Procuradores apontam possíveis crimes na petroleira com a participação de funcionários do Banco Paulista e do Bradesco
por Fernanda Oening em 03/05/21 18:21
Onze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por um esquema de manipulação de taxas de câmbio. O grupo usava contratos da Petrobras com o Banco Paulista para lavagem de dinheiro.
Segundo a investigação, funcionários do banco cobravam sobrepreço nas operações cambiais e a diferença era desviada para executivos da estatal. O valor estimado é de 95 milhões de reais de prejuízo.
A íntegra da denúncia do MPF pode ser lida neste link.
O esquema aconteceu entre os anos de 2008 e 2011 e funcionava da seguinte forma: os funcionários públicos cotavam com o Banco Paulista, ou com o Banco Bradesco onde um outro funcionário participava do esquema, oferecendo taxas piores do que o concorrente, para que a estatal fechasse contrato com o Banco Paulista. O valor a mais era dividido entre os 11 investigados, através de contratos falsos entre o Banco Paulista e a empresa QMK Marketing.
O Ministério Público já pediu que o valor corrigido seja revertido para a Petrobras.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR