado forte no mercado brasileiro
por Luciana Tortorello em 23/07/21 16:23
Muitas empresas têm aberto seu capital na bolsa brasileira, se levado em conta os números até agora. Esse movimento de abertura de capital é conhecido como IPO, do inglês “initial public offering”, com tradução em português para Oferta Pública Inicial. O ano de 2021 já desponta como o que mais teve empresas abrindo seus capitais, já foram 28 aberturas, como Smart Fit, Espaçolaser, Privalia, Multilaser, entre outras.
“As empresas que decidem abrir capital na bolsa em geral têm uma boa história para contar. Elas estão em um momento positivo para o negócio, um momento que elas sentem que é de potencial de crescimento, então elas vão ao mercado captar dinheiro na bolsa. É uma das formas mais comuns de buscar ganhar dinheiro na bolsa, quando você vai em uma estreante, em geral você tem mais potencial de crescimento do que as empresas que já são listadas e já têm ações na bolsa há bastante tempo”, explica Paula Zogbi, analista da Rico Investimentos.
A analista explica que é preciso tomar cuidado e prestar atenção em alguns pontos se você resolver investir nessas empresas estreantes no mercado da bolsa de valores. O primeiro e mais importante é analisar se a empresa tem potencial de gerar valor a longo prazo, o que torna a tarefa um pouco mais difícil, já que ela não tem um histórico a ser acessado.
“As empresas até mostram como foi o negócio até aqui nos seus prospectos, mas você não consegue ver um histórico muito longo, avaliar com detalhes como foi o negócio até aqui. Então, é ainda mais difícil entender os rumos daquele negócio, de onde vem o fluxo de caixa, quanto ele cresce ao ano. Em geral, os IPOs tem bastante material para consultar, material que ela manda para todos os reguladores antes de pedir para abrir capital. Esse é um ponto muito importante, avaliar aquele negócio com mais atenção ainda do que uma empresa que já era listada”, analisa Zobgi.
Quanto aos riscos, a analista alerta que eles são muito semelhantes aos da maioria de ações da bolsa, com momentos de dificuldade, perda de valor… “A gente costuma indicar investimentos em ações pensando no longo prazo, porque todos esses riscos tendem a se atenuar. Se você pode deixar o seu dinheiro ali por mais tempo, claro que sempre avaliando o fundamento da empresa, a capacidade de gerar receita e crescer continuam”, avalia.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR